Review Ducati Monster 937

Teste completo da Ducati Monster 937 com ficha técnica e impressões do colaborador Igor Pinfildi

Por Thiago Dantas

Texto de Igor Pinfildi

E olha eu aqui de novo, abrindo a temporada de testes de 2023 em grande estilo, de Ducati Monster 937.

Quem me conhece sabe que sou grande fã e cliente da marca e poder ter essa experiência foi fantastico (está sem acento pois está em italiano).

 

Comparação da Ducati Monster 937 com versões antigas

 

Eu já havia tido a oportunidade de andar nas outras versões da Ducati Monster e achei até legal trazer um resumo da evolução da moto.

Comparação rápida:

 

Monster 796 – 85,8 CV a 8250 RPM

Monster 797 - 75 CV a 8250 RPM

Monster 821 – 112 CV a 9250 RPM

Monster 937 – 111 cv a 9.250 RPM – Porém com 2,1kg a menos que a versão anterior que certamente interferem positivamente na agilidade e torque do novo modelo.


Imagem Ducati Campinas

 

Primeiro contato

 

Fui retirar a moto em uma ensolarada sexta feira no escritório da Audi, logo de cara vemos aquelas máquinas incríveis da marca das quatro argolas e ali ao lado, bem pequenina, está a Ducati Monster 937 com o característico vermelho da Ducati. Rapidamente o pessoal faz a vistoria de entrega e estou em posse das chaves...


Nova Ducati Monster 937 2023 - Foto: Igor Pinfildi

 

Eis que começo a ver que o modelo disponibilizado para o teste está cheio de “mimos”, a moto estava com escapamento Termignoni, reservatórios da Rizoma, tampa do óleo e tampas de proteção do motor dentre outros.

Aproveitei que busquei a moto e fui cuidar de algumas coisas pessoais pela cidade de SP, a moto se comportou muito bem, foi confortável, ágil e com ótimo consumo (17 km/l).


Escapamento Termignoni é acessório  - Foto: Igor Pinfildi

 

Pessoal que estava na correia de entregas encostava do lado e ficava admirando a motoca, alguns até queriam saber que moto era e qual a cilindrada. Passou no teste.

No final da tarde, fui surpreendido por uma bela chuva, a lá Terra da Garoa:

Eis que já fiz alteração do mapa e o comportamento dela assustou de tão segura. “Calçada” com Pneus Pirelli Rosso Corsa IV (que já fizemos matéria á respeito) deu para seguir tranquilamente o percurso.

Quando cheguei em casa parei 10 mim para namorar um pouco o modelo, reparar nos principais detalhes e deixar as configurações certinhas para o passeio no sábado.


Pneus se sairam bem na chuva - Foto: Igor Pinfildi

 

Configurando o painel da Dcati Monster 937

 

Dei aquela boa olhada no manual, não tive grandes problemas para deixar a moto do jeito que eu curto.  Incrível como a eletrônica dela é muito parecida com a da Ducati Panigale V4S. Detalhe, tem até modo de largada (DPL – Ducati Power Launch) que funciona muito bem e é muito divertido.


Painel Ducati Monster 937 - Foto: Igor Pinfildi

 

Mas lembre-se sempre de ler o manual, pois são muitas funções e siglas:

 

 ABS   Antilock Breaking System
 DPL  Ducati Power Launch
 DQS   Ducati Quick Shift
 DRL  Daytime Running Lamp
 DSB  Painel de instrumentos
 DSS  Ducati SkyHook System
 DTC  Ducati Traction Control
 DWC  Ducati Wheelie Control
 GPS  Global Positioning System 

 

Os 3 mapas de condução (Sport, Touring e Urban) são totalmente customizáveis são o suficiente para que o piloto consiga deixar a moto pronta independente da situação que enfrentará.

 

Teste completo 

Acordei daquele jeito, antes mesmo de sair, já achava que o role seria curto para mim (aproximadamente 400km).

Fui para o posto abastecer e calibrar os pneus (coloquei 34psi). Lá encontrei outros amigos que me fariam companhia nesse dia.

Assim como faço com a minha moto, no perímetro urbano deixo ela no mapa cidade e assim que entrei na estrada alterei para o sport (lembrando que esse modelo também permite alterar o modo de condução em movimento desde que com o acelerador fechado e freios soltos).

 

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Bora para a estrada, o meu role de todo fds, com todo o tipo de asfalto, todo tipo de estrada 

Saímos de SP pela Av. 23 de Maio, na sequência Marginal Tietê e enfim apontamos na Rodovia Ayrton Senna. Aproveito o radar para a troca de mapa e a moto está pronta para o show.

A curiosidade não permitiu que fosse diferente e logo reduzi 2 e virei o acelerador, (tem uma palavra que gosto muito de usar e aqui vai encaixar muito bem) um belo RECEBA!!!

E se estiver na marcha errada ela vai levantar (a moto tem sistema anti-weeling) massssss se esquecer de ajustar já sabe, vai ter que chamar no freio traseiro.

A moto deu um salto, foi semi-inesperado, já tinha como base o modelo anterior, e mesmo assim veio a surpresa.

Comecei a sentir a moto, testei os freios, esses eu sabia que seriam impecavelmente precisos haja visto que todo o conjunto é Brembo.

Após uns 20 minutos, parecia que a moto era minha a séculos.

Pilotei por cerca de 60 km e fizemos a primeira parada, (a moto dos amigos não chega no destino sem essa parada). Abasteci apenas para não perder o costume, até aqui a moto veio com uma excelente média de consumo (20,2 km/l).


Passeio com a Ducati Monster 937 - Foto: Igor Pinfildi

 

Bati o olho no painel (que é muito completo) revisei as infos da configuração para essa parte da estrada, o sol já começava a ficar forte e o asfalto ia estar tinindo.

Sem muita enrolação voltamos para a estrada e agora vem o percurso mais longo repleto de retas e curvas de alta. 

E lá fomos nós, nesse trecho eu pude ver como a Ducati caprichou na ciclística, a moto mostrou uma estabilidade que eu realmente não esperava uma moto superleve e com bastante força. Fica muito visível a força da Monster 937, pois mesmo com o giro folgado, se acelerarmos ela vai responder bem.

E assim percorremos cerca de 120 kms e paramos para encher a barriga e tomar um cafezinho.


Ducati Monster 2023 chama atenção por onde passa - Foto: Igor Pinfildi

 

Durante o café já tinha gente querendo saber mais pois estava interessado em ser proprietário de uma Monster. E eu só pensando na próxima parte, comemos rapidinho o sol nessa hora já estava “torando” e lá fomos nós, mais um abastecimento (nesse trecho a moto bebeu um pouco mais  cerca de 14km/l) e estrada sentido a cidade de Morungaba.

 

Estrada Sinuosa

E lá, veio a consagração do modelo, conseguimos ver a Monster se dar bem em mais um tipo de estrada: A sinuosa.

E foi muito legal, vou tentar compartilhar uma situação.

Só imagine, abrimos o acelerador, 1 ª, 2 ª, 3 ª, ajusta o posicionamento reduz, deixa o freio motor agir um pouco (o Termignoni solta alguns pipocos do retrocesso) e inicia a frenagem, inicío o contorno da curva, a moto vai fácil parece até que faria aquilo sozinha sem o Igor e derrepente o joelho já está no chão e a moto lisa na curva, ai é só achar a saída e torcer o acelerador de novo para que o torque dos 2 cilindros em “L” apareça.

Para facilitar isso, meu amigo Leo do Roda Presa registrou isso para facilitar a imaginação.


Foto: Roda Presa

 

E assim foram por muitas curvas dessa estradinha fantástica, até pararmos para abastecer em Morungaba, se hidratar e deixar a adrenalina baixar.

Uma verdade seja dita, congratulações para o par de Pirelli Rosso Corsa IV que vem de fábrica, são pneus que atendem muito bem em esportivas imagine nas Nakeds. (fiz o teste na minha V4: clique aqui para ler o teste,  OBS: ainda era a versão 2 e já estamos no 4)

O restante do percurso são mais 80km pela Rod. Anhanguera onde conseguimos manter uma boa velocidade e contornar as curvas facilmente, parece até um balé.


Foto: Roda Presa

Por fim, chegamos a São Paulo, marginal sempre lotada e aí não tem muito mais diversão, entra em cena a atenção multiplicada por 5 (óbvio que o mapa já estava no urban novamente).

Na ida para a Ducati para devolver a moto, ficou um gostinho de quero mais, ainda mais que dessa vez, não consegui fazer o teste com garupa que é sempre muito esclarecedor para quem tem um parceiro (a) que também anda.

 

Conclusão

A moto ficou linda, tem um motor muito bom e confiável que atende a necessidade da maior parte dos motociclistas, a eletrônica deve estar entre as mais avançadas da categoria (diria até que a mais).

Para quem se pergunta se é uma moto que daria para ter um uso misto (cidade na semana e rolê no fim de semana, sim!

Todos sabem que não falo de preço pois isso é subjetivo, mas ela parte de R$86.990,00 sem frete. 

 

Ficha Técnica Ducati Monster 937:

 

Motor

Tipo: bicilíndrico, 4 tempos, Arrefecimento Refrigeração líquida

Válvulas: 4 por cilindro 

Cilindradas: 937 cc 

Potência máxima: 111 cavalos a 9.250 rpm 

Torque máximo: 9,5 kgf.m a 6.500 rpm 

Velocidade máxima: 230 km/h 

Consumo: 19 km/l 

Diâmetro: 94 mm 

Curso: 67,5 mm 

Taxa de compressão: 13.3:1 

 

Transmissão 

Câmbio: 6 velocidades 

Embreagem: Semi-deslizante com multi-disco revestida em óleo, servo-assistida com função anti-blocante e acionamento hidráulico. 

 

Chassi 

Tipo: Chassi dianteiro em liga de alumínio 

 

Suspensão 

Dianteira: Forquilha invertida de 43 mm 

Traseira: Mono-choque progressivo com pré-carga ajustável, balança de berço duplo. 

 

Rodas 

Pneu dianteiro: Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR 17 Aro 17 polegadas 

Pneu traseiro: Pirelli Diablo Rosso III 170/60 ZR 17 Aro 17 polegadas 

Tipo: Roda Liga leve 

 

Freios 

Dianteiro: Disco duplo semi-flutuantes 320 mm, pinças Brembo M4.32 ancoradas radialmente, 4 pistões monobloco, cilindro mestre radial, ASB para curvas. 

Traseiro: Disco de 245 mm, pinça Brembo com dois pistões flutuantes, ABS para curvas. 

 

Dimensões 

Altura do banco: 820 mm 

Distância entre eixos: 1474 mm 

Tanque: 14 litros 

Peso: 166 kg seco 

 

Equipamento Usado:

Capacete – X-lite X-803 RS 

Macacão Revit Apex One Piece

Protetor de coluna Tryonic Fee

Bota Forma Ice Pro Flow 

Luva Revit Jerez 3

 

Materiais Úteis:

Link Manual Monster 937 (2023) PT-BR: https://downloads.ctfassets.net/oifkva25gsx4/3Qf7CFX4no4tUFuXMG8yBg/df583bf0f236197be0eca66d64dab663/OM_-_Monster_937_-_BR_-_MY23_-_ED00.pdf 


Link Manuais Ducati: https://www.ducati.com/br/pt/home/servicos/pos-vendas/manual-do-proprietario


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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