Primeiras impressões da Honda XRE 190 2025
Pilotamos a Honda XRE 190 2025. Modelo trail recebeu iluminação Full LED, nova suspensão dianteira e tomada USB-C para todas as versões.
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Nosso primeiro contato com a nova Honda XRE 190 2025 foi no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP), e já no primeiro olhar, o novo visual impressiona.
A moto parece mais encorpada, com um ar robusto e bem-acabado. Esse efeito vem, principalmente, do novo tanque interno revestido por aletas plásticas, que permitem um design mais ousado e facilitam a manutenção. Em caso de queda, é necessário trocar apenas a peça plástica danificada, preservando o tanque.
O design da XRE 190 2025 traz inspiração clara da Honda NC 750X, com linhas retas e marcantes que comunicam agilidade e força. A iluminação Full LED é outro ponto que dá um toque de modernidade ao modelo. A moto vem em uma nova opção de cor azul fosco com detalhes prateados, um visual que chamou a minha atenção logo de cara. No entanto, nossa versão de teste foi a Adventure, que traz uma pintura exclusiva em cinza com grafismos próprios.
Ao ligar a moto, o painel blackout exibe um odômetro marcando apenas 5 km – moto zerada! Este painel, o mesmo da Bros, agora oferece ainda mais informações, incluindo indicador de marcha, consumo médio e instantâneo, relógio, além de velocímetro, conta-giros, hodômetro total e parcial. Com tudo pronto, saímos para amaciar o motor nas primeiras voltas, e logo ficou claro como a XRE 190 oferece uma posição de pilotagem confortável. A altura do assento permanece em 836 mm, o que permite que pilotos de estatura média toquem o chão com facilidade e segurança.
Seguimos em direção à Estrada dos Romeiros para testar a ciclística da moto. O chassi semi berço duplo, em conjunto com a nova suspensão dianteira – agora com tubos de 33 mm, contra os 31 mm da geração anterior – oferece uma condução mais firme e ágil. A suspensão traseira, embora sem mudanças estruturais, foi recalibrada para trabalhar em harmonia com a dianteira, garantindo conforto extra ao passar por buracos e trechos de terra.
O motor monocilíndrico OHC de 184,4 cm³, agora ajustado às normas de emissões do Promot 5, perdeu 0,4 cv, entregando 15,9 cv com gasolina e 16 cv com etanol. Apesar disso, a diferença não é perceptível na prática, e a moto responde bem, especialmente nas retomadas. Durante o teste, mesmo com o motor ainda sendo amaciado, conseguimos uma média de 34 km/l, embora a Honda anuncie um consumo de até 41 km/l com gasolina, segundo dados do Instituto Mauá.
O câmbio de cinco velocidades tem trocas rápidas e uma quinta marcha alongada, o que reduz a rotação em viagens e proporciona mais conforto ao rodar. O sistema de freios, com ABS de um canal na roda dianteira, segue o padrão da versão anterior e oferece segurança nas frenagens.
No retorno ao CETH, tivemos a chance de testar a nova tomada USB-C, bem protegida na carenagem, que permitiu um carregamento rápido do celular – um diferencial prático. No entanto, senti falta de um lampejador de farol, já que a Honda parece focar a XRE 190 em motociclistas que buscam o conforto de uma trail urbana com força suficiente para uma escapada nos finais de semana.
Se você está em dúvida entre a Honda Bros 160 e a XRE 190, pense no uso pretendido: se a intenção é rodar mais por estradas de chão, vá de Bros, clique aqui para ver o teste com a Bros 160 2025. Agora, se busca um modelo para a cidade, com potência e conforto para pequenas viagens, a XRE 190 é a escolha certa. O motor de 16 cv permite velocidade de cruzeiro de 90 a 100 km/h, e no nosso teste chegamos aos 125 km/h no painel.
Honda XRE 190 2025 |
Honda Bros 160 2025 |
Em resumo, a Honda XRE 190 2025 é uma excelente opção para quem busca uma moto versátil e confortável, capaz de atender tanto às necessidades do dia a dia quanto a aventuras de fim de semana. Seu design moderno, desempenho equilibrado e conjunto de equipamentos a tornam uma forte concorrente no segmento das trail de baixa cilindrada.
MOTOR |
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Tipo | OHC, monocilindrico, 4 tempos, refrigeração a ar |
Cilindrada | 184,4 cc |
Diâmetro x Curso | 61,0 x 63,1 mm |
Potência Máxima | 15,9 CV a 8.000 rpm (gasolina) / 16,0 CV a 8.000 rpm (etanol) |
Torque Máximo | 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) 1,66 kgf.m a 6.000 rpm (etanol) |
Sistema de Alimentação | Injeção Eletrônica PGM FI |
Sistema de Lubrificação | Forçada/bomba trocoidal |
Relação de Compressão | 9.5 : 1 |
Tanque de Combustível | 12,0 litros (res. 2,9 litros) |
Transmissão | 5 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Óleo do Motor | 1,2 litro (1,0 litro para troca) |
Sistema de Partida | Elétrica |
Combustível | Sistema FlexOne |
SISTEMA ELÉTRICO |
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Ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5 Ah |
Farol | LED |
CHASSI |
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Tipo | Semi berço Duplo |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico / 160 mm |
Suspensão Traseira | Mono Shock / 150 mm |
Freio Diant. / Diâmetro | Disco / 240 mm |
Freio Tras. / Diâmetro | Disco / 220 mm |
Pneu Dianteiro | 90/90 - 19M/C 52P |
Pneu Traseiro | 110/90 – 17M/C 60P |
DIMENSÕES |
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Comprimento x Largura x Altura | 2.075 x 821 x 1.167 mm |
Distância entre Eixos | 1.356 mm |
Distância Mínima do Solo | 243 mm |
Altura do Assento | 836 mm |
Peso Seco | 128 kg |
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