Primeiras impressões da Honda XRE 190 2025

Pilotamos a Honda XRE 190 2025. Modelo trail recebeu iluminação Full LED, nova suspensão dianteira e tomada USB-C para todas as versões.

Por Thiago Dantas

Nosso primeiro contato com a nova Honda XRE 190 2025 foi no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP), e já no primeiro olhar, o novo visual impressiona. 

 


Honda XRE 190 2025 - Foto: Caio Mattos

 

O que mudou?

  • Design modernizado: Tanque com linhas mais robustas;
  • Iluminação em LED: Farol, lanterna e piscas agora em LED, melhorando o visual e a visibilidade noturna.
  • Painel Blackout: Novo painel com indicador de marcha, hodômetro, computador de bordo e tomada USB-C.
  • Motorização: Motor FlexOne 184,4 cm³ atualizado para o PROMOT 5, com 16 cv de potência e 1,66 kgf.m de torque no etanol.
  • Suspensão aprimorada: Suspensão dianteira mais robusta com 33 mm, oferecendo mais resistência e estabilidade.
  • Banco em dois níveis: Mais largo, mas sem alteração na altura de 836 mm.
  • Rodas e freios: Rodas raiadas de 19” na frente e 17” atrás, pneus Pirelli MT60 e sistema de freios com ABS no disco dianteiro de 240 mm e traseiro de 220 mm.


Primeiro contato


A moto parece mais encorpada, com um ar robusto e bem-acabado. Esse efeito vem, principalmente, do novo tanque interno revestido por aletas plásticas, que permitem um design mais ousado e facilitam a manutenção. Em caso de queda, é necessário trocar apenas a peça plástica danificada, preservando o tanque.

 


Todas cores disponíveis para a Honda XRE 190 2025 - Foto: Divulgação

 

O design da XRE 190 2025 traz inspiração clara da Honda NC 750X, com linhas retas e marcantes que comunicam agilidade e força. A iluminação Full LED é outro ponto que dá um toque de modernidade ao modelo. A moto vem em uma nova opção de cor azul fosco com detalhes prateados, um visual que chamou a minha atenção logo de cara. No entanto, nossa versão de teste foi a Adventure, que traz uma pintura exclusiva em cinza com grafismos próprios.

 


Novo painel com indicador de marcha - Foto: Divulgação

 

Ao ligar a moto, o painel blackout exibe um odômetro marcando apenas 5 km – moto zerada! Este painel, o mesmo da Bros, agora oferece ainda mais informações, incluindo indicador de marcha, consumo médio e instantâneo, relógio, além de velocímetro, conta-giros, hodômetro total e parcial. Com tudo pronto, saímos para amaciar o motor nas primeiras voltas, e logo ficou claro como a XRE 190 oferece uma posição de pilotagem confortável. A altura do assento permanece em 836 mm, o que permite que pilotos de estatura média toquem o chão com facilidade e segurança.

 

Ciclística ágil e motor econômico 

 

Seguimos em direção à Estrada dos Romeiros para testar a ciclística da moto. O chassi semi berço duplo, em conjunto com a nova suspensão dianteira – agora com tubos de 33 mm, contra os 31 mm da geração anterior – oferece uma condução mais firme e ágil. A suspensão traseira, embora sem mudanças estruturais, foi recalibrada para trabalhar em harmonia com a dianteira, garantindo conforto extra ao passar por buracos e trechos de terra.


Nova suspensão melhorou a ciclística da Nova XRE 190 - Foto: Caio Mattos

 

O motor monocilíndrico OHC de 184,4 cm³, agora ajustado às normas de emissões do Promot 5, perdeu 0,4 cv, entregando 15,9 cv com gasolina e 16 cv com etanol. Apesar disso, a diferença não é perceptível na prática, e a moto responde bem, especialmente nas retomadas. Durante o teste, mesmo com o motor ainda sendo amaciado, conseguimos uma média de 34 km/l, embora a Honda anuncie um consumo de até 41 km/l com gasolina, segundo dados do Instituto Mauá.

O câmbio de cinco velocidades tem trocas rápidas e uma quinta marcha alongada, o que reduz a rotação em viagens e proporciona mais conforto ao rodar. O sistema de freios, com ABS de um canal na roda dianteira, segue o padrão da versão anterior e oferece segurança nas frenagens.

 


Tomada USB-C carregou rapidamente o celular durante o teste - Foto: Divulgação

 

No retorno ao CETH, tivemos a chance de testar a nova tomada USB-C, bem protegida na carenagem, que permitiu um carregamento rápido do celular – um diferencial prático. No entanto, senti falta de um lampejador de farol, já que a Honda parece focar a XRE 190 em motociclistas que buscam o conforto de uma trail urbana com força suficiente para uma escapada nos finais de semana.

 

Honda XRE 190 ou Honda Bros 160?

Se você está em dúvida entre a Honda Bros 160 e a XRE 190, pense no uso pretendido: se a intenção é rodar mais por estradas de chão, vá de Bros, clique aqui para ver o teste com a Bros 160 2025. Agora, se busca um modelo para a cidade, com potência e conforto para pequenas viagens, a XRE 190 é a escolha certa. O motor de 16 cv permite velocidade de cruzeiro de 90 a 100 km/h, e no nosso teste chegamos aos 125 km/h no painel.

Honda XRE 190 2025

Honda Bros 160 2025

 

Em resumo, a Honda XRE 190 2025 é uma excelente opção para quem busca uma moto versátil e confortável, capaz de atender tanto às necessidades do dia a dia quanto a aventuras de fim de semana. Seu design moderno, desempenho equilibrado e conjunto de equipamentos a tornam uma forte concorrente no segmento das trail de baixa cilindrada.

 

Ficha técnica completa da Honda XRE 190 2025

 

MOTOR

Tipo OHC, monocilindrico, 4 tempos, refrigeração a ar
Cilindrada 184,4 cc
Diâmetro x Curso 61,0 x 63,1 mm
Potência Máxima 15,9 CV a 8.000 rpm (gasolina) / 16,0 CV a 8.000 rpm (etanol)
Torque Máximo 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina)
1,66 kgf.m a 6.000 rpm (etanol)
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM FI
Sistema de Lubrificação Forçada/bomba trocoidal
Relação de Compressão 9.5 : 1
Tanque de Combustível 12,0 litros (res. 2,9 litros)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Óleo do Motor 1,2 litro (1,0 litro para troca)
Sistema de Partida Elétrica
Combustível Sistema FlexOne

 

SISTEMA ELÉTRICO

Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol LED

 

CHASSI

Tipo Semi berço Duplo
Suspensão Dianteira Garfo telescópico / 160 mm
Suspensão Traseira Mono Shock / 150 mm
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 240 mm
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 220 mm
Pneu Dianteiro 90/90 - 19M/C 52P
Pneu Traseiro 110/90 – 17M/C 60P

 

DIMENSÕES

Comprimento x Largura x Altura 2.075 x 821 x 1.167 mm
Distância entre Eixos 1.356 mm
Distância Mínima do Solo 243 mm
Altura do Assento 836 mm
Peso Seco 128 kg

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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