Teste da Nova Honda ADV 160 2025. Confira o que mudou na scooter!

A scooter aventureira evoluiu através do novo motor com tecnologia equipado com cabeçote de quatro válvulas e sistema sistema de controle de torque HSTC.

Por Marcio Viana

A convite da Honda Motos, vivenciamos uma jornada emocionante em Campos do Jordão, onde testamos a nova scooter ADV 160. O trajeto diversificado incluiu trechos de asfalto, estradas de terra, vias esburacadas e até subidas íngremes. Essa diversidade de terrenos foi o cenário perfeito para avaliar as melhorias da nova scooter aventureira, que chega ao mercado com mais potência e um design ainda mais moderno.

 

 

 

Com o sucesso já consolidado do modelo anterior, a ADV 160 apresenta diversas modificações que prometem conquistar tanto os antigos admiradores quanto novos consumidores. Entre as principais evoluções, destaque para o aumento da potência, que agora conta com 3 cv extras, proporcionando maior agilidade e desempenho. Essa melhoria foi notável nas retomadas de velocidade, conferindo uma dirigibilidade mais dinâmica.

Sendo proprietário de uma ADV 150 há dois anos e utilizando-a diariamente nas ruas movimentadas de São Paulo, foi fácil identificar as diferenças na nova versão. Além do motor mais potente, o painel está mais completo e informativo, oferecendo maior praticidade para o condutor. Outra evolução marcante foi no conjunto de suspensão, que trouxe melhoras significativas na ciclística e aumentou o conforto em terrenos irregulares.

 

 
Bismark é responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento das motos Honda 

 

Honda ADV no Brasil

Lançada em 2021, a Honda ADV trouxe ao mercado o conceito de scooter aventureira inspirado na X-ADV. Combinando a versatilidade tradicional das scooters com estética robusta e características técnicas inovadoras, como suspensões de curso elevado, pneus mistos e posição de pilotagem confortável para pisos irregulares, o modelo conquistou entusiastas do estilo Adventure. Desde então, a Honda ADV já acumulou 50 mil unidades fabricadas em Manaus até novembro de 2024, destacando-se como uma solução adaptada às condições brasileiras e às necessidades de diversos usuários.

 

 

Para 2025, a Honda ADV traz uma significativa evolução, chegando à sua segunda geração aperfeiçoada em diversos aspectos, técnicos e estéticos, porém preservando a personalidade que fez dela uma scooter exclusiva no segmento. Cobiçada tanto pelas suas qualidades dinâmicas como pela indiscutível diferenciação de seu conceito, que mescla as qualidades típicas das scooters – economia de combustível, facilidade de uso, praticidade e conforto – além da versatilidade e praticidade, a Honda ADV 160 2025 chega ainda melhor, com o caráter exclusivo reforçado por inúmeras modernizações que certamente agradarão seus fãs e trarão muitos novos admiradores.

 


O motor da Honda ADV 160 2025, da geração eSP+ (enhanced Smart Power Plus), é um dos destaques dessa nova geração, a ponto de curiosidade é o mesmo motor da PCX 160. 

Com maior potência, torque aprimorado e economia, atende à norma ambiental PROMOT 5 e inclui o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que melhora a segurança e aproveitamento da potência. A transmissão CVT é mantida, enquanto o chassi foi redesenhado para suportar o desempenho elevado.

As suspensões foram ajustadas, preservando o sistema telescópico dianteiro e os amortecedores duplos traseiros, e a frenagem continua com discos nas duas rodas, com ABS de 1 canal na dianteira. O design também evoluiu, com para-brisa regulável, assento mais acessível, maior compartimento sob o banco, painel LCD renovado e atualizações na carenagem. Esse conjunto de melhorias posiciona a ADV 160 2025 em um novo patamar de qualidade, buscando superar as expectativas de seus admiradores.

 

 

Design & aspectos práticos


• Para-brisa mais amplo e regulável
• Painel redesenhado, com conta-giros
• Compartimento de 29 litros de capacidade
• Assento com altura reduzida em relação ao solo

 

O design continua sendo um dos pontos fortes da Honda ADV 160 2025, mantendo a essência do modelo original com atualizações pontuais que destacam sua robustez e modernidade. O novo para-brisa, maior e com ajuste em dois níveis (75 mm de variação), oferece melhor proteção para o tórax e cabeça, além de acentuar o estilo agressivo da scooter.

O painel LCD redesenhado traz informações completas, como velocímetro digital, conta-giros, indicador de consumo, hodômetro, nível de combustível e monitoramento de sistemas como HSTC, ABS e Smart Key. Um comando multifuncional facilita o acesso às configurações, aumentando a praticidade.

Novos elementos visuais, como o para-lama dianteiro, ponteira de escape e cobertura do radiador, elevam o apelo estético. O assento, mais estreito na frente, melhora a mobilidade do piloto em manobras. O compartimento sob o banco ganhou dois litros extras, totalizando 29 litros, acomodando um capacete integral e itens adicionais. A abertura do banco e acesso ao tanque são acionados por um botão no escudo frontal, tornando o modelo mais funcional.

A chave Smart Key inclui alarme antifurto, e o porta-luvas com 2 litros e tomada USB adiciona praticidade. A ergonomia, aprimorada por amplas plataformas para os pés, guidão robusto e assento reformulado, oferece controle e conforto.

 

 

 

Motor


• Motor de 156 cm3 , SOHC de 4 válvulas, arrefecido a água
• Tecnologia eSP+
• Honda Selectable Torque Control (HSTC) desativável


O motor da Honda ADV 160 2025 é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas, arrefecido a líquido, com tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power Plus), que melhora a eficiência energética e reduz emissões. A potência aumentou de 13,2 cv para 16 cv, e o torque subiu de 1,38 kgfm para 1,49 kgfm, resultado de uma capacidade cúbica ampliada de 149,3 cm³ para 156 cm³.

O modelo inclui o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que evita perda de tração do pneu traseiro em pisos escorregadios, podendo ser desativado quando necessário. Outro destaque é o sistema de partida ACG, que combina gerador e motor de partida, reduzindo peso e proporcionando economia de combustível.

O Idling Stop desliga o motor após três segundos de inatividade e o religa automaticamente ao acelerar, ajustando-se à tensão da bateria. A transmissão CVT foi calibrada para a maior potência e torque, oferecendo aceleração progressiva, controle preciso e prazer na pilotagem em diversas condições.

 

 

Ciclística


• Chassi tubular de aço redesenhado
• Suspensões com novo ajuste
• Freio a disco com ABS de 1 canal

 

O chassi de aço monobloco da Honda ADV 160 2025 foi redesenhado para suportar a maior potência do novo motor, com geometria otimizada para garantir agilidade tanto no tráfego urbano quanto em estradas não pavimentadas.

A suspensão dianteira telescópica tem curso de 130 mm, proporcionando conforto, enquanto a suspensão traseira Twin Subtank Showa com reservatório separado oferece 110 mm de curso e mola progressiva.

As rodas de liga leve são equipadas com pneus on-off (110/80-14 dianteiro e 130/70-13 traseiro), enquanto os freios possuem discos Wave, com 240 mm e cáliper de duplo pistão na dianteira (com ABS), e 220 mm na traseira, garantindo um sistema de frenagem eficiente e seguro.

 

Preço, cores, garantia


A Honda ADV 160 2025 tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3a revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.


As cores disponíveis são Vermelho Perolizado/Pearl Siena Red e Cinza Metálico/Iron Nail Silver Metallic. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24.534,00.

E aí, você gostou das novidades da Honda ADv 160? Deixe a sua opinião nos comentários! 

 

Ficha técnica completa Honda ADV 160 2025

 

MOTOR

Tipo OHC, monocilindrico, 4 tempos, arrefecimento liquido
Cilindrada 156,9 cc
Diâmetro x Curso 60 x 55,5 mm
Potência Máxima 16 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo 1,46 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGMF-I
Relação de Compressão 12:0,1
Tanque de Combustível 8 litros
Transmissão Tipo V-Matic
Óleo do Motor 0,9 litro 
Sistema de Partida Elétrica
Combustível Gasolina

 

SISTEMA ELÉTRICO

Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol LED

 

CHASSI

Tipo Monobolo (Underbone)
Suspensão Dianteira Garfo telescópico / 130 mm
Suspensão Traseira Dois amortecedores / 110 mm
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 240 mm
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 220 mm
Pneu Dianteiro 110/80-14M/C
Pneu Traseiro 130/70-13M/C

 

DIMENSÕES

Comprimento x Largura x Altura 1950 x 763 x 1270 mm
Distância entre Eixos 1.324 mm
Distância Mínima do Solo 165 mm
Altura do Assento 780 mm
Peso Seco 128 kg

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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