Bruno Rocco
No sábado, saí da cidade de São Paulo às 8h00 da manhã rumo ao Serra Azul, localizado na Rodovia dos Bandeirantes, junto com mais dois outros motociclistas que iriam me acompanhar no teste final da Bandit.
Por ser uma moto de 650 cilindradas, já imaginei que seria fantástico pilotá-la em uma estrada com um pavimento liso e propício para usufruir de todos os atributos desta máquina.
Quando saí da Marginal Pinheiros e peguei a estrada, comprovei logo de início que a moto respondia a todas as trocas de marchas, aumentando o giro e me proporcionando toda a potência que eu necessitava, principalmente nas ultrapassagens.
No decorrer do percurso, cruzei com vários outros motociclistas, com motos custom e speed, que me acompanhavam lado a lado. Em certo momento, encontrei-me em meio de uns dez motociclistas que estavam ali não pela necessidade, mas sim pelo prazer e pela paixão de sentir uma liberdade que só quem é apaixonado por essas “meninas” consegue entender.
Depois de certo tempo, despedi-me dos meus amigos de estrada e segui rumo ao meu destino. No decorrer do percurso, estiquei as marchas, reduzi, testei os freios lembrando sempre do que nosso leitor Wagner de Santo André escreveu: “O manete direito, é o freio dianteiro”. Este comentário pode até ser uma brincadeira, mas deve ser levado a sério, pois na cidade o freio dianteiro pode até ser usado com certa freqüência, mas nas estradas o principal a ser usado para diminuir a velocidade é o freio traseiro e a redução de marchas.
As curvas da Rodovia dos Bandeirantes são abertas e longas, por isso não pude inclinar muito a moto, mas a “bandidinha” mostrou ser bem estável em vários momentos do percurso.
A “bolha” reduz bastante o contato com o vento, proporcionando uma melhor aerodinâmica quando se quer pilotar em uma velocidade mais elevada.
A máquina de 650 cilindradas da Suzuki propiciou muitos momentos de prazer durante essa semana em que estive com ela.
A moto reagiu muito bem tanto na cidade como na estrada, e mostrou ser bem confortável nos dois ambientes.
Na cidade, por ser uma motocicleta com carenagem, ela não passa em lugares muito apertados no meio do trânsito, mas mesmo apresentando um porte robusto a moto é muito ágil para os corredores dessa cidade caótica.
Um outro atributo relevante na Bandit 650cc é a regulagem do banco e um compartimento que se localiza de baixo do mesmo, onde é possível guardar carteira, celular e outras coisas para quem não gosta de carregar coisas no bolso.
Nosso teste com a Bandit 650cc da Suzuki acaba aqui. Espero que vocês, leitores, tenham gostado de ler esse diário de bordo, tanto quanto eu gostei de fazê-lo.
Peço desculpas pelas fotos “politicamente incorretas” do início da semana e agradeço a todos que acompanharam esse teste.
Não percam o próximo teste, que será feito com a Hornet 600cc da Honda, lembrando que o intuito da matéria é o de comparar motos 600 cilindradas de três conhecidas marcas: Suzuki (Bandit 650cc), Honda (Hornet 600cc) e Yamaha (XT 660cc), na cidade de São Paulo e nas estradas.
No final dos três testes poderemos ter uma idéia de como seria uma moto de 600cc perfeita, tanto para a cidade como para a estrada.
Ficha Técnica
Bandit 650cc
R$ 33.586,00
Modelo - Bandit 650cc S
Motor - 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigeração a ar
Cilindrada - 656 cm³
Diâmetro x Curso - 65,5 x 48,7 mm
Taxa de Compressão - 10,5:1
Transmissão - 6 velocidades
Sist. de Transmissão - Corrente
Sist. de Lubrificação - Cárter úmido
Alimentação - 4 carburadores Keihin CVR32
Tipo de Ignição - Eletrônica Digital
Sist. de Partida - Elétrica
Comprimento Total - 2.110 mm
Largura Total - 770 mm
Altura Total - 1.085 – 1.095 mm (ajustável)
Entre Eixos - 1.440 mm
Vão Livre - 130 mm
Altura do Assento - 770 – 790 mm (ajustável)
Peso Seco - 201 Kg
Suspensão Dianteira - Telescópica de amortecimento hidráulico com pré-carga da mola ajustável
Suspensão Traseira - Balança de amortecimento hidráulico tipo link, regulável
Freio Dianteiro - Duplo disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico.
Freio Traseiro - Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de 2 pistões opostos de acionamento hidráulico
Pneu Dianteiro - 120/70 ZR17M/C (58W) sem câmara
Pneu Traseiro - 160/60 ZR17M/C (69W) sem câmara
Tanque - 20 litros
Óleo do motor - 3,5 litros (com troca de filtro)
Potência Máxima - 78 HP a 10.100 RPM
Torque Máximo - 6,00 Kgf.m a 7.800 RPM
Cores - Preta, azul e vermelha
O seguro da Bandit 650cc S, ano 2007, foi cotado entre quatro e cinco mil reais.
Testes realizados com o apoio de Nova Suzuki fornecendo jaqueta Joe Rocket e Casa do Capacete com capacetes MHR.
Fotos feitas por Rodrigo Assola.
Confira
aqui a reportagem passada.
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