Arthur Caldeira
Apesar de dividirem a mesma capacidade cúbica, 250cc, e o mesmo estilo on/off-road, Yamaha XTZ 250 Lander e Honda XR 250 Tornado guardam diferenças marcantes, que podem influenciar na hora de decidir qual comprar.
A começar pelos motores. As semelhanças entre eles param na capacidade, na quantidade de cilindros (ambos tem apenas um) e na refrigeração a ar com radiador de óleo.
A veterana Honda Tornado, no mercado desde 2001, traz um propulsor com duplo comando no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas, alimentado pelo tradicional carburador. Já a jovem Yamaha Lander, lançada em 2006, conta com a modernidade da injeção eletrônica para alimentar o motor com comando simples no cabeçote (SOHC) e duas válvulas.
Os números de desempenho declarados pelas fábricas são bastante semelhantes — 21 cv na Lander e 23,3 cv na Tornado —, mas escondem o comportamento distinto dos dois motores. A trail da Yamaha oferece respostas rápidas, sem engasgos no acelerador. Parece que seu motor está sempre cheio, com um funcionamento mais linear. Em conjunto com o câmbio de cinco marchas, quase não é preciso reduzir para se fazer uma ultrapassagem ou enfrentar uma subida íngreme.
Já o modelo da Honda ainda tem um certo atraso quando se gira o acelerador, característica da carburação. Com seu câmbio de seis marchas, exige reduções constantes para se aproveitar a força do motor. Porém, em altas rotações mostra seu vigor.
Apesar do comportamento e câmbios distintos, a velocidade final das duas motos é praticamente a mesma: cerca de 130 km/h no painel digital, que equipa ambas. Mas neste quesito ponto para a Lander, que traz um útil conta-giros.
Filosofias distintas
O design é outro ponto que diferencia bastante as duas on/off-road de 250cc. A Tornado tem uma cara mais “pronta para trilha”. Banco estreito, farol quadrado e uma rabeta afilada. Características que a deixam mais esguia.
O visual da Lander, por sua vez, foi inspirado na sua irmã maior, a XT 660R. O farol ovalado e o banco mais largo conferem um porte maior ao modelo Yamaha. Passa a impressão de uma moto de uso misto, uma moto que encara uma estrada de terra, mas que ficaria “presa” em uma trilha.
Essas diferenças ilustram também qualidades de cada uma. Enquanto a Lander oferece mais conforto para se rodar no dia-a-dia, devido ao largo banco, a Tornado parece pronta para uma trilha mais radical, com seu banco fino e de espuma estreita.
A filosofia distinta do projeto de cada uma delas aparece também em alguns itens de série. A Honda vem com rodas de alumínio (mais leves) e balança também de alumínio, como nas motos off-road profissionais. Traz também protetor de cárter e guia de corrente. Itens ausentes na Lander, que tem rodas e balança de aço.
Ciclística
Na parte ciclística, adotam as mesmas soluções. Quadro berço duplo, garfo telescópico na dianteira e balança com um único conjunto mola amortecedor fixado por links na traseira, ambas com longo curso. No funcionamento das suspensões, de novo, aparecem diferenças: a Lander parece privilegiar o conforto, enquanto a Tornado, a rigidez exigida no fora-de-estrada.
A XTZ 250 Lander leva vantagem no quesito freio. Traz disco nas duas rodas, enquanto a XR 250 Tornado usa disco na frente, mas tambor atrás. A ciclística das 250cc foi projetada para oferecer versatilidade. Com suspensões de longo curso, elas se saem bem em diversas situações: seja enfrentando os obstáculos e buracos de nossas ruas, seja enfrentando uma estrada de terra.
Os modelos on/off-road de Honda e Yamaha são o tipo de moto que pode ser usada no dia-a-dia, nesse caso com vantagem para a Lander; ou em uma estrada de terra ou em uma trilha, com leve superioridade da Tornado.
O que não significa que a Tornado não possa ser a companheira ideal para o cotidiano ou que a Lander não encare uma estrada de terra. A escolha vai depender de diversos fatores, como gosto pessoal por determinada marca ou preferência pelo visual de uma ou de outra.
Preço
Nem mesmo no quesito preço, é fácil escolher entre essas motos de uso misto. A Honda Tornado, modelo 2008, apesar do preço de R$ 10.589,00 divulgado pela montadora, é vendida nas concessionárias da marca na cidade de São Paulo, a R$ 11.980,00. A Yamaha Lander, modelo 2007, está cotada a R$ 11.200,00.
O modelo 2008 Honda trouxe apenas uma nova cor (laranja) e mudanças no grafismo. O modelo da Lander para o próximo ano não deverá sofrer reajustes de preço e trará apenas novos grafismos, adianta a assessoria de imprensa da Yamaha.
Com uma diferença de preço de menos de 10%, a decisão fica mesmo ao gosto pessoal e ao uso que o motociclista fará das trail de 250cc. Sem dúvida uma difícil escolha.
Especificações Técnicas:
Honda XR 250 Tornado
Motor: Monocilíndrico, DOHC, 4 válvulas, arrefecido a ar, com radiador de óleo
Capacidade cúbica: 249 cm³
Potência máxima (declarada): 23,3 cv a 7.500 rpm
Torque máximo (declarado): 2,42 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Por corrente
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Quadro: Berço semiduplo
Suspensão dianteira: Garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseira: Balança monoamortecida com links com 242 mm de curso
Freio dianteiro: Disco simples de 240 mm de diâmetro
Freio traseiro: Tambor com 130 mm de diâmetro
Pneus: 90/90-21 (diant.)/ 120/80-18 (tras.)
Comprimento: 2.147 mm
Largura: 845 mm
Altura: 1.203 mm
Distância entre-eixos: 1.427 mm
Distância do solo: 281 mm
Altura do assento: 880 mm
Peso seco: 134 kg
Tanque de combustível: 11,5 litros
Cores: Amarela, Preta, Vermelha e Laranja
Preço praticado em SP: R$ 11.980,00
Yamaha XTZ 250 Lander
Motor: Monocilíndrico, SOHC, 2 válvulas, arrefecido a ar com radiador de óleo
Capacidade cúbica: 249 cm³
Potência máxima (declarada): 21 cv a 7.500 rpm
Torque máximo (declarado): 2,10 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio: Cinco marchas
Transmissão final: Por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Berço semiduplo
Suspensão dianteira: Garfo telescópico com 240 mm de curso
Suspensão traseira: Balança monoamortecida links com 220 mm de curso
Freio dianteiro: Disco de 245 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco de 203 mm de diâmetro
Pneus: 80/90-21 (diant.)/ 120/80-18 (tras.)
Comprimento: 2.125 mm
Largura: 830 mm
Altura: 1.180 mm
Distância entre-eixos: 1.390 mm
Distância do solo: 245 mm
Altura do assento: 875 mm
Peso seco: 130 kg
Tanque de combustível: 11 litros
Cores: Azul, Preta e Vermelha
Preço praticado em SP: R$ 11.200,00
Fotos: Renato Duraes.
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