Triumph Tiger 800 XRt evolui e facilita pilotagem
Modelo traz muita tecnologia e melhorias para tornar pilotagem ágil e fácil; confira o teste
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Triumph Tiger 800 XRt é o topo de linha da família Tiger 800 com pegada mais urbana - para o lado mais off-road, o topo é a Tiger 800 XCa, com rodas raiadas. Na geração atual, a trail trouxe, segundo a fabricante, mais de 200 aprimoramentos. Muitos deles não estão a olho nu, evidentemente, então o MOTO.com.br pegou a moto para testar a trail tanto na cidade quanto na estrada.
No primeiro contato com o modelo, o que chama a atenção é algo que facilita a vida de pilotos de menor estatura, como este que vos escreve: o assento com altura ajustável. Ao retirar a peça da moto é possível localizar na parte inferior o ajuste de altura, de fácil manejo. No modo mais baixo, são 810 mm de altura em relação ao solo, enquanto na posição mais alta são 830 mm.
Na opção mais baixa, a vida do piloto de pernas curtas é melhor, sendo possível colocar os pés no chão sem dificuldade. Falando em ergonomia, a posição de pilotagem é confortável e convida o piloto a ficar por horas passeando com a Triumph Tiger 800 XRt.
O propulsor que equipa a Triumph Tiger 800 XRt é um tricilíndrico de 800 cm³ de cilindrada que oferece bons 95 cv a 9.500 giros e torque de 7,85 kgf.m a 8 mil giros. Essa receita permite que a moto desenvolva boas acelerações e retomadas, além de ser mais do que suficiente para rodar nas ruas e estradas brasileiras.
O câmbio de seis velocidades é bem escalonado e a potência está disponível, sendo entregue de maneira progressiva. Não há trancos quando o acelerador é mais exigido, o que faz com que o piloto tenha de observar para ver se não ultrapassou a velocidade máxima permitida – o motor cresce de forma suave, mas cresce rápido.
A Triumph declara 202 quilos de peso seco para a Tiger 800 XRt. Na prática, entretanto, a moto parece mais leve. Ponto para o trabalho da fabricante na distribuição de peso do modelo. Em nosso teste infelizmente não estivemos em trechos sinuosos de rodovia, mas a impressão que ficou é de que a moto proporciona muita diversão nas mudanças de direção.
Parte disso também vem do bom conjunto de suspensão da Showa, com garfo invertido na dianteira e balança monoamortecida na traseira. A Tiger 800 XRt parece andar sobre trilhos e passa muita confiança ao piloto.
Os freios são um caso à parte. Os dois discos de 305 mm na dianteira são “mordidos” por pinças de dois pistões da Brembo, enquanto o disco de 255 mm na traseira conta com pinça Nissin, também de dois pistões e todo o sistema conta com ABS.
Mesmo contando com muita potência de frenagem, o acionamento do manete do freio dianteiro não assusta. É fácil encontrar o ponto certo e ser progressivo ou exigir o máximo do sistema em situações emergenciais. Mais um ponto para a fabricante.
A Tiger 800 XRt conta com um painel TFT, assim como a irmã maior, a Tiger 1200. Embora não tenha ajustes eletrônicos na suspensão, o modelo possui alguns itens que facilitam a vida do motociclista, como os modos de pilotagem, que são cinco: Rain, Road, Sport, Off-Road e Off-Road Pro, que modificam alguns aspectos da eletrônica, como controle de tração e ABS.
Para alternar entre os modos, basta acessar as configurações da moto através de botões no punho esquerdo. Outros itens interessantes são o cruise control e os aquecimentos de manopla e de assento, tanto para o piloto quanto para o garupa.
Os faróis de LED possuem design marcante e a luz diurna se destaca. Ficam faltando, ainda que como opcional, o quickshifter e o assistente em ladeiras que a Tiger 1200 oferece.
No quesito conforto, o assento permite longos períodos em cima da moto. Outro ponto é o para-brisa com cinco posições de ajuste e dimensões que protegem o piloto contra o vento, especialmente ao rodar nas estradas.
Falando em rodar, hora de trazer o tema consumo de combustível. Rodando na cidade, a Tiger 800 XRt chegou a fazer 19 km/l. Ao partir para a estrada, os números melhoraram: 23 km/l. Com um tanque de 19 litros, a autonomia do modelo pode superar os 400 quilômetros em estrada – sempre lembrando, claro, que a mão direita influencia de forma significativa no consumo da moto.
Por fim, o preço: a Triumph Tiger 800 XRt tem preço partindo de R$ 54.890. Pelo que entrega, o modelo é uma boa opção, mas tem agora adversária forte na F 850 GS Adventure, que também traz boa dose de eletrônica e custa menos – R$ 50.950.
De qualquer forma, quem investir na moto da fabricante britânica terá uma máquina deveras interessante nas mãos, com tecnologia, itens de segurança e agilidade para rodar nas ruas e estradas Brasil afora.
MOTOR E TRANSMISSÃO | |
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Tipo | Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha |
Cilindrada | 800 cc |
Diâmetro | 74.05 mm |
Curso | 61.9 mm |
Compressão | 11.3:1 |
Potência Máx | 95 cv a 9,500 rpm |
Torque Máx | 7,85 kgf.m a 8,000 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto sequencial |
Exaustão | Sistema de escapamento 3 em 1 e silenciador em aço inoxidável |
Transmissão final | Corrente |
Embreagem | Discos múltiplos, banhada a óleo |
Caixa de câmbio | 6 marchas |
CHASSI | |
Quadro | Treliça de aço tubular |
Braço oscilante | Bilateral, liga de alumínio fundido |
Roda dianteira | Liga de aluminio fundido, 10 raios, 19 x 2.5 polegadas |
Roda traseira | Liga de aluminio fundido, 10 raios, 17 x 4.25 polegadas |
Pneu dianteiro | 100/90-19 |
Pneu traseiro | 150/70 R17 |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa de 43mm, curso de 180 mm com ajuste de compressão e retorno |
Suspensão traseira | Showa Monoshock com ajuste hidraúlico, curso de 170 mm |
Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças deslizantes Brembo com 2 pistões, ABS comutável |
Freio traseiro | Disco único de 255 mm, pinça deslizante Nissin de 2 pistões, ABS comutável |
Painel de instrumentos e funções | Painel de instrumentos TFT de 5`` com : 3 opções de apresentação, velocímetro digital, odômetro, conta-giros digital, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia e relógio |
DIMENSÕES E PESOS | |
Largura | 795 mm |
Altura sem espelho | 1,350 mm |
Altura do Assento | 810 - 830 mm |
Distância entre eixos | 1,530 mm |
Inclinação | 23.5 º |
Trail | 86.6 mm |
Peso seco | 202 kg |
Capacidade do tanque | 19 L |
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