Teste: Dafra Maxsym 400i é robusta e versátil
Maxi scooter da marca brasileira desponta com pacote que oferece para o motociclista conforto na estrada e praticidade na cidade
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
O maxi scooter Dafra Maxsym 400i chegou ao mercado para complementar a linha de scooters da marca brasileira, que engloba também o Citycom 300i e o Cityclass 200i. O modelo conta com motorização mais potente, dimensões protuberantes e dispõe de bons atrativos como freios ABS, espaço para capacetes sob o assento, apoio lombar para piloto e garupa, para-brisa com ajuste de altura, freio de estacionamento, porta-objetos, entrada USB e tomada 12V. Disponível nas cores preta ou branca, o maxi scooter tem preço sugerido de R$ 24.990.
Com um porte avantajado de quase 2,27 m de comprimento e um peso seco de 229 kg, o Maxsym apresenta ainda fartas carenagens, oferecendo proteção frontal para pernas e tórax do motociclista. O painel de instrumentos dispõe de boa visualização, iluminação agradável e traz nostálgicos mostradores analógicos. O assento tem espaço generoso, revestimento com espuma espessa e oferece conforto para o piloto e para o garupa.
Rodando na cidade e na estrada, em uma viagem de cerca de 360 km, de São Paulo a Campos do Jordão (ida e volta), o Maxsym surpreendeu pela suavidade no trânsito urbano e pela desenvoltura na circulação pelas rodovias do complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto. O comportamento do motor monocilíndrico com potência de 33,3 cavalos e torque de 3,2 kgfm a 5.500 rpm agradou pela sua proposta. A pilotagem também foi facilitada pelos apoios para os pés mais à frente, permitindo ficar com o corpo em uma posição mais esticada e relaxada.
Em termos práticos, o Maxsym manteve, com muita tranquilidade, uma velocidade de cruzeiro na faixa dos 110 km/h e 120 km/h (limites em determinados trechos das rodovias), permitindo boas aceleradas na hora das ultrapassagens de veículos mais pesados. A vitalidade de um regime de torque maior foi sentida somente em pontos de subidas de serra. Com um tanque de 14,7 litros, o maxi scooter da Dafra pode oferecer uma autonomia de cerca de 320 quilômetros. Durante o teste, o consumo médio do Maxsym, na cidade e estrada, oscilou em 19 km/l e 28 km/l, respectivamente.
O sistema de freios com ABS (antitravamento), formado por conjunto com disco duplo na frente e disco simples atrás mostrou um resultado satisfatório, transmitindo segurança e permitindo um maior controle do scooter durante o seu acionamento nas situações de frenagens mais fortes. As suspensões com garfo telescópico convencional na frente e com duplo amortecedor na traseira, em associação com as rodas aro 15 (frente) e aro 14 (atrás), se mostraram bem equilibradas na absorção das irregularidades do solo e com firmeza em maior velocidade no trecho rodoviário.
No final das contas, o Dafra Maxsym 400i apresenta um pacote de qualidades, no mínimo, interessante para o motociclista, pois oferece conforto na estrada e praticidade na cidade. Também pode ser uma opção e tanto para quem pretende migrar de um scooter compacto ou para aquele motociclista que está buscando um maxi scooter para complementar a sua garagem de motos. Essa linha de raciocínio ganha ainda mais força diante do inegável fator custo/benefício, pois Maxsym bate os concorrentes com o melhor preço na sua categoria. Como estamos vivendo um momento de incertezas econômicas, economia é fundamental.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário