Teste: Honda SH 300i é uma máquina e tanto
Maxi scooter da fabricante japonesa chega ao mercado brasileiro em meados de 2016 com visual clássico, rodas aro 16 e freios ABS
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
Dentre os lançamentos da Honda no Salão Duas Rodas, o anúncio da chegada para 2016 do maxi scooter SH 300i demonstra que o fabricante japonês está observando com atenção as necessidades e preferências dos motociclistas por esse estilo de motocicleta, que vem ganhando a cada ano novos adeptos no mercado brasileiro pelo seu estilo diferenciado, praticidade no trânsito e pilotagem facilitada, por conta, dentre outros aspectos, da comodidade da transmissão automática CVT (relações de marchas variáveis). Os scooters no Brasil já são um fenômeno de vendas e o modelo SH 300i é reconhecido como um verdadeiro best seller da Honda na Europa, com mais uma milhão de unidades vendidas no continente.
Com um conjunto que mescla tecnologia e estilo clássico, o maxi scooter SH 300i chega com a missão de marcar a estreia da Honda no segmento de scooters de média cilindrada no Brasil. Inicialmente, o modelo vai ser oferecido em versão única com sistema de freios ABS (antitravamento), com produção local na fábrica da marca japonesa, em Manaus (AM).
O SH 300i traz em sua frente um conjunto óptico com o farol com lâmpadas em LED fixado em uma semicarenagem junto ao guidão. Logo abaixo está a luz diurna de posição e as setas também em LED, embutidas à carenagem frontal e que trazem elementos visuais em seu design que valorizam sua proposta despojada e robusta.
Uma novidade no segmento de scooters no mercado brasileiro e que está presente na SH 300i é a tecnologia Smart Key, que ativa a ignição e a abertura do banco quando o motociclista se encontra a dois metros de distância do scooter, além de possibilitar o acionamento do motor apenas com a proximidade da chave.
A ciclística do SH 300i é caracterizada por unir um chassi (tipo underbone) de piso plano e rodas de liga leve aro 16, que proporcionam mais é o conforto e a agilidade em seus deslocamentos. O assento é dividido em dois níveis, para delimitar os espaços do piloto e do garupa e oferece na sua parte interna um compartimento que serve para guardar um capacete ou pequenos pertences. Em contraste, a traseira é moderna, com as lanternas traseiras em LED.
Segundo as especificações europeias, o SH 300i conta com motor monocilíndrico de 279,1 cm³ SOHC, arrefecimento líquido, com potência de 25 cavalos e torque de 2,55 kgfm. No pequeno circuito de teste, o SH 300i apresentou boa vitalidade nas partidas e os freios ABS se mostraram eficientes. Como o traçado era bem estreito e sinuoso, andamos com aceleração forte, para manter uma variação da rotação do motor, e fizemos algumas mudanças bruscas de direção para verificar como seriam suas respostas no trânsito, por exemplo.
O resultado agradou bastante, sobretudo pelo projeto com entre-eixos reduzido. A estabilidade nas curvas e o comportamento dinâmico na pilotagem foram precisos e muito seguros. O conjunto com rodas aro 16 proporcionaram boas respostas e o trabalho da suspensão foi surpreendente, sem extrapolar o curso de amortecimento, mesmo sendo forçado para isso.
Com produção nacional e as vendas programadas para começar em 2016, a Honda anuncia projeções bastante modestas para o maxi scooter SH 300i, estimando comercializar cerca de 1.500 unidades por ano, visando atender um diferenciado no segmento de maxi scooters, por meio da rede de concessionárias Honda Dream.
Com esse lançamento importante, a Honda acelera o passo no segmento de maxi scooters no Brasil. O próximo modelo nesse segmento na lista estratégica da marca japonesa para o país pode ser o diferenciado maxi scooter Integra, equipado com poderoso motor dois cilindros de 750cc e o avançado câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) de seis velocidades, com três modos de pilotagem (D, S e Manual). Agora vamos esperar e ficar na torcida.
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