Teste: BMW C 600 Sport, maxi scooter com espírito de moto
Modelo da marca alemã chega ao mercado nacional com proposta de conforto e tecnologia por R$ 52 mil
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
O maxi scooter C 600 Sport se apresenta como um novo padrão da BMW para essa categoria, esbanjando qualidades em quesitos importantes como conforto e tecnologia. Com um design que remete aos demais veículos da marca alemã não tem como olhar e não identificar que se trata de uma legítima moto BMW. A começar pelo design, que desponta com farta carenagem e conjunto ótico composto de lâmpadas de LEDs que aparecem no duplo farol e nas setas.
Já o painel de instrumentos do maxi scooter é bem completo e se parece bastante com o de carros da própria BMW. O conjunto apresenta o protuberante velocímetro analógico como mostrador principal e que divide espaço com um display digital que apresenta conta-giros e computador de bordo com média de consumo e várias informações de funcionamento da moto e das manutenções.
O guidão tem um acabamento anatômico com o emblema BMW no centro. Os comandos e seletores (partida elétrica, luzes, buzina etc.) têm acionamento fácil para o piloto. Acima do painel, o para-brisa oferece boa proteção contra o vento e possui regulagem de altura em três níveis. Logo abaixo do guidão ainda há dois porta objetos, bastante úteis para guardar documentos, luvas e chaves, além de oferecer tomada 12V. Outra comodidade é a tampa do bocal do tanque de combustível que fica na frente do assento, evitando que o piloto precise sair do scooter na hora de abastecer.
Se um dos compromissos da BMW com para o desenvolvimento do seu maxi scooter era o conforto, o pessoal mandou bem. O assento é extremamente confortável tanto para o piloto quanto para o garupa. A largura é generosa e conta com forração e revestimento macios que suavizam boa parte dos trancos e solavancos para quem anda nos grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo. Sob o banco ainda há espaço para acomodar os capacetes e algumas quinquilharias. Uma boa solução de espaço é o sistema BMW flexcase que amplia ainda mais o espaço de carga.
O C 600 Sport surpreende com arrancadas fortes e que rapidamente permitem sair na frente de praticamente todas as motos nas paradas dos semáforos. Aliás, os olhares de surpresa dos outros motociclistas ao ver um maxi scooter BMW mostra a admiração e reconhecimento que a marca alemã possui no trânsito. Em termos mecânicos, o motor dois cilindros de 647 cm³ com potência de 60 cavalos e torque de 6,73 kgfm agrada no seu funcionamento, mas se mostra um tanto ruidoso, o que pode ser um tanto desgastante em uma viagem.
Quanto ao desempenho, basta virar o punho direito para que se atinja em poucos instantes os 100 km/h. O torque também impressiona e permite fazer ultrapassagens com boa margem de segurança no ambiente rodoviário e com extrema suavidade, considerando o funcionamento do câmbio automático CVT (sem relações de marchas definidas). Rodando a uma média de 120 km/h na estrada, o maxi scooter C 600 Sport faz juz ao seu sobrenome, transmitindo desempenho, estabilidade e esportividade.
O BMW C 600 Sport vem calçado com largos pneus nas rodas aro 15 que proporcionam um rodar estável para encarar com desenvoltura curvas, trabalhando em conjunto com a suspensão, dotada de garfos invertidos na dianteira e monobraço na traseira. O sistema de freios (dois discos de 270 mm na frente e disco simples de 270 mm atrás) com ABS são bem dosados e garantem boa resposta nas frenagens. A BMW informa que a moto pesa 249 kg (ordem de marcha) e o tanque de combustível tem capacidade para até 16 litros. Em nossa medição, o consumo variou entre 17 e 20 km por litro, em ambiente urbano e rodoviário, representando uma autonomia na faixa de 300 km por tanque.
Quem ainda duvida que o C 600 Sport não se presta para encarar longas viagens, a BMW oferece de série o seu maxi scooter com manoplas dos punhos aquecidas, um recurso extremamente útil para quem pretende andar em regiões serranas, explorar pontos turísticos do sul do país ou ainda testar sua resistência de pilotagem no frio de países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Chile.
Como lançamento da BMW, o C 600 Sport se apresenta como o maxi scooter mais caro e exclusivo do mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 52 mil, disponível em versões nas cores azul, branco e preto. Apesar do preço elevado não deixa de ser uma pedida e tanto para quem deseja ingressar com estilo no mundo das duas rodas, especialmente para os proprietários de carros da marca alemã.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário