Royal Enfield Continental GT - Vale a pena?
Ficamos uma semana com a Royal Enfield Continental GT para uma avaliação completa, será que vale a pena?
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Royal Enfield é uma das marcas de moto mais antigas do mundo, mas tudo começou em 1891 com uma fábrica de armamentos que decidiu diversificar sua produção. A primeira motocicleta Royal Enfield foi lançada em 1901, com o lema da marca “Make like a gun”, que significa “feito como uma arma”.
A marca chegou ao Brasil em 2017 e atualmente tem foco na produção de motocicletas de média cilindrada com visual clássico, sendo elas: Meteor 350, Himalayan, Interceptor 650 e Continental GT 650.
E hoje vamos testar a Continental GT 650, a moto alia um visual de moto de Cafe Racer dos anos 1950 com um motor bicilíndrico de 650 cilindradas. Confira o vídeo:
O visual Cafe Racer da Continental GT 650 chama atenção pelo formato do tanque, o banco plano e o semi guidão que proporciona uma pilotagem mais esportiva junto com as pedaleiras recuadas.
O motor é de dois cilindros que gera 47 cv a 7.250 rpm de potência máxima e 52 Nm a 5.250 rpm de torque máximo. Como uma típica Royal Enfield, a Continental GT possui um forte torque em baixas rotações, para você ter noção, 80% do torque já está disponível a 2.500 rpm. O câmbio é de 6 velocidades e a saída dupla do escape (uma de cada lado) entrega mais charme à moto.
O tanque tem capacidade de 13,7 litros com reserva e o consumo gira em torno de 25km/l, óbvio que isso vai depender da sua mão. As rodas são aro 18, tanto na dianteira, como na traseira, com disco flutuante de 320 mm na frente e disco de 240 mm atrás. A Continental GT possui ABS nas duas rodas, aeroquip de fábrica e o freio é ByBre, subsidiária da Brembo.
A suspensão dianteira é de Garfo telescópico com curso de 110 mm, enquanto na traseira a suspensão é de duplo amortecedor a gás com 88 mm de curso e ajuste de pré-carga.
O painel é simples, são dois relógios analógicos (velocímetro e contagiros) e um pequeno visor digital com marcador de combustível, hodômetro, trip A e trip B.
Apesar da Continental GT possuir uma posição de pilotagem mais esportiva, não chega a ser desconfortável, sendo possível sua utilização no dia-a-dia. Mas, o que ela gosta mesmo são pistas livres com curvas aos finais de semana, já que o motor é suave, progressivo e com baixa vibração.
Então, a Continental GT vale a pena? Com o preço a partir de R$ 26.990, a motocicleta apresenta uma excelente opção de custo-benefício para quem deseja uma moto com visual clássico, desempenho moderno e que não seja visada pelos ladrões.
O modelo 2022 pode ser encontrado em 5 opções de cores, sendo eles: Rocker Red, British Racing Green, Dux Deluxe, Ventura Storm e Mister Clean, que é a top de linha com o tanque cromado.
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