Primeiras impressões: Honda NC 750X DCT 2022

A nova Honda NC 750X 2022 está mais potente, mais leve e muito mais tecnológica, sua principal novidade é a adoção do câmbio DCT

Por Thiago Dantas

Para realizar o primeiro test ride da nova geração da Honda NC 750X, a marca japonesa realizou um roteiro exclusivo, capaz de explorar ao máximo o novo modelo.  A cidade de partida foi Piracicaba e seguimos até a cidade de Brotas. O trecho era composto por rodovias de alta velocidade e serra com curvas fechadas. Vamos acompanhar essa aventura?

 

 

A primeira vista o que chama atenção na NC 750X é o novo design com linhas retas, que juntamente com o conjunto óptico full LED passam uma imagem de esportividade e modernidade. 

Outro ponto que chama atenção é a falta do manete de embreagem e o pedal de câmbio em alguns modelos. Sim!! A nova Honda NC 750X agora pode vir equipada com câmbio automatizado de dupla embreagem, o famoso DCT! Que já equipa as seguintes motos da Honda: X-ADV, Africa Twin 1100 e Gold Wing. 

A nova NC 750X ganhou um pacote completo de acessórios que incorporam o visual do modelo, mas vamos falar mais tarde quais são os pacotes disponíveis e os valores. Infelizmente, já adianto que o pacote de acessórios completo custa mais de R$20.000.

As principais características da Honda NC 750X são a economia, o design e o conforto para longas viagens.

 

Honda NC 750X Câmbio MT

 
Honda NC 750X 2022 - Divulgação Honda

 

Vamos começar o nosso ride! O primeiro modelo que experimento é a Honda NC750X com câmbio convencional de 6 velocidades. 

Na apresentação foi divulgado que a NC 750X 2022 está mais baixa, e sua distância do banco em relação ao solo foi reduzida em 30 mm, graças a uma série de fatores, entre eles: o redesenho do chassi, a diminuição do curso da suspensão e o novo banco que está mais estreito na parte frontal, que fornece aquela ajuda extra para alcançar os pés no chão. 

Eu, medindo 1,78 de altura, não tive problemas para colocar os dois pés no chão de uma vez. A posição de pilotagem é ereta e elevada, que junto com o guidão largo e o amplo banco oferece grande comodidade para o piloto.

Já aproveito o compartimento entre o guidão e o banco, ali onde ficaria o tanque de combustível, para guardar a câmera que vou utilizar depois para tirar algumas fotos. Esse compartimento é exclusivo da NC 750X, já que o tanque de combustível fica localizado abaixo do banco do carona. Graças ao novo desenho do chassi, o compartimento de bagagem cresceu, e agora possui capacidade de 23 litros, é possível guardar um capacete fechado tranquilamente. 

Assim que giro a chave, o novo painel de LCD colorido se acende,e ali já é possível verificar que temos muitas novidades na NC 750X, graças ao painel que é completo. 

 

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Equipada com acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire, é possível escolher entre três modos de condução que alteram o caráter do motor: são eles RAIN, STANDARD, e SPORT, assim como o modo USER, que permite personalização dos parâmetros (nível de potência, freio-motor e controle de tração), tudo isso através do punho esquerdo no guidão. 

Como o primeiro trecho é na cidade, o chefe do comboio pede para deixar no modo Standard. Aperto o botão de partida e ouço o motor bicilíndrico paralelo de 745cc.

A embreagem está muito mais leve, agora ela é deslizante e assistida. Isso quer dizer, que o acionamento da embreagem está muito mais fácil, ideal para rodar na cidade e não trava a roda em alguma redução brusca de marchas. 

Logo de cara é possível sentir que a redução de 6 kg no peso total da NC 750X, junto com o novo escalonamento de marchas, onde a 1ª, 2ª e 3ª estão mais curtas, possibilitou mais agilidade para a moto na saída dos faróis. Apesar de seu tamanho grande, a NC 750X é fácil de pilotar e consegue se sair muito bem no trânsito pesado com sua ciclística e maneabilidade acertadas. 

 


Honda NC 750X 2022 - Divulgação Honda

 

Após sair do centro da cidade, pegamos a rodovia sentido São Pedro. Foi o momento de colocar no modo Sport e sentir a moto ficar mais arisca e com respostas mais rápidas. 

O motor ganhou alguns cavalos a mais, graças ao redesenho do sistema de admissão/exaustão e comando de válvulas, agora ele possui 58,6 cv a 6.750 rpm. O torque máximo de 7,03 kgf.m surge a 4.750 rpm. 

Na estrada o motor está mais elástico e com as marchas 4ª, 5ª e 6ª mais alongadas, além disso, a rotação máxima foi elevada em 500 rpm, possibilitando ultrapassagens com maior segurança. 

Apesar do novo para-brisa, o vento na estrada causou turbulência no capacete. Como acessório, a Honda disponibiliza um para-brisa 7 cm maior, acho legal instalar para quem pretende pegar a moto para viajar e possui alta estatura.

Por fim, chegamos a um trecho de serra, paramos no Rancho da Tirolesa para trocar de moto. Agora, chegou a hora de testar a NC 750X com câmbio DCT.

 

Honda NC 750X com câmbio DCT

 

Estava ansioso para testar o câmbio DCT na Honda NC 750X. O câmbio de dupla embreagem possui trocas automáticas de marchas ou trocas manuais através do comando no punho esquerdo. É fácil trocar a marcha com os dedos, mas você pode demorar um pouco para se acostumar, depois disso é só alegria. 

Caso o modo automático esteja selecionado, ficam disponíveis quatro configurações para a troca de marchas: D1, D2, D3 e D4. Sendo, o D1 responsável pela economia, pois realiza as trocas de marcha mais cedo (giro baixo), e o D4 o mais esportivo, que prolonga as trocas de marchas e eleva o giro da moto. 

Antes de sair, fomos aconselhado a escolher o modo de condução Sport, pois iriamos pegar um trecho de serra com retas e curvas, do jeito que o motociclista gosta. 

O câmbio tem trocas de marchas rápidas e inteligentes. Fiquei surpreso como foi gostoso fazer as curvas no modo sport. O câmbio reduzia a marcha antes de entrar na curva, mantinha o giro alto e só trocava de marcha após o término na manobra. Em nenhum momento, no modo automático do câmbio DCT, houve troca desnecessária de marcha. 


Honda NC 750X DCT 2022 - Divulgação Honda

 

Outro ponto interessante aconteceu quando ficamos atrás de um caminhão, em uma subida íngreme. O câmbio DCT, que estava no modo esporte, colocou a primeira marcha (sim, a subida era bem íngreme) e ali ficou, a Honda NC 750X não ficou perdida trocando sempre de primeira para segunda e depois retornando para a primeira, como em alguns veículos automatizados. 

O câmbio é bem intuitivo e de fácil manuseio. Na rodovia, resolvi experimentar rodar no modo standard, que é o modo inicial, pois toda vez que você liga a moto, ela inicia neste modo. Em uma velocidade de 100km/h, na 6ª marcha, puxei no acelerador para ultrapassar uma carreta, na hora a Honda NC 750X DCT reduziu para 4ª marcha, encheu o motor rapidamente e consegui fazer a ultrapassagem com segurança. 

 
 
 
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As suspensões foram recalibradas, pois a moto está mais leve e ágil. Na dianteira, a suspensão possui um novo curso de 120 mm e usa o sistema SDBV - Showa Dual Bending Valve, que proporciona uma boa leitura do piso e rápida resposta da suspensão. Na traseira utiliza Pro-Link que possibilita a regulagem da pré-carga da mola e 120mm de curso. 

Os pneus são 120/70 ZR17 na dianteira e 160/60 ZR17 na traseira. Os freios possuem ABS de dois canais, sistema de frenagem de emergência (em uma freada brusca o pisca alerta acende sozinho) e disco dianteiro tipo wave de 320 mm e traseiro, também tipo wave, com 240 mm. 

 


Honda NC 750X DCT 2022 - Divulgação Honda

 

No fim do Test Ride, retornamos para Piracicaba, e chegamos no hotel com o hodômetro marcando quase 200 quilômetros rodados com a nova Honda NC 750X. Surpreendentemente, eu estava inteiro! Pois, a posição de pilotagem é excelente, os pés ficam bem posicionados e o banco tem espuma de boa densidade.

Conhecida por ser uma moto econômica, a nova geração da NC 750X representou e marcou algo em torno de 24km/l (no computador de bordo), isto é, o modelo que eu terminei o ride e passou pela mão de outros jornalistas. Posteriormente, vamos fazer um novo teste e ver qual é a autonomia total com um tanque de gasolina da NC 750X, que possui capacidade de 14,1 litros. 

 

Conclusão

 
Honda NC 750X 2022 - Divulgação Honda

 

A Honda NC 750X é uma moto versátil. Como o próprio nome diz, NC (New concept), é um Novo Conceito que une em uma única moto os pontos fortes de vários modelos. 

A nova geração trouxe melhorias para a NC 750X e definiu que ela é uma moto para quem quer e  curte viajar em rodovias de asfalto, mas que ao mesmo tempo, deseja uma moto que anda na cidade com facilidade, tudo isso com muito conforto e economia. 

Um ponto positivo é o câmbio DCT, que casou perfeitamente com a proposta da NC 750X, trazendo agilidade, conforto e tecnologia. Uma pena que ficou faltando o Cruise Control neste modelo, será que vem na próxima geração? Fica aí a dúvida. 

 

Acessórios para Honda NC 750X e NC 750X DCT


Honda NC 750X DCT com acessórios originais Honda - Divulgação Honda 

O comprador pode equipar a NC 750X com diversos acessórios originais Honda para deixar a moto do seu jeito.  Está disponível nas concessionárias Honda os pacotes de acessórios URBAN PACK e TRAVEL PACK  que traz os seguintes itens:

 

Protetor tubular de carenagem – Preço sugerido R$ 2.423,00

Faróis de neblina – Preço sugerido R$ 3.408,00

Suporte traseiro – Preço sugerido R$ 2.689,00

Top Box de 38 litros – Preço sugerido R$ 2.274,00

Malas laterais – Preço sugerido R$ 7.586,00

Para-brisa elevado (+70mm) – Preço sugerido R$ 998,00

Cavalete central – Preço sugerido R$ 691,00

Porta USB no compartimento de carga – Preço sugerido R$ 389,00

 

Um preço salgado, pois caso o motociclista queira instalar todos os acessórios, ele vai gastar um pouco mais de R$ 20.000. 

 

Cores e preços

 
Honda NC 750X  e Honda NC 750X DCT com acessórios originais - Divulgação Honda

 

As Honda NC 750X e Honda NC 750X DCT 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.

 

A Honda NC 750X dotada de câmbio convencional chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de março e tem preço sugerido de R$ 49.700,00, base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro. Nas seguintes cores: Vermelho e Azul Perolizado

 

A Honda NC 750X DCT tem previsão de chegada às concessionárias Honda Dream do Brasil a partir do final abril, ao preço sugerido de R$ 55.700,00, base Distrito Federal e não inclui despesas de frete e seguro. Nas cores: Vermelho e Branco Perolizado.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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