Já pensou na Yamaha Tracer 900 GT ABS? Legal heim?
Passei alguns dias com ela e vou te dizer uma coisa?
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Há um bom tempo sem andar de Yamaha, estava ansioso para que os testes voltassem a acontecer com motos da marca e, para voltar bem, a escolhida foi a Tracer 900 GT ABS.
Ela está categorizada pela Yamaha como Sport Touring, ou seja, ela tem um DNA esportivo no incrível motor que já é bem conhecido, e o conforto para rodar bastante, com boa capacidade de carga e autonomia. Está no mesmo ringue com BMW e Triumph.
Boa posição de pilotagem e muito confortável, me chamou a atenção o espaço e conforto dos bancos tanto do piloto, que tem regulagem de altura, como o do garupa, que é bem espaçoso.
Kit Conforto
Aquecedor de manoplas, piloto automático, parabrisa ajustável manualmente com três posições, controle de entrega de potência (Yamaha D-Mode) com três opções de configurações na abertura da borboleta do acelerador, troca de marchas Quick Shift ascendente, embreagem deslizante com acionamento bem leve, Full LED, boas suspensões com fácil regulagem manual, cavalete central que é fundamental em uma moto com tração por corrente, TFT colorido e completo, enfim, uma moto com a proposta de ir para estrada com destinos longos, pelo menos essa é a vontade que dá.
A motorização não tem o que dizer, é a mesma que equipa a “encapetada" MT-09, ou seja, esbanja esportividade e dá gosto acelerar.
O motor tricilíndrico de 847 cc, DOHC de 12 válvulas e refrigeração líquida, entrega 115 cv de potência (10.000rpm) e torque de 8,9 kgf.m (8.500 rpm), são muito além do necessário, e o torque desse motor é outro ponto a elogiar!
O conjunto de freios com pinças radiais de quatro pistões tem função importante pois, tudo que acelera dessa forma pode precisar parar rápido! Por isso, discos de 298 mm e ABS de última geração Bosch estão instalados nela.
Os comandos nos punhos são de fácil entendimento e acesso, o que já é um alívio, mas tem um comando diferente no punho direito que demorei mais para entender e não gostei muito, o “botão de girar”. Tá certo que não temos tempo de acostumar com a moto nessas avaliações mas, como primeira impressão achei ele desconfortável quando sem luvas.
A pilotagem da Tracer exige certos cuidados com o acelerador. Nos três modos de pilotagem, o Std - Standard - é o mais mansinho, recomendado para as pistas molhadas e uso urbano, para quem não quer tomar sustos. O modo “A” é de agressivo, esportividade pura! O “B" deveria ser mais suave, mas…é bom também! A moto é uma delícia! Ela te convida, mesmo sem um ronco barulhento, a jogar uma ou duas marchas para baixo e despejar potência para, ao mesmo tempo, se quiser curtir o motorzão em baixas rotações num uso mais urbano, ele é super confortável.
O Quick Shift particularmente, é o tipo de função que abro mão facilmente, na verdade, nem lembro que existe. É tão automático apertar a embreagem, muito macia por sinal, que esqueço…mas, para quem curte, ele funciona apenas para subir as marchas e com o motor trabalhando em giro mais elevado.
Pesando 215kg em ordem de marcha, ela se mostra bem estável, com boa aerodinâmica, gosta de curvas, ou seja, é carregar as malas, encher o tanque e rodar, independentemente se o rodar seja um rolê no domingão ou dar uma chegada em Bariloche.
E se tiver terra no caminho? Andei com ela na terra e, nem tive a pretensão de analisar performance nesse piso, ela não é para isso mas, se tiver que andar na estrada de terra, é só tomar mais cuidado com a altura do solo e manter um ritmo tranquilo que ela vai. Mas está longe de sua proposta.
A usei na cidade também e achei que ela acompanha bem o ritmo, o guidão que teve a largura diminuída em versões anteriores, facilita e a moto é bem maleável.
Um detalhe que poderia ser melhorado na minha opinião é a tomada 12V no lado esquerdo do painel, ela poderia ser substituída por um USB, dispensando assim um adaptador.
Bom, ela tem uma proposta de pegar estrada que atende muito bem, obviamente que não é voltada para o off road mas, se levarmos em consideração que muitos usuários de Big Trail não chegam nem perto de estrada de terra, é uma opção muito interessante pois, se comparar o conforto e desempenho no asfalto, ela leva vantagens justamente pela proposta mais on road com esportividade.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário