Qual comprar? Honda XRE 300 ou Royal Enfield Himalayan

Quer comprar uma moto trail, mas está com dúvida para escolher entre Honda XRE 300 e Royal Enfield Himalayan?

Por Thiago Dantas

Quer comprar uma motocicleta trail de pequena-média cilindrada para começar a se aventurar em uma estrada de terra no final de semana? 

Nosso repórter, Gustavo Narciso, resolveu testar dois grandes nomes do segmento para ver como a Honda XRE 300 versão Adventure e Royal Enfield Himalayan andam no fora de estrada. 

 

 

O modelo 2021 da Royal Enfield com o seu estilo neo-retrô (ame-o ou deixe-o) chegou com novidades interessantes para quem curte off-road, a principal é a possibilidade de desligar o ABS. A suspensão dianteira telescópica com 200mm absorve bem os impactos e a traseira com monoamortecedor e percurso de 180mm encara bem terrenos acidentados. O torque de 3,2 kgf.m a 4.250 rpm empolga, ideal para o uso fora de estrada.

 

Confira os preços de modelos Novos e Usadas da Royal Enfield Himalayan! Clique aqui!

 

A Himalayan já vem equipada com bolha, protetor de tanque, protetor de cárter, cavalete e uma painel completo com pisca alerta e bússola. A posição para pilotar em pé, ideal para o off-road,  pode ficar comprometida por causa do protetor de tanque. Mas, com 220mm de distância do solo, a Himalayan possibilita maior segurança para colocar o pé no chão.  Para saber mais detalhes da Royal Enfield Himalayan, confira o vídeo:

 

 

A Honda XRE 300 Adventure é uma moto com uma pegada mais trail, que permite você abusar mais dela na terra. A suspensão copia bem o terreno possibilitando mais aderência e segurança na pilotagem.  

 

Quer comprar uma Honda XRE 300? Confira os classificados do MOTO.com.br! Clique aqui!

 

Apesar de ser mais alta que a Himalayan, a XRE 300 tem um boa ciclística que facilita e transmite mais segurança na pilotagem. O motor monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar e 291,6 cc, entrega 25,4 cv a 7.500 rpm. Diferente da Himalayan, a XRE aceita gasolina ou álcool. 

Quer saber mais detalhes da XRE 300? Confira o vídeo:

 

 

As duas motocicletas têm uma pegada aventureira e cumprem o seu papel para se divertir em estradas de terras ou para enfrentar a selva de pedra com mais conforto. Qual você escolhe para a sua garagem?

 

Ficha Técnica Honda XRE 300 Adventure:

Motor: Tipo: DOHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar Cilindrada: 291,6 cc Potência Máxima: 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 25,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)

Torque Máximo: 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,80 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)

Transmissão: 5 velocidades

Sistema de Partida: Elétrico

Diâmetro x Curso: 79,0 x 59,5 mm

Relação de Compressão: 9,0:1

Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI

Combustível: Gasolina e/ou Etanol

Capacidade: Tanque de Combustível: 13,8 litros

Óleo do Motor: 2,0 litros

Dimensões: Comprimento x Largura x Altura: 2.195 x 838 x 1.215 mm

Distância entre eixos: 1.417 mm

Distância mínima do solo: 259 mm

Altura do assento: 860 mm

Peso Seco: 148 kg

Chassi:

Tipo: Berço Semi duplo

Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 245 mm Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 225 mm

Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 256 mm Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm

Pneu Dianteiro: 90/90 - 21 Pneu Traseiro: 120/80 - 18

 

Ficha Técnica da Royal Enfield Himalayan 2021

Motor: Um cilindro, 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar, 411 cc, 24,5 bhp a 6500 rpm, 32 Nm a 4250 rpm

Dimensões: 2190 mm x 840 mm x 1360 mm

Capacidade de combustível: 15 +/- 0,5 l

Peso Kerb: 191 kg

Distância ao solo: 220 mm

Chassi: Estrutura em meio cavalete Duplex

Suspensão dianteira: telescópica, garfos de 41 mm, percurso de 200 mm

Suspensão traseira: monoamortecedor com acoplamento, percurso de 180 mm

Pneu dianteiro: 90/90-21

Pneu traseiro: 120/90-17

Freio dianteiro: disco de 300 mm, pinça flutuante de 2 pistões

Freio traseiro: disco de 240 mm, pinça flutuante de um pistão

ABS: Canal duplo (comutável para ABS de canal único - Desativação do controle do ABS da roda traseira)

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br