Colocamos a Royal Enfield Meteor 350 na estrada e com garupa

A nova motocicleta da Royal Enfield chega com o novo motor de 350cc e recursos inéditos no segmento

Por Thiago Dantas

A Meteor 350 foi o lançamento mais importante para a Royal Enfield Brasil no ano. A motocicleta de média cilindrada chega com um design custom e novos equipamentos exclusivos. 

 

 

Em seu primeiro mês de vendas, a Meteor 350 alcançou 110 emplacamentos, conforme dados da FENABRAVE.  E já se tornou o terceiro modelo mais vendido da marca, atrás apenas da HimalayanInterceptor. 

A Meteor 350 está disponível em três versões: Fireball, Stellar e Supernova. Todas são equipadas com o mesmo motor de 349 cc, monocilíndrico refrigerado a ar e óleo que desenvolve 20 cv de potência e  entrega um torque de 2,7 kgf.m a 4.000 rpm. Além disso, todas contam com o sistema de navegação Tripper, tomada USB, lanterna traseira em LED, farol com DRL e pedal de contra marcha. 


Meteor 350 surpreende nas curvas - Gustavo Epifanio

 

Duas coisas que chamam atenção logo de cara na Royal Enfield Meteor 350 são: o design e o motor. O desenho com estilo neo-retrô foi certeiro, e pessoalmente a motocicleta é mais bonita ao vivo do que nas fotos. Mas, ao sair os dados técnicos do motor surgiram muitas dúvidas, tais como: será que era possível pegar estrada com garupa? Como é o consumo? Qual a velocidade máxima da Meteor 350? Ela vibra demais? Não se preocupe, vamos responder todas!

 

Moto de teste: Meteor 350 Supernova

Para o teste, a Royal Enfield nos disponibilizou a versão top de linha, a Supernova na cor azul. O grande diferencial dessa versão é o tanque em duas cores, o banco em couro marrom, as rodas de liga leve diamantadas, o sissy-bar, a bolha e os detalhes em cromado no escape e espelhos. 

Logo no primeiro contato, é possível perceber que a Royal Enfield se preocupou até nos pequenos detalhes, ao “tentar” esconder os cabos e utilizar material de boa qualidade para uma moto de entrada. A novidade no guidão é a adoção de botões giratórios na partida e no farol alto, a princípio você pode estranhar um pouco, mas é fácil se acostumar.


Royal Enfield apresenta novos botões rotativos - Divulgação

 

Pilotando a Meteor 350 na cidade

 

Pilotagem fácil e com um bom torque, a Meteor 350 se saiu bem no trânsito pesado de São Paulo. Apesar dos 190 kg e as pedaleiras levemente avançadas, a Meteor possui uma boa ciclística e você consegue mudar de direção rapidamente. O torque de 2,7 kgf.m presente em baixas rotações, deixa a moto ágil para o trânsito do dia-a-dia e a altura de 76 cm do assento trás segurança para colocar o pé no chão.

 

Meteor 350 na estrada com garupa

 

Apesar do estilo estradeiro, o motor de 350cc com apenas 20 cv gerou discussão e dúvidas entre os motociclistas. Então, a melhor forma para resolver essa questão é pegar uma estrada! 

Convidei uma garupa e partimos para Santos. Com o sistema de navegação Tripper da Royal Enfield em parceria com o Google, foi fácil seguir as direções do caminho no painel da Meteor 350. Para saber como funciona, veja o vídeo:

 

 
 
 
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Na descida da serra, foi tudo tranquilo, o novo chassi de duplo berço é mais forte, rígido e durável, o que se traduz em uma fácil pilotagem e confiança para realizar curvas. 

O novo motor de 350cc não apresenta a vibração exagerada presente nos antigos monocilíndricos da Classic e Bullet 500. A construção moderna com eixo de contrabalanço, proporciona baixas vibrações e em conjunto com o escape proporciona o som característico dos motores da Royal Enfield. O tanque possui capacidade de 15 litros de combustível e na estrada fez uma média de 25km/l. 

A motocicleta apresenta um crescimento linear de velocidade e anda confortavelmente na velocidade de cruzeiro entre 90 km/h a 100 km/h. O bom torque evita o excesso de trocas de marchas, mas a velocidade máxima é limitada a 120 km/h. 

Apesar de uma baixa velocidade final, a Meteor 350 subiu a serra de Santos pela Rodovia Imigrantes de forma constante e segura, mas para manter 100 km/h é necessário forçar um pouco mais. Usando a quinta marcha, a moto subiu a serra tranquilamente a 80km/h. Por isso, tenha paciência na pilotagem e viaje sem pressa. 

Com baixas vibrações e uma boa posição de pilotagem, a Meteor é uma moto confortável. Para a garupa o banco poderia ser melhor, mas o sissy-bar (presente nas versões Stellar e Supernova) proporciona maior conforto para as costas do passageiro.

 

Preços e versões:

A Meteor 350 chega em três versões:

Meteor Fireball parte de R$17.990 + frete. Possui duas cores: amarela e vermelha.

A versão intermediária chamada de Meteor Stellar parte de R$ 18.490 + frete, disponível nas cores preto fosco, vermelho e azul.

E por fim, a Meteor Supernova com preço inicial de R$18.990 + frete e conta com tanque bicolor nas cores marrom e preto ou azul e preto. Os preços são referentes ao mês de agosto de 2021. 

As revisões seguem o plano das outras motocicletas da marca, portanto a primeira é com 500 km e as restantes são a cada 5.000km. Em consulta a concessionária da Royal Enfield São Paulo, o consultor Fábio Luís Fratucci nos informou que os valores das duas primeiras revisões da Meteor 350 são: R$ 485 e R$ 210 (valores válidos para o mês de agosto de 2021).

Além disso, a Royal Enfield conta com acessórios exclusivos para personalização da Meteor 350.

 

Conclusão

 

A Meteor 350 chega com um preço atrativo e se apresenta como uma motocicleta honesta. Sim, é possível viajar com garupa e aproveitar a estrada com conforto. Mas lembre-se, você vai andar em um velocidade média de 100km/h, portanto respeite o limite da motocicleta e aprecie mais as paisagens. 

 

Quer comprar uma motocicleta para começar no mundo das duas rodas ou deseja uma segunda motocicleta com estilo, a Meteor 350 é uma ótima escolha. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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