Pilotamos a nova R 1250 RT da BMW antes do lançamento no Brasil!
Lançamento da montadora chega com preço que pode assustar, mas oferece um pacote de mecânica e eletrônica que está muito acima do mercado.
Por Raul Sanches Nincao
Por Raul Sanches Nincao
Texto: Murillo Gomes
Test Ride: Raul Sanches Nincao
Todo grande lançamento está cercado por alta expectativa. E quando o assunto envolve uma moto extraordinária, a ansiedade sobe ainda mais. A BMW Motorrad convidou o MOTO.com.br para testar em primeira mão seu novo modelo Touring, a R 1250 RT, que já está disponível no mercado brasileiro em duas versões: a R 1250 RT Premium, que chega por R$ 165.750, e a R 1250 RT Premium Spezial, com valor de R$ 178.750.
Com a ansiedade lá em cima, pegamos a versão Premium Spezial em Campinas, no interior de São Paulo, e fomos até uma praia em São Sebastião. Nosso diretor, Raul Sanches Nincao, pilotou a moto e a Camila Carbone foi a garupa em uma viagem de pouco mais de 700 km de ida e volta. Passamos por ótimas estradas, serra e terrenos irregulares, tudo isso debaixo de chuva. Um verdadeiro teste para a moto, que foi aprovadíssima em diversos aspectos, mas pecou em algumas questões simples. Veja abaixo como foi a nossa experiência!
Trajeto e principais impressões
Partimos logo pela manhã pela Rodovia dos Bandeirantes rumo ao litoral paulista. Pegamos estrada já com uma chuva moderada, o que proporcionou a experiência de usar o modo chuva, que oferece um controle melhor da motocicleta otimizando o ABS, tração e potência que entrega na roda. Além disso, há também a opção de abaixar ou levantar o para-brisa com a moto em movimento, uma função incrivelmente útil para dias mais frios ou, como foi o caso, com chuva. A variação de altura do para-brisa deixa a R 1250 RT com características que vão de motos sport a scooters.
É preciso ressaltar que com o para-brisa erguido, sobe também o consumo da moto. Algo que, ao nosso ver, valeu a pena pela comodidade proporcionada.
A moto oferece também o Dynamic ESA, que garante uma condução mais estável e segura. O sistema regula automaticamente o amortecimento e a pré-carga das molas, dependendo das condições de pilotagem e peso, oferecendo um nível elevado de conforto e tração em diferentes superfícies. Ou seja, a função também foi aprovada em um dia de pista molhada.
O principal diferencial da R 1250 RT, segundo a própria BMW, é o sistema ShiftCam. Junto ao motor boxer bicilíndrico de 1.254 cm³ que entrega potência máxima de 136 cv a 7.750 rpm e torque de 143 Nm a 6.250 rpm, essa função oferece um controle variável de válvulas.
Testamos na prática esse novo sistema ao pegar trânsito descendo a serra para o litoral e, depois, no trecho de volta para Campinas. Ele entrega muita potência em primeira marcha em uma quantidade ideal, o que significa que ela tem a potência necessária sem ser bruta.
O ShiftCam pode ser resumido como um sistema que realiza a leitura do perfil do piloto. Se ele quer mais entrega, a moto vai oferecer com bastante segurança e de forma progressiva.
Além disso, para quem está acostumado com serra pilotando um outro estilo de moto sabe que a embreagem costuma sofrer muito nessas horas. Com a BMW R 1250 RT você controla apenas no acelerador. Ela realmente apresenta uma combinação de mecânica e eletrônica que não vemos regularmente no mundo das motos. Pode ser que você já tenha sentido até um pouco de medo ao arrancar com uma moto grande, mas a R 1250 RT faz isso na medida certa.
E por falar de moto grande, é de se esperar que ela seja bastante pesada, o que não é a realidade. Sem carga, a moto tem peso bruto de 279 kg, algo relativamente fácil de se manusear se necessário, mesmo com 2,2 metros de comprimento entre para-lamas, 1,5 metro de altura e 985 mm de largura entre espelhos.
Se o piloto quiser utilizar a moto em um modo mais esportivo, ela também vai entregar muita eficiência. Por ter rodado em um trecho de serra, passamos por várias curvas acentuadas e a moto se demonstrou muito fácil de ser guiada. Houve um momento em que precisamos acionar o freio de forma brusca por conta de um motorista que atravessou a pista. Apesar do susto, ela se comportou de forma muito segura. Se fosse uma moto realmente esportiva, a chance de ir ao chão era bem alta.
O espaço do baú é semelhante ao de outras motos desse estilo, apesar disso, ainda é pequeno. São 10 kg de cada lado, o que pode ser pouco para uma viagem de longa duração.
Algo que chamou a atenção foi que já estamos acostumados a lidar com baús que enchem de água em dias de chuva. Durante o teste não entrou nada de água ou areia, mesmo com chuva e circulando pela orla da praia.
Em determinado ponto da viagem desviamos do caminho e passamos por um trecho com areia, paralelepipedo e terra. Por ser alta, ela passou tranquilamente por todos esses terrenos e correspondeu muito bem. Mesmo tendo uma altura elevada, o banco é mais baixo, o que também facilita o controle do piloto.
Para quem estava na garupa, a moto também se mostrou bastante confortável em relação ao banco e à altura do para-brisa, que cortou o vento completamente, e ao controle da trepidação. Apesar disso, a posição para uma longa viagem deixou a desejar, talvez pela falta de um top case que servisse como encosto.
O ponto negativo ficou para uso do bluetooth, um item presente nas duas versões. Apesar de possuir a função, ninguém sabe ao certo como ativá-lo sem precisar de um cabo direto entre a moto e o smartphone. Perdemos cerca de 1 hora antes de iniciar a viagem tentando fazê-lo funcionar. Acabamos desistindo e utilizando apenas o som, que não funcionou bem na serra pela falta de sinal.
O preço das duas versões da BMW R 1250 RT pode assustar o consumidor, mas é preciso levar em consideração o atual valor do dólar e a desvalorização da nossa moeda. É difícil de imaginar que alguma moto com tamanha entrega chegue ao Brasil com um preço muito diferente.
No geral, o lançamento da BMW se destaca principalmente em conforto e segurança. A tecnologia embarcada e a forma como a montadora trabalhou mecânica e eletrônica transformam a R 1250 RT em uma moto excepcional para viagens longas e confortáveis.
Itens de série e adicionais
As duas versões da R 1250 RT contam com controle de tração dinâmico, partida sem chave, luz de posição diurna e farol pro, assistente de troca de marchas PRO, modos de pilotagem PRO, sistema de áudio, preparação para GPS, sistema de travamento central, banco com aquecimento, monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de velocidade, luz adicional em LED, sistema de alarme e rodas sports.
Além disso, dentre os itens de série estão ABS PRO, ajuste de manetes de freio e embreagem, aquecedor de manoplas, banco em dois níveis, BMW ShiftCam, malas laterais na cor da motocicleta, para-brisa com ajuste de altura, porta objetos, tomada 12V, suporte para top case e rodas de liga leve.
A versão Premium Spezial conta com todos os itens do pacote premium, além de tampa do motor e cabeçote Billet Pack Classic e banco em couro castanho, que integram o pacote chamado pela BMW de Opcional 719.
Ficha técnica
Motor |
Motor boxer bicilíndrico a quatro tempos de refrigeração ar/líquido e sistema variável de distribuição BMW ShiftCam. |
Diâmetro/curso |
102,5 mm x 76 mm |
Cilindrada |
1.254 ccm |
Potência máxima |
136 cv às 7750 rpm |
Torque máximo |
143 Nm às 6250 rpm |
Taxa de compressão |
12,5 : 1 |
Carburação/ gestão do motor |
Injeção eletrônica |
Controle de emissão de gases |
Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a norma de emissões EU-4 |
Alternator |
Trifásico de 508 W (potência nominal) |
Bateria |
12 V / 12 Ah, sem manutenção |
Embreagem |
Multidisco em banho de óleo, acionada hidraulicamente |
Caixa de velocidades |
Seis velocidades com veio de sincronização |
Transmissão secundária |
Cardã |
Quadro |
Conceito de quadro bipartido com seção principal e com a traseira aparafusada, motor autoportante. |
Suspensão dianteira |
Telelever BMW Motorrad, diâmetro das bainhas 37 mm, amortecedor central |
Suspensão traseira |
Monobraço oscilante em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor WAD (amortecimento dependente do curso), afinação hidráulica contínua da pré-carga da mola por manípulo, afinação da expansão por manípulo |
Curso dianteiro/traseiro |
120 mm / 136 mm |
Distância entre eixos |
1.485 mm |
Avanço |
116 mm |
Ângulo da coluna de direção |
64,1° |
Rodas |
Alumínio fundido |
Roda dianteira |
3,50'' x 17'' |
Roda traseira |
5,50'' x 17'' |
Pneu dianteiro |
120/70 ZR 17 |
Pneu traseiro |
180/55 ZR 17 |
Freio dianteiro |
Dois discos flutuantes, diâmetro de 320 mm, pinças radiais de quatro êmbolos |
Freio traseiro |
Disco simples, diâmetro de 276 mm, pinça flutuante de êmbolo duplo |
ABS |
ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral) |
Altura do banco |
805/825 mm (EO banco baixo: 760/780 mm; EO banco alto: 830/850 mm) |
Arco interior da perna do condutor |
1810/1850 mm (EO banco baixo: 1740/1780 mm; EO banco alto: 1875/1915) |
Tanque de Combustível |
Aprox. 25 l |
Reserva |
Aprox. 4 l |
Comprimento (entre para-lamas) |
2.222 mm |
Altura (até vidro defletor) |
Mín. 1,405 mm; máx. 1,570 mm (Style Sport: mín. 1,360 mm; máx. 1,480 mm) |
Largura (incl. espelhos) |
985 mm |
Largura (entre malas) |
990 mm |
Peso sem carga, pronto para a estrada, depósito cheio 1) |
279 kg 1) |
Peso total permitido |
505 kg |
Carga útil (com equipamento de série) |
226 kg |
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