Yamaha MT-03 ABS 2021 chega às lojas na segunda quinzena de setembro
Renovada, segunda geração da MT-03 oferece muita personalidade no design e mais tecnologia, agora alinhada a superesportiva R3
Por Gian Calabrese
Por Gian Calabrese
Quando o assunto é sobre a categoria naked, "nua" ou "pelada", em tradução livre, há muita gente que ainda confunde com motos street premium, roadsters ou até streetfighters, entre outras categorias, somente por possuírem o motor exposto - sem carenagens - e até mesmo atributos esportivos.
No entanto, fato é que as motos nakeds contam com características próprias e diferentes das categorias citadas, pois necessariamente devem ser derivadas de motos esportivas e principalmente carenadas, que para se tornarem naked precisam ser retiradas. O movimento surgiu e ganhou força nas décadas de 80 e 90, quando fãs de esportivas tinham suas carenagens danificadas e, seja pela escassez ou alto valor das peças no mercado, as retiravam totalmente agregando um guidão mais alto ao invés dos semiguidões, que por fim as tornavam melhores em dirigibilidade, conforto e agilidade nos centros urbanos.
Como exemplo de uma legítima naked, a MT-03 ABS 2021 chega renovada a fim de manter a liderança de vendas na categoria no país. Lançada na Europa ao final de 2019, aterrisa às concessionárias na segunda quinzena de setembro ostentando personalidade com um visual super moderno e as mesmas atualizações tecnológicas feitas na última geração da R3.
Personalidade "Steel Bull"
O design é o ponto que chama muita atenção no modelo que é porta de entrada para a família MT, inspirado no conceito "Steel Bull" (Touro de Aço) com desenho do tanque de combustível mais robusto, novas carenagens e aletas laterais que dão um acabamento e remetem à um conjunto mais musculoso! O para-lama dianteiro, a carenagem pontiaguda e um poderoso farol "canhão" em LED com DRL, trazem mais segurança e um ar agressivo e selvagem a menor MT.
Agora totalmente digital, o painel traz indicador de marchas e computador de bordo, além de um visual bem moderno. A suspensão agora é USD (invertida) com tubos de 37 mm de diâmetro na cor preto que lembram o estilo da MT-09.
Na traseira, novas carenagens laterais agora sem alças e uma nova posição de apoio interna para a garupa, ainda mais minimalista. Novos piscas em LED no formato esguio e horizontal e suspensão traseira retrabalhada com sete regulagens de pré-carga.
Já o conjunto formado pelo chassi e motor não mudaram, continuam o mesmo que consagraram a R3 campeã do mundo de Supersport 300, junto ao piloto espanhol Marc Garcia, oferecendo a performance, de uma superesportiva de entrada com roupagem para o dia a dia. Ou seja, chassi tubular de formato diamente e motor bilicíndrico paralelo de 321cc, capaz de gerar 42 cv a 10.750 RPM e 3,02 de torque a 9.000 RPM, com pistões de 68 mm e curso de 44,1 mm, caracterizando um motor superquadrado com diâmetro de curso bem menores que os pistões, que na prática gera mais giros e emoções, porém com mais trocas de marchas em baixas rotações e retomadas de velocidade.
A bordo da MT-03 ABS 2021
Como sempre dissemos: "As primeiras impressões são as que ficam", e para isso rodamos da capital de SP rumo ao interior, a fim de conferirmos além da sua performance urbana.
Pelas ruas e avenidas vamos direto ao assunto, é uma motocicleta muito fácil e previsível de conduzir em baixas velocidades, praticamente uma street de baixa cilindrada, com assento baixo (78 cm do solo) e leve se torna muito simples e ágil no trânsito. Entre os carros, o guidão ligeiramente estreito e com esterço de 45 graus facilitam as manobras e o motor colabora para uma tocada mansa em baixas rotações, porém com maior trocas de marchas. O maior vigor e mais intensidade vem a partir dos 5 mil a 6 mil RPM, quando se percorre a longa faixa de rotaçãoe os giros sobem rapidamente. O consumo de um motor com estas características na cidade pode variar bastante, desde os 23 km/L, à um derrubada vertiginosa para os de punhos pesados, caíndo para 18, 17...
Na cidade os freios são na medida certa, potentes mesmo com apenas um disco na dianteira, graças ao diâmetro de 298mm dos discos e pinça de excelente performante. O fato de ser um disco na dianteira contribue também com a leveza, que interfere menos na manobrabilidade ou mudanças de direção do modelo, assim como nas entradas de curvas. Falando nisso, a frente USD traz o melhor em tecnologia transferindo menos impacto ao guidão nas cidades, mais performance e precisão por onde quer passar com a roda dianteira.
Pela larga rodovia como a Rodovia Castelo Branco, o modelo traz à tona suas vantagens, quando falamos de um bicilíndrico de apenas 321 cc, com 6 mil RPM dos 10.750 disponíveis à 100 km/h, e cerca de 7.800 RPM à 120 km/h, características que aumentam o prazer na pilotagem com o motor em pleno vigor, menor vibração e sem a impressão de estarmos forçando o motor. A velocidade máxima foi de exatos 170 km/h.
A posição de pilotagem permanece a mesma, com guidão e pedaleiras a meia altura e levemente mais esortivos, ótimo posicionamento no meio urbano e na estrada, melhor ainda se for uma estrada sinuosa. Por isso, pelas curvas da Estrada dos Romeiros foi onde comprovamos os atributos esportivos e de uma legítima naked, e alí, ela oferece grande vocação para uma pilotagem mais divertida, com trocas de marchas em altos giros e que geralmente elevam os "bpms" e a experiência de pilotagem, que se torna um deleite para os que curtem uma boa dose de adrenalina!
Os pneus são os Metzeler Roadtec 01, que geralmente são desenvolvidos para oferecerem maior versatilidade proporcionam mais segurança com aquecimento rápido, boa performance no piso molhado e alta performance também nas pistas, como pudemos comprovar no lançamento da nova R3 no Circuito de Capuava, interior de São Paulo. Atualizada em relação a R3, podemos dizer que a nova MT-03 é praticamente uma esportiva "nua", e ainda melhor nas ruas e pronta para encarar o seu dia a dia. E aí qual sua predileta, com ou sem roupa?
Liderança no mercado de entrada
Um dos mais concorridos da atualidade é o mercado naked (de entrada) que não para de crescer, com vendas que passaram de 900 unidades em 2013 para 13.300 em 2019, onde seis modelos da categoria estão na disputa: a líder e com mais vendas como já dissemos é a Yamaha MT-03, seguida pela Honda CB500F, Kawasaki Z400, KTM Duke 390 e BMW G310R (Roadster), motocicletas que visam um público a fim de mais esportividade, modernidade e acabamento se comparadas as street premium, ou pequenas streetfighters, seja para o vai e vem ao trabalho, ou para passeios de fim de semana. Um público-alvo de motociclistas entre 30 e 40 anos de idade vindos de motos street que geralmente dão um próximo passo para um modelo mais sofisticado e de melhor performance. Contudo uma pergunta que não quer calar: a MT-03 é também aconselhada para ser a primeira moto ou para aqueles que voltaram ao motociclismo depois de muitos anos? Em nossa conclusão, sim. Trata-se de uma moto muito amigável e dócil, fácil condução ciclística e manuseio do motor, excelentes freios, ótima performance quando se deseja, acabamento premium e um visual mais arrebatador! Você quer mais o quê para começar?
A nova MT-03 ABS 2021 chega às concessionárias em três cores: cinza fosco, Azul metálico e preto metálico, ao preço sugerido de R$ 25.490 mil, (ante R$ 24.634 mil), com garantia de quatro anos.
Atualizações e novidades:
Design agressivo com novo para-lama dianteiro, tanque de combustível (steel bull), carenagens com entradas de ar, conjunto óptico full LED, painel multifuncional e 100% digital, apoio para garupa e suspensão traseira recalibrada.
Painel 100% digital com shift-light:
Velocímetro; conta-giros; indicador de nível de combustível; F-Trip (reserva), hodômetro total; parcial 1 e 2; medidor de temperatura; relógio; indicador de marcha; pressão de óleo; troca de óleo, consumo médio e instantâneo.
Yamaha MT03 ABS 2021:
Motor: DOHC, 8 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
Potência Máxima: 42,0 cv (10.750 rpm)
Torque máximo: 3,0 kgf.m (9.000 rpm)
Cilindros: 2
Cilindrada: 321 cc
Diâmetro x curso: 68,0 mm X 44,1 mm
Taxa de compressão: 11,2 : 1
Suspensão dianteira: USD 130 mm
Suspensão traseira: Balança traseira monocross assimétrica com 7 regulagens e curso de 125 mm
Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio ABS com disco de 298 mm
Freio traseiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio ABS com disco de 220 mm
Concorrentes e preços sugeridos:
Honda CB500F - R$ 27.976, Kawasaki Z400 - R$ 26.990 , KTM Duke 390 - R$ 26.990 e BMW G310R (Roadster) - R$ 26.750.
Confira o vídeo!
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