NMAX 160 ABS 2021: Teste completo

Modelo 2021 mudou de design, recebeu novos equipamento e está mais moderna

Por Thiago Dantas

O NMAX 160 ABS 2021 chegou às lojas no final de dezembro, mas só agora a equipe do MOTO.com.br conseguiu pegar o scooter para fazer um teste completo. Andamos 7 dias com o NMAX, pegamos estrada, cidade e muito mais, confira o que achamos do novo scooter da Yamaha

A primeira coisa a se notar é que seu design evoluiu. Inspirado no visual da MAX Series, o NMAX apresenta linhas que misturam esportividade, modernidade e sofisticação.

  
Agora o NMAX conta com sistema de pisca-alerta (Divulgação Yamaha)

O banco está com novo formato, mais anatômico e  longo, agora ele mede 826.5 mm de comprimento, o que melhorou o conforto para o piloto e garupa.  

Os faróis e lanternas agora são de LED, que entregam melhor eficiência energética e segurança para o piloto. A lanterna traseira bipartida lembra a sua irmã maior, a X-MAX 250. Além disso, as luzes de seta ganharam sistema de pisca-alerta.

 
Lanterna traseira bipartida (Divulgação Yamaha)

Ao sentar no NMAX 160 ABS já nota mais uma mudança. Agora o scooter possui Smart Key. Você só precisa estar com a chave de presença no bolso para acionar funções como partida elétrica, acesso ao porta capacete, tanque de combustível e bloqueio do guidão, trazendo maior comodidade e segurança.


Smart Key - Chave presencial (Divulgação Yamaha)

Ao olhar para o painel, percebe-se que é 100% digital e está maior que a geração anterior. Completo, ele possui hodômetro total e dois hodômetros parciais, relógio, computador de bordo que indica o consumo instantâneo de combustível, nível de carga da bateria, temperatura do motor e indicador V-BELT de troca da correia do CVT (Continuosly Variable Transmission), entre outros. 

A nova geração do NMAX trouxe consigo indicadores inéditos, como indicador de temperatura do motor, indicador de modo Stop & Start, indicador de chave de presença e indicador VVA, que ao acender, informa ao piloto que o sistema VVA está em ação, entregando melhor performance. Essa indicação pode ser desativada no painel sem influenciar o funcionamento do VVA.

 
Painel completo - Yamaha NMAX 160 2021 (Divulgação Yamaha)

E agora você acessa todas as funções do painel sem tirar a mão do guidão, apenas utilizando um botão no punho esquerdo que garante maior comodidade e segurança.

O Novo NMAX 160 conta com a segunda geração do sistema Stop & Start que desliga o motor em apenas 1,5 segundos ao parar em um farol, por exemplo ,auxiliando na redução do consumo de combustível. E para ligar o motor é só acelerar, já que ele possui um sistema de partida rápida sem alterar a vida útil da bateria. Caso você não se adapte ao sistema Stop & Start, ele pode ser desligado. 

 Falando em combustível, o NMAX teve a capacidade do tanque aumentada em 7%, agora ele conta com um volume de  7,1 litros para gasolina, que proporciona cerca de 250 km de autonomia. 

Logo que você imagina um scooter, a primeira coisa que vem à cabeça é a facilidade do câmbio CVT e os porta-objetos, que facilitam o dia-a-dia.O NMAX conta com um porta capacete embaixo do banco com capacidade de 25 litros, capaz de abrigar um capacete integral tamanho grande. Além disso, ele também tem dois porta-objetos fechados, sendo que o porta-objeto do lado esquerdo contém uma tomada 12v. 

 
Porta-objeto do NMAX facilita a condução diária (Divulgação Yamaha)

O motor é totalmente novo e o mais forte de sua categoria, gerando a potência máxima de 15,4cv a 8.000 rpm, garantindo a melhor relação peso/potência da categoria, com 8,5kg/cv. Já o torque máximo, é de 1,4 a 6.500 rpm.

Para alinhar força e economia de combustível, o NMAX 160 possui o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável das 2 válvulas de admissão. Com esse sistema é possível ter um ótimo torque em baixa e respostas contundentes em alta rotação, determinando o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga. Dessa forma é possível o NMAX 160 ABS ser rápido e econômico ao mesmo tempo.

No modelo 2021 do NMAX 160, seu chassi se tornou mais rígido e recebeu um novo desenho, que garante maior estabilidade e juntamente com as suspensões recalibradas ajuda no conforto da pilotagem. 

As rodas são de liga de alumínio e têm 13 polegadas de diâmetro e são calçadas com pneus sem câmara (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira) e contam com ABS nas duas rodas. 

O Novo Nmax ABS 160 conta com garantia de 4 anos e revisão de preço fixo. Você pode escolher entre três cores disponíveis: o azul metálico (Navy Blue), o preto fosco (Midnight Black) e o branco (Sports White), e o preço público sugerido de R$ 14.990 + frete.

 Sua NMAX está aqui no MOTO.com.br, confira!

Conclusão:

 

 O novo NMAX 160 ABS 2021 evoluiu da geração anterior, pontos como, a potência do motor que entrega mais agilidade no trânsito da cidade e até consegue pegar uma estrada com certa desenvoltura. A comodidade que o porta-objeto com tomada 12v e o espaço generoso embaixo do banco, aliados ao câmbio CVT facilita a vida do motociclista na cidade.

Com um design esportivo e bonito em comparação a geração anterior, o NMAX 160 ABS chama atenção por onde passa. Uma pena que a suspensão dianteira ainda pode melhorar, na questão do conforto.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br