Gas Gas EC250 2T injetada foi a grande novidade da linha 2021 da marca

Fomos ao lançamento da linha 2021 da Gas Gas. A Grande novidade é a moto 2 tempos injetada. Confira nosso teste!

Por Thiago Dantas

Fomos até a Serra da Mantiqueira, na região rural de São Bento do Sapucaí, conferir de perto os novos modelos Gas Gas que acabaram de chegar ao Brasil. Na ocasião, a convite da revenda Silveira Gas Gas, pudemos testar dois modelos: EC 350F e a grande novidade da marca para o Brasil, EC250 2T com injeção eletrônica. Ainda conhecemos os modelos de motocross: MC 65, MC85, MC125 com motorização 2 tempos e as MC250F e MC450F de 4 tempos. Já na linha enduro, além das já faladas EC 250 2T e  EC 350F, a marca apresentou seu outro modelo de 250cc, porém com motor de 4 tempos, EC 250F. Para fechar, ainda tivemos contato com o modelo de trial, a TXT 300.

Em 2020 foi amplamente divulgado pela mídia que a empresa espanhola montaria uma fábrica aqui no Brasil, ainda neste ano de 2021. Porém, enquanto as motos não são montadas por aqui, elas são trazidas com exclusividade pela importadora WM Racing, situada em Teresina no Piauí e distribuídas através de seus representantes pelo país.

EC250 2T injetada

Não é segredo para ninguém que o nosso combustível tem uma baixa qualidade. E não bastasse a mistura de álcool, que vira e mexe fazem alterações na porcentagem, ainda existem os famosos combustíveis "batizados". Isso se torna um grande desafio para os engenheiros, sobretudo quando se trata de motores de dois tempos, que não tinham injeção eletrônica até pouco tempo atrás.

A Gas Gas não é a primeira a trazer essa novidade. Já em 2017, a importadora Power Husq, responsável pelas Husqvarnas aqui no Brasil, já trouxe modelos de dois tempos injetadas. No entanto, à época, preocupados com a durabilidade e eficiência do motor, para que a matriz liberasse novos lotes, os representantes da marca tiveram que mostrar que tinham estrutura para uma manutenção e que conseguiriam acertar as injeções para o tipo de combustível nosso.

Chegamos curiosos para o teste e depois de um dia inteiro andando, posso afirmar que em nenhum momento senti alguma perda de potência ou falha. A força é imediata, natural nas motos de dois tempos e se bobear, o piloto perde a moto. As suspensões WP, cumprem o que prometem, fazendo uma boa leitura do terreno, garantindo uma pilotagem mais segura. Claro, que ajustes sempre são bem vindos e um bom acerto da moto para o piloto, pode fazer ainda mais diferença. 

Ainda é cedo para falar se esses modelos TPI irão se manter em perfeito funcionamento, mas é o que torcemos, afinal quem não quer uma máquina de dois tempos cerca de 40% mais econômica e com a possibilidade de ajustes que o sistema de injeção eletrônica permite. Neste modelo, por exemplo, andamos com uma configuração própria para o Hard Enduro, priorizando um maior torque em baixas rotações. Porém, ainda existem outras duas opções de configuração de mapas, feitos na hora da ativação da motocicleta.

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DNA KTM

Recentemente a KTM comprou parte da Gas Gas, principalmente de olho na tecnologia das motos elétricas e modelos de trial. Com esta união, a fabricante austríaca adotou a mesma postura que já havia feito com a Husqvarna. Alterou alguns componentes, visando posicionamento de preços, mas introduziu suas principais características nas vermelhas espanholas.

Quadro, subframe, suspensões, eletrônica e motorização são as mesmas das KTM. E isso garante uma ciclística já reconhecida por muitos. Fora isso, diferente da KTM, as Gas Gas vem com link, ao invés do sistema PDS, a mesa também difere de sua irmã e os freios, em alguns modelos, saem os tradicionais Brembo e entram os modelos da fabricante espanhola, Braktec.  

O que achamos?

Somos apaixonados por motos e a vontade é de andar em todas as opções apresentadas, porém andamos apenas nos modelos de enduro, EC 350F e EC 250 2T. Alternamos entre uma e outra durante o dia inteiro de testes em um circuito montado em meio aos parreirais da vinícola Villa Sta Maria.

A EC 250 de dois tempos injetada se saiu bem, sinal de que acertaram sua injeção para os combustíveis tupiniquins. Claro que em uma tarde não é possível ter certeza, mas em breve faremos novos testes com esse modelo, buscando secar vários tanques de combustível.

Arisca como uma dois tempos deve ser e com força que impressiona. Foi difícil me convencer de que eu não estava com uma 300cc. Certo que elas têm suas diferenças, mas perde aquele que acredita ser a 250cc uma moto fraca e voltada para iniciantes.

Com peso praticamente igual às demais, com uma variação muito pequena, a escolha entre uma moto e outra fica a cargo de qual modalidade ou estilo do piloto. Certamente eu iria de EC 350F. Escolha pessoal. Gosto da tocada das 4 tempos e uso e abuso do seu freio motor. Essa máquina espanhola de 350cc é uma delícia de andar. Com uma aceleração progressiva, basta abrir todo o acelerador que a entrega de potência denuncia que o trem é bruto!  

As novas Gas Gas chegam para aquecer o mercado. Sobretudo, quando as mesmas forem montadas aqui no país. Afinal, quanto mais moto nova, mais o mercado se beneficia como um todo. Das usadas, as peças de reposição. Dos mecânicos às revendas. E nós, claro! Que teremos ainda mais opção de diversão. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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