Ninja 650: Emoção em doses diárias

Continuando a apresentação da família 650 da Kawasaki. O China apresenta a famosa esportiva Ninja

Por Thiago Dantas

Na série de vídeos sobre a família 650 da Kawasaki, o China já apresentou a Versys 650, a Z650 e agora ele nos apresenta a famosa Ninja 650. 

Lançada em Japão em 2006 como RN6 N e RN6 F, a naked e a carenada, desembarcou aqui no Brasil por volta de 2010 como RN6 N e posteriormente chegando como Ninja 650. 

A motorização 650 se enquadrou em todas as categorias da Kawasaki. Por isso, como o restante da família 650 a Ninja também possui a embreagem deslizante, o corpo de injeção com duas borboletas e 36mm e o painel em TFT, que é o mesmo da Kawasaki Z650.

O que muda é a parte ciclística da Ninja 650, que conta com: ângulo de caster 25º, ângulo trail 100 mm e 1,41 cm de entre eixos. Por esses números, percebe-se que a Ninja foi projetada para buscar velocidade, seja na estrada ou na pista. Diferente da Z650 que é mais ágil nos movimentos para circular na cidade. 

O guidão fica sobre a mesa, diferente das suas irmãs maiores que o guidão fica mais rebaixado, próximo as bengalas. Por isso, a Ninja 650 tem maior conforto, pois não sobrecarrega os braços e pulsos. 

Para buscar velocidade máxima a Ninja utiliza o aperfeiçoamento aerodinâmico, por isso, os espelhos podem ser rebatidos no track day e a famosa balança asa de gaivota com a suspensão back-link horizontal na região central, permite que o escapamento fique embaixo da moto, ajudando rebaixar o centro de gravidade e melhorar a aerodinâmica.  

Quer comprar uma Ninja 650? Confira nossos classificados, clique aqui.

O motor bicilíndrico paralelo de 649 cc gera 68 cv a 8.000 rpm e entrega uma rápida e responsiva performance a partir de média rotação.

Em relação ao consumo, vai depender da sua mão. Se ficar em uma pegada de 100 - 120 km/h ela chega a fazer uma média 20 km/l, mas caso você pedir aceleração e tentar chegar no top speed, a Ninja 650 vai consumir bem, podendo diminuir para até 10km/l. Tudo vai depender do seu estilo de direção. 

A Ninja 650 conta com freios ABS com disco duplo de pétalas de 300 mm na dianteira, o desenho de pétala auxilia na dispersão do calor, e um disco simples de 220 mm na traseira. O aro de 17 polegadas é calçado com pneu Dunlop Sportmax Roadsport 2.

O Painel é em TFT totalmente digital de 4,3 polegadas com ajuste automático de brilho para se adequar à luz disponível.

As funções de exibição incluem: velocímetro digital, tacômetro digital tipo barra, indicador de posição de marcha, lâmpada de mudança, medidor de combustível, hodômetro, medidores de percurso duplo, consumo atual e médio de combustível, velocidade média, tempo total, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio, tensão bateria, lembrete de serviço Kawasaki, lembrete de troca de óleo e o Indicador de condução econômica Kawasaki.

 Por fim, a Ninja 650 entrega emoção em doses diárias até nos pequenos passeios, mas seu habitat é nas pistas de track day. 

 

Sobre o nome Ninja

A fama da Ninja começou em 1984 quando ainda se chamava GPz 900, foi esse modelo que o ator Tom Cruise pilotou no filme Top Gun. Com o enorme sucesso do filme, a motocicleta esportiva que participou de diversas perseguições virou objeto de grande desejo.

Por uma ideia do pessoal de marketing da Kawasaki dos Estados Unidos, resolveram alterar o nome de GPz 900, como era conhecida no Japão, para Ninja. E o nome pegou. Desde então, o nome Ninja é facilmente relacionado para moto esportiva carenada. 












Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br