Kawasaki Z400 é evolução na entrada da família naked da fabricante

Modelo compartilha não somente plataforma com a Ninja 400, mas também os pontos positivos; confira as primeiras impressões sobre a motocicleta

Por Gabriel Carvalho

Anunciada no Brasil no final de julho, a Kawasaki Z400 chegou às concessionárias da marca na segunda quinzena de agosto. Uma das novidades aguardadas para este ano, a naked é a aposta da Kawasaki para brigar pelas vendas no segmento com a Yamaha MT-03. 

Durante o Festival Duas Rodas, realizado entre 29 de agosto e 1º de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a fabricante realizou a apresentação oficial da naked que passa a ser a porta de entrada da família Z, substituindo a Z300 – ainda há unidades zero quilômetro da Z300 nas concessionárias, mas a moto já não é mais produzida. 

Tomando como base a plataforma da Ninja 400, que chegou ao Brasil no ano passado, a Z400 traz melhorias em desempenho e segurança, além de estar mais leve (167 contra 170 quilos da Z300). No primeiro dia de Festival o MOTO.com.br teve a oportunidade de acelerar a Z400 em Interlagos e traz as primeiras impressões sobre a nova naked. 


Foto: Renato Durães/Kawasaki

Veloz e ágil 

No ambiente mais apropriado para ver do que a Z400 é capaz, saímos dos boxes de Interlagos para percorrer algumas voltas no traçado de 4.309 metros – levemente modificado para a realização do festival com a colocação de cones para criar chicanes nos pontos de maior velocidade e a utilização da já existente chicane na curva do Café, um dos trechos mais perigosos do traçado. 

Pneus aquecidos e ambientação com a pista feita, chegou a hora de acelerar. Tendo as voltas com a Ninja 400 no circuito do Haras Tuiuti no lançamento da esportiva como base, esperava-se uma moto bastante ágil e com um motor que apresenta desempenho suficiente para velocidades significativamente superiores aos 120 km/h permitidos como velocidade máxima nas rodovias brasileiras. 

As expectativas se confirmam após as primeiras voltas no tradicional traçado paulistano. Os bons 48 cv de potência a 10 mil giros e 3,9 kgf.m a 8 mil giros do bicilíndrico de 399 cm³ são suficientes para permitir uma condução divertida em Interlagos, que tem a maior prova de fogo para o conjunto na subida da reta dos boxes. Mesmo utilizando a chicane na Curva do Café, o velocímetro marca mais de 170 km/h antes da freada para o ‘S’ do Senna com boa margem de segurança. 

A Kawasaki que você procura está aqui e a hora é agora!

No trecho mais travado, que começa na forte freada depois do Laranjinha e vai até o modificado Bico de Pato – a organização do Festival não utilizou o traçado original no trecho, também pensando na segurança. As mudanças de direção são feitas sem muito esforço e a Z400 passa confiança nas curvas, permitindo ao piloto carregar boa velocidade no contorno delas. 

Nas freadas, o disco dianteiro semi-flutuante de 310 mm dá conta do recado e permite reduzir a velocidade da Z400 com segurança. O conjunto de suspensão, formado por garfo convencional na dianteira e a balança monoamortecida com ajuste de pré-carga de mola, tem um acerto intermediário entre esportividade e conforto, o que deve agradar ao público-alvo da motocicleta. 

As trocas de marcha, assim como na Ninja 400, são suaves. Ponto para a embreagem assistida e deslizante, que torna o acionamento do manete mais leve – quando se pensa no uso urbano e diário da moto, o menor esforço nas constantes trocas de marcha pode ser uma vantagem a longo prazo. 


Foto: Renato Durães/Kawasaki

Considerações finais 

Como o teste foi realizado na pista e completamos poucas voltas, o consumo de combustível não foi aferido. Se a Z400 seguir o ritmo da Ninja 400, a média deve ficar na faixa de 22 km/l na cidade e 26 km/l em rodovia – lembrando sempre que muitos fatores influenciam na média, como o modo como o piloto conduz a moto e o peso do motociclista. 

O preço sugerido da Kawasaki Z400 é de R$ 22.990, um pouco acima da principal rival, a Yamaha MT-03, que tem preço sugerido de R$ 22.290. A moto da Yamaha, porém, é menos potente e tem menos torque (42 cv a 10.750 giros e 3,01 kgf.m a 9 mil giros). 

A Kawasaki Z400 tem a missão de elevar as vendas da fabricante no segmento – a meta da marca é que o modelo seja um dos mais comercializados entre as motos naked. Só o tempo dirá se a moto será capaz de incomodar a MT-03, que hoje abocanha mais de 32% das vendas, segundo os números da Fenabrave, mas o potencial existe. 

Ficha técnica Kawasaki Z400:

DIMENSÕES  

 

 

Comprimento total 

1.990 mm 

Largura total 

800 mm 

Altura total 

1.055 mm 

Distância entreeixos 

1.370 mm 

Altura do solo 

145 mm 

Altura do assento 

785 mm 

Peso (ordem de marcha)  

167 kg  

Capacidade do tanque 

14 litros 

 

 

PERFORMANCE 

 

 

Potência máxima 

48 cv / 10.000 rpm 

 

 

 

 

 

 

Torque máximo 

{3.9 kgf.m} / 8.000 rpm 

 

 

MOTOR 

 

 

Tipo 

Bicilíndrico, DOHC, 4 válvulas 

Diâmetro x curso 

70,0 x 51,8  mm 

Deslocamento 

399 cm3 

Taxa de compressão 

11,5:1 

Alimentação 

Injeção eletrônica (32 mm x 2) 

 

 

TRANSMISSÃO 

 

 

Transmissão final 

Corrente 

Número de marchas 

6 velocidades 

Relação de marcha: 1ª 

2,929 (41/14) 

          2ª 

2,056 (37/18) 

          3ª 

1,619 (34/21) 

          4ª 

1,333 (32/24) 

          5ª 

1,154 (30/26) 

          6ª 

1.037 (28/27)  

Relação de redução primária 

2.219 (71/32) 

Relação de redução final 

2.929 (41/14)  

 

 

CHASSI 

 

 

Tipo 

Treliça, aço de alta resistência 

Suspensão:   Dianteira 

Garfo telescópico de 41 mm  

 

 

                 

 

                            Traseira 

Amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link 

 

 

 

120 mm 

Curso:                  Dianteira 

130 mm 

Traseira 

24,5° 

Cáster 

92 mm 

Trail 

35°/35° 

Ângulo de esterçamento (esq./dir.) 

110/70R17 M/C 54H 

Pneus:          Dianteiro

150/60R17 M/C 66H 

                          Traseiro 

Disco semi-flutuante de 310 mm  

Freios:         Dianteiro 

Pinça de dois pistões 

 

 

                           Traseiro 

Disco de 220 mm  
 

Pinça de dois pistões 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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