Colocamos a Yamaha MT-03 no dinamômetro - Teste Completo

O modelo 2021 está cheio de novidades. O destaque fica para o conjunto de farol full LED, no melhor estilo "Transformers"

Por Thiago Dantas

Texto: Gustavo Narciso

Testamos com a nova MT-03 2021. Esta nova geração, que já estava disponível na rede Yamaha desde o final do ano passado e desde que foi lançada, é líder de vendas em seu segmento.

As principais novidades deste modelo foram as novas suspensões dianteiras, agora invertidas, conjunto óptico full led, o painel que é todo em LCD e claro, seu design, que está ainda mais agressivo, seguindo o DNA da família Monster Of Tork.

Suspensão dianteira

Falando sobre as principais alterações, gostaria de começar pela suspensão dianteira upside down. 

O que de fato muda de uma para outra? Explicando de uma maneira bem simples, uma suspensão tradicional é fixada pelo tubo interno, uma peça menos rígida que o tubo externo e por isso, mais suscetível a torções em frenagens e curvas. Claro que isso não é perceptível ao usuário comum no dia dia, mas não é porque não é perceptível, que não acontece. Outro detalhe importante: geralmente, a genética de uma suspensão invertida, é melhor. Ou seja, os componentes internos e sua mecânica, são superiores às convencionais. 

Seguindo uma tendência, a MT-03 2021 agora vem com painel totalmente digital, diferente da versão anterior, em que o seu conta-giros ainda era analógico. 

Algumas das informações que seu painel traz são o indicador de combustível, indicador de marcha, indicador de consumo instantâneo e médio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento. Nele ainda estão, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em um modelo com apelo esportivo esportivo. 

Mas o que mais mudou mesmo foi seu design. Essa nova geração ganhou conjunto FULL LED e uma nova cara, com pequeno canhão de led direcionais e luzes diurnas ainda mais marcantes, garantindo um visual parecido com um predador. Sem dúvida, essas alterações garantem maior segurança ao piloto, uma vez que o led garante uma eficiência energética maior, tornando a pilotagem noturna mais confiável e facilitando ser visto no trânsito, mesmo durante o dia.

Seguindo o conceito Stell Bull, ou touro de aço em portugues, que é esse estilo musculoso, seu tanque agora é mais largo, ligeiramente mais baixo e com novas entradas de ar, garantindo assim um melhor encaixe das pernas. Isso a torna ainda mais segura ao pilotar, sobretudo na hora de abraçá-la com as pernas nas curvas. Apesar de aparentar, o volume continua o mesmo, com capacidade de 14 litros de combustível. 

A MT-03 é a única do segmento que possui 4 anos de garantia. Ela. conta também com revisão programada e preço fixo. Você tem acesso ao link da tabela aqui

Líder de vendas desde seu lançamento, em 2006, esta naked de 320cc conta com um mercado aquecido também para as usadas. Você pode conferir, clicando aqui. 

Meu amigo Rafael, da Corretora Cadenza de Campinas, fez uma cotação de seguro para ela. Houve uma variação muito grande entre as seguradoras, mas chegamos a um preço mínimo de aproximadamente 1000,00 com cobertura total. Claro que uma cotação pode variar muito de acordo com o perfil do solicitante.

Motorização e consumo

Se tem um tema que levanta muita polêmica na internet, esse é o consumo. Muitos relatam que a MT-03 tem um consumo parecido com motos de maior cilindradas. Mas antes, quero falar primeiro sobre a motorização.

Com um motor bicilíndrico de alta performance, o mesmo utilizado na YZF-R3 no mundial de Superbike, desde os primeiros metros você sente que está em uma moto nervosinha. Em baixíssimas rotações é possível sentir que ela pede um pouquinho mais de giro. Mas é quando abre o acelerador que nota-se os seus 42cv e 3Kg de torque.

Em alta rotação o som dela é gostoso, mesmo com o silenciador é possível ouvir o ronco gerado pelos dois pistões forjados trabalhando em linha. 

Acredito que esse seja o grande motivo pelo alto consumo. Eu mesmo, a toda saída para teste durante essa semana, me senti tentado a sempre extrair o máximo do acelerador, jogando a média para exatos 17km/l. Porém, conversei com muitos proprietários que relataram fazer médias superiores a 24km/l. Foi então o que fiz, domei meu instinto e segurei a mão, conseguindo garantir uma média de incríveis 26km/l. Mas adianto, acho pouco provável muitos conseguirem isso.

Falando ainda em potência, levamos a MT03 para um dinamômetro, onde vimos qual o seu top speed. Confira no vídeo. 

Cores e preço

A nova MT-03 está disponível em três opções de cores: o cinza fosco (Ice Fluo), o azul metálico (Racing Blue) e o preto metálico (Midinight Black). Seu preço público sugerido será de R$ 26.290,00 + frete (Para São Paulo, considerar R$ 27.259,00 + frete). Vamos deixar o link de algumas concessionárias aqui, confira aqui.

Conclusão 

Gostei da moto. Creio que as mudanças nesta nova geração, serão suficientes para mantê-la na liderança entre as demais do seu segmento. 

Particularmente, se fosse para pedir algo para Yamaha, não seria muita coisa. Pediria matetes com ajustes, uma tomada 22v, smart key e suspensões com regulagens para melhor acerto.  

No mais, achei ela ágil e nervosinha. Fácil de guiar. Seu chassi, estilo diamond, onde o motor faz parte do quadro, garante alguns kg a menos, deixando-a com 169 kg em ordem de marcha. E claro, todas as versões vêm equipadas com freios abs nas duas rodas, trazendo ainda mais segurança.

Certamente essa naked é ideal para cidade e tem potência para pequenas viagens, porém não oferece conforto para muitas horas de estrada. E apesar de não ser exatamente a proposta dela, eu me divertiria muito em track days, principalmente em kartódormos.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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