CBR 250R: Uma pequena esportiva para você se diferenciar

Projeto da nova esportiva da Honda aposta no conforto e agilidade como opção para o uso diário

Por Paulo Souza

Paulo Souza

A Honda apresentou mundialmente em 2010 a CBR 250R. No Brasil a novidade foi apresentada No último Salão Duas Rodas e encantou o público com o seu belo design. Importada da Tailândia esta pequena esportiva chegou em duas versões e opções de cores para o mercado brasileiro: preta e o tradicional tricolor racing (azul, branca e vermelha) na versão standard; e com freios C-ABS somente no modelo tricolor.

Com o domínio de vendas no Brasil, cerca de 80% do mercado, a Honda lançou a CBR 250R para o segmento das pequenas esportivas, onde a Kawasaki Ninja 250 domina desde 2009. Embora seja uma esportiva monocilíndrica, a motocicleta vem com sua própria proposta para entrar na briga com suas concorrentes.

Chamativa e atraente a pequena esportiva da Honda chamou a atenção por onde passou. Nos faróis, no posto de combustível, nos estacionamentos e em todo lugar por onde passei com a CBR 250R alguém me fez uma pergunta diferente. - Essa não é a nova esportiva da Honda, a 250? - O que você está achando da motocicleta? - Esta aí anda mais que a CB 300R? Essas e outras perguntas estão respondidas abaixo.

Com um design semelhante às grandes esportivas da marca, a CBR 250R, parece não ter apenas 250 cilindradas, ela foi projetada para ser uma superesportiva de acesso e também uma opção para o dia a dia. A escolha de um motor monocilíndrico é justamente para isso, oferecer boas respostas em baixas velocidades e retomadas.

Andando com a CBR no trânsito, podemos comprovar essa proposta. Em baixas rotações a moto se mostra muito bem, seu torque de 2,34 a 7000 kg/f é o maior entre as concorrentes, facilitando a pilotagem sem necessitar trocas constantes de marcha. Seu motor possui 26,4 cv a 8.500 rpm, é muito potente e responde bem. Quando precisamos de força para fazer alguma ultrapassagem, basta reduzir uma marcha e acelerar para sentir sua resposta.

Além disso, o seu câmbio é muito macio e possui seis marchas, o que dá um fôlego a mais quando o motor está com giros mais elevados. A posição de pilotagem desta pequena esportiva não é radical como nas de maiores cilindradas, tornando a moto confortável para o uso diário. É possível andar o dia todo sem se cansar. Parece mais com uma street com carenagem.

Sua ciclística é muito boa e a moto é fácil de pilotar, acredito que irá despertar a vontade também nas mulheres que buscam uma moto como opção no trânsito. A motocicleta é leve, possui 161 quilos em ordem de marcha bem distribuídos. É o modelo mais leve entre todas suas concorrentes da categoria.

Embora seja uma moto fácil de pilotar e boa para o trânsito, devemos tomar cuidado com os retrovisores, que podem trombar com os dos carros em corredores, pois são presos a carenagem e não viram com o guidão. Entretanto, o ângulo de visão dos retrovisores é muito eficiente, abordando um grande espaço e transmitindo uma sensação maior de segurança.

O tanque de combustível da CBR 250R é pequeno, possui capacidade de 13 litros apenas. Porém, o seu consumo é muito baixo, faz pouco mais de 25 km/litro dentro da cidade, o que gera autonomia de mais de 320 quilômetros.

O modelo testado foi a versão completa com o sistema de freios ABS. Seu uso tanto no perímetro urbano quanto na estrada foi acima do esperado. A frenagem da CBR é excelente com este sistema de freios. Na hora de uma frenagem de emergência ela corresponde rapidamente sem deixar o piloto perder o controle. Opinião pessoal, todas as motocicletas deveriam vir com um sistema eficiente como os de ABS, o que melhoraria muito a segurança no trânsito.

Muitas pessoas perguntam sobre a diferença entre o seu motor e o da CB 300R. Embora o da esportiva seja menor, possui de longe muito mais tecnologia. Apesar de ambos serem do tipo DOHC monocilíndrico, a CB 300 possui motor convencional, ou seja, cada válvula de comando aciona uma válvula de admissão e uma de escape, enquanto na CBR, o comando é sob balancins roletados com duplo comando de válvulas, que traz muita suavidade ao seu funcionamento.

Outro detalhe que as diferem é o propulsor, com arrefecimento a ar na CB 300 e líquido na CBR, que dá mais eficiência ao motor, pois possui menos perda com dissipação de calor. Além do cambio de seis marchas na esportiva, contra cinco na 300R. A bolha e a carenagem frontal da pequena esportiva cortam o vento e também favorece para a velocidade final.

Por ser um modelo de produção mundial, a CBR 250R chegou ao Brasil por importação. Seu preço sugerido é de R$ 15.490 na versão Standard e R$ 17.990 com ABS. Dependendo da aceitação do público e do número de vendas da motocicleta, acredito que o modelo poderá ser produzido no país, reduzindo um pouco o seu valor.

O jornalista usou nos testes jaqueta e calça Race Tech, capacete Joe Rocket, botas e luvas Tutto Moto.

Kit de peças
Filtro de óleo: R$ 32,23
Filtro de ar: R$ 45,96
Pastilha dianteira: R$ 230,19
Pastilha traseira: R$ 76,86
Lâmpada do farol: R$ 159,71
Pneu dianteiro original: R$ 257,45
Pneu traseiro original: R$ 362,94
Kit relação: (coroa, corrente e pinhão) R$ 358,86
OBS: Preço público sugerido da peças da CBR 250R (versão ABS)

Serviço
Cotação de Seguro (*)
A vista R$ 3.769,70
Franquia R$ 2.695,00

(*) Perfil médio: Homen, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).

Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Ficha técnica
Motor: DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, refrigeração líquida           
Cilindrada: 249,6 cm³
Potência máxima: 26,4cv a 8.500rpm          
Torque máximo: 2,34kgf.m a 7.000rpm
Tipo de chassi:    Diamond frame   
Comprimento x largura x altura: 2.030 x 720 x 1.127mm
Sistema de alimentação: Injeção eletrônica PGM-FI    
Pneu dianteiro: 110/70 – 17M/C 54S
Pneu Traseiro: 140/70 – 17M/C 66S
Peso seco: 150kg (Standard) 154kg (C-ABS)
Transmissão: 6 velocidades          
Cores: Azul metálico e preto (Standard) Azul metálico (C-ABS)
Sistema de partida: Elétrica    
Capacidade do tanque: 13 litros         
Preço: R$ 15.490,00 (Standard) R$ 17.990,00 (C-ABS)

Fotos: Leandro Lodo


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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