Sportster 1200 Custom: uma Harley com força e visual encorpado

Uma verdadeira cruiser equipada com a força do motor Evolution de 1200 cm3 somada a um design imponente

Por Leandro Lodo

Leandro Lodo

A chegada oficial da Harley-Davidson no Brasil em 2011 foi comemorada com muita euforia entre os fãs da marca norte-americana, que já conquistou milhões de adeptos e espalha seguidores por todo o mundo.

Muitas foram as novidades do último Salão Duas Rodas, entre elas estava a Sportster 1200 Custom, uma verdadeira cruiser equipada com a força do motor Evolution de 1200 cm3 somada a um encorpado visual, características essenciais para muitos dos apaixonados pelas motocicletas custom.

Estilo autêntico

Difícil não reparar no estilo autêntico da Sportster 1200 Custom, começando pela dianteira já podemos notar um design frontal imponente, principalmente por conta de seu “tronculento” pneu e da roda de alumínio com cinco raios. O pneu dianteiro tem medida de 130/90, muito semelhante a do pneu traseiro 150/80.

Detalhes cromados é o que não falta para essa motocicleta, farol, painel, partes do motor, guidão e mesa, retrovisores, bengalas, suspensão traseira, e muitos outros detalhes receberam um banho de cromo. Com destaque especial para as rodas repletas de cromo brilhante que marcam os olhos dos admiradores onde quer que vá.

Ser reconhecido em cima da Sportster 1200 Custom fica fácil, seja de dia ou durante a noite. Outro diferencial nessa motocicleta é a nova lanterna traseira em LED, que acompanha perfeitamente os contornos do pára-lama.

Herança de família

Dotada de um motor Evolution, essa máquina tem um torque de quase 9 kgf.m a 3500 rpm, o que significa bastante força nas arrancadas e ultrapassagens. Esse tipo de motor é conhecido pelos fãs como Blockhead e foi instalado pela primeira vez em uma motocicleta Harley-Davidson em 1984. Essa herança de família preserva a durabilidade e a confiabilidade tradicional da marca.

O motor Evolution de 1200 cm3 possui cabeçotes e cilindros de alumínio, que aliviam o peso total da motocicleta e elevam a eficiência da refrigeração, uma vez que esta é feita a ar. Das bordas clássicas das aletas de refrigeração usinadas às capas das varetas que destacam o V-Twin, esse clássico motor é uma verdadeira jóia usinada em metal.

Ciclística e exclusividade

Apesar de cada motocicleta Harley-Davidson ser diferente da outra, a ciclística da Sportster 1200 Custom mantém todas as características exclusivas da marca: conjunto de suspensão rígido, confortável assento e pedaleiras avançadas. Porém é preciso ser cauteloso em curvas sinuosas, ou as pedaleiras podem raspar.

Confortável para o piloto, mas apenas para o piloto, a 1200 Custom possui um assento duplo de peça única que poderá levar ao fim qualquer casamento que até então foi duradouro, detalhe que pode ser facilmente resolvido com a instalação de um kit conforto.

Quando pensamos em uma motocicleta custom, normalmente nos vêem a cabeça uma longa reta cercada por paisagens maravilhosas, realmente esse é o cenário perfeito para a Sportster 1200 Custom, mas se engana quem pensa que ela não combina com o ambiente urbano. O seu guidão estilo pull-back permite que passemos entre os carros com bastante facilidade.

Tecnologia camuflada

O Design minimalista esconde a tecnologia que está por trás da Sportster 1200 Custom. Toda parte eletrônica foi cuidadosamente camuflada, até mesmo o único botão que permite o ajuste do relógio e acesso ao hodômetro total e parciais é escondido atrás do painel.

Com poucos controles de mão, as setas indicadoras de direção estão dispostas cada uma em um lado do guidão e desligam-se automaticamente de acordo com a velocidade e o ângulo da motocicleta, porém permanecem ligadas quando o ângulo de inclinação é pequeno, por exemplo, uma troca de faixa.

Além disso, há também um sistema de segurança instalado de fábrica, que permite o bloqueio automático através da tecnologia handsfree. Esse sistema ativa e desativa as funções da motocicleta de acordo com a proximidade do controle, que pode ser preso a chave de ignição. Se não fosse o sinal sonoro, você nem perceberia que há um sistema de segurança instalado.

O Veredicto

Após utilizarmos a Harley-Davidson Sportster 1200 Custom em viagens e também no perímetro urbano, chega a hora do veredicto. Ideal para viagens a 1200 Custom reúne a força de um musculoso motor a um design encorpado, criando um conjunto excepcional que favorece o uso urbano.

Seus pontos fracos como conjunto de suspensão e banco estreito do garupa, fazem parte da clássica receita que trás tantos adeptos e espalha seguidores pelo mundo todo. Além disso, o preço público sugerido de aproximadamente R$ 33.000 é um belo atrativo para quem quer ter uma Harley-Davidson na garagem de casa.

Jornalista veste: Jaqueta Cape Town Air Drystar, Calça Bregenz Drystar, Botas Alpinestars S-MX 5 e Luvas Alloy.

- Confira o vídeo teste da Harley-Davidson Sportster 1200 Custom

 

O vídeo teste da Harley-Davidson Sportster 1200 Custom do MOTO.com.br foi produzido em parceria com a produtora POST VAREJOS. Maiores informações em www.postvarejos.com.br

Ficha técnica

Motor: Evolution, Refrigerado a ar
Cilindrada: 1.202 cm³
Diâmetro do Pistão: 88,9 mm
Curso do Pistão: 96,8 mm
Relação de Compressão: 0.417
Sistema de Alimentação de Combustível: Injeção eletrônica (ESPFI)
Transmissão: Primária Corrente, 6 marchas
Comprimento: 2.215 mm
Altura do Assento, Descarregada: 710 mm
Distância do Solo:110 mm
Ângulo da Coluna de Direção: 30º
Trail: 105 mm
Distância entre Eixos: 1.520 mm
Pneu Dianteiro (Especificação): 130/90B16 M/C 72H
Pneu Traseiro (Especificação): 150/80B16 M/C 77H
Capacidade de Combustível: 17 litros
Capacidade de Óleo (com filtro): 2,5 litros
Peso em Ordem de Marcha: 260 kg
Escapamento Cromado, estilo "Slash-cut" escalonado com silenciadores duplos
Roda Dianteira (Estilo) Cromada, 5 raios de liga de alumínio
Roda Traseira (Estilo) Cromada, 5 raios de liga de alumínio
Freios (Tipo de Cáliper) Pistão duplo na dianteria, pistão simples na traseira
Torque do Motor: 8,9 kgf.m
Torque do Motor (rpm): 3500
Ângulo de Inclinação, Dir. (Graus): 26.2
Ângulo de Inclinação, Esq. (Graus): 28.3
Cores: Vivid Black, Big Blue Pearl, Brilliant Silver Pearl e Embed Red Sunglo/Merlot
Preço público sugerido A partir de R$ 33.100 à vista e não inclui despesas com frete e seguro

Fotos/Vídeo: POST VAREJOS


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br