BMW S1000 RR - M Carbon. Teste completo na pista!
O colaborador Igor Pinfildi levou a nova BMW S1000RR M Carbon ao limite em um teste completo no Autódromo de Capuava
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Faaaaaalaaaaa time, tudo bem? Igor Pinfildi novamente para compartilhar mais uma experiência direto das pistas com elaaaaaa a recém chegada S1000 RR porém essa com um M especial, pacote M Carbon e quem conhece sabe que tudo que a BMW coloca a letra "M" é que vem o melhor do melhor.
Fomos atendidos pelo Eduardo do time da BMW que nos entregou essa "belezinha", de cara chama a atenção pelos detalhes.
Esses são, de cara, os principais diferenciais desse modelo.
Quem acompanhou pelo nosso Instagram deve ter visto que compartilhamos direto do interior de SP na pista do Autódromo Fazenda Capuava e aproveitamos o convite do pessoal da Dezeró Racing para podermos extrair o máximo dessa moto no habitat dela.
Hoje, por sorte e para desespero dos mais puristas, nós temos motos que são completamente customizáveis de acordo com o estilo de cada piloto, isso ajuda muito a conhecer a moto e até mesmo no autoconhecimento.
No dia que recebi a moto, parei para dar uma boa olhada no manual, para que eu pudesse entender a melhor forma de configurar a moto de acordo com o tipo de “tocada” e principalmente a pista (Link para o manual online da moto no final da matéria).
Assim que cheguei em casa, já iniciei as mudanças eletrônicas pensando no percurso de aproximadamente 100km de casa até o autódromo e depois como eu rodaria no circuito.
A BMW permite que façamos a alteração do modo de condução (precisa deixar os mapas alterados na seleção do punho que tem um limite de 5 se eu me lembro bem) direto no punho e em movimento, então basta que você selecione o modo de pilotagem, confirme, a moto vai deixar pré-selecionado e assim que fechar o acelerador e soltar o freio ela irá alterar (eu acho isso muito legal).
A BMW conta também com um seletor de funções no punho esquerdo (quem já andou de GS 1200/ 1250, já deve ter visto, que facilita bastante a navegação pelos menus).
Em pouco menos de 20 minutos já estava tudo certinho, e a ansiedade já começava a aparecer.
Subi, separei as coisas, preparei a mala, coloquei o alarme no celular às 5:10 da manhã e fui descansar.
Mau fechei os olhos e já era hora de colocar aquela belezinha na estrada, eu já tinha andado nos modelos 2019, 2020 e 2021 e tinha uma ideia do que esperar. Tanque cheio, bora para a estrada (ainda noite).
Sai pelas ruas de SP usando o modo Road, que deixei bem suave e confortável para rodar na cidade, claro que não é a proposta da moto, mas vai ter aquele dia que você vai querer ir na academia se envaidecer e esse modo de condução será bem utilizado rs rs rs.
Assim que entro na Rodovia dos Bandeirantes, altero para o mapa Race Pro 1, e ao girar o acelerador, já pude sentir a diferença.
Estrada no início da manhã bem vazia, deu para sentir um ponto que a BMW S1000 RR se destaca, um conforto muito grande, a posição de pilotagem é muitooo boa e permite tanto um passeio mais calmo com garupa como aquele mais radical.
Muito rapidamente eu já estava entrando no Autódromo Fazenda Capuava, que fica ali em Indaiatuba, SP.
Novamente usarei o modo Road para a estrada de terra.
Assim que cheguei fiz aquele vídeo maroto para vocês e já iniciei os preparativos.
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Revisei as configurações, alterei a calibragem do pneu que para pista é diferente, ajustei o tipo de painel (Painel TFT 6,5 pol que mostra bastante coisa útil) que eu queria usar. Escolhi o de pista que trás muitas infos legais, como inclinação, utilização de algumas assistências eletrônicas etc.
OBS: O Ministério da Pilotagem Segura adverte: NUNCA olhe para o painel durante a pilotagem, grave risco de quedas)
A escola tem um café da manhã muito bom, comi uns 20 pães de queijo, porque na ansiedade de pegar estrada nem havia comido nada. Feito o briefing foram abertas as baterias (A, B, C e D).
Já logo entrei na bateria A, para sentir se a configuração que eu havia feito estava boa, limpar os pneus, me encontrar na postura para aí sim, com a pista e pneus quentes iniciar o teste.
Sei que muito do que falo aqui parece desnecessário, mas na verdade é super importante. Lá mesmo na pista conversando acabamos ouvindo muitas pessoas que não se preocupam em verificar suspensão, freios e calibragem de pneus, de acordo com a hora e temperatura da pista, a eletrônica da moto pode nos salvar de um susto. É importante lembrar de tudo para que possamos realmente curtir. Enfim, saí da primeira bateria e já revisei a calibragem com os pneus bem quentes (usei 32 na dianteira e 25 na traseira) e foi perfeito, a moto ficou ágil e firme. Importante, a moto conta com sensor de pressão dos pneus e dependendo a calibragem que queira usar, pode aparecer um aviso no painel que praticamente impossibilita de vermos as informações, fique tranquilo que isso é facilmente resolvido no menu de configurações da moto.
Aproveitei que enquanto descansava para a próxima bateria e o sol já estava bombando e pedi ao pessoal da 2Soul Photo & Video (responsável pelas fotos do evento) fazer umas fotos da moto parada, o Eduardo Muniz caprichou e vocês vão ver o resultado ao longo da matéria e do vídeo.
Com o passar das baterias, fui pegando mais o jeito da moto e começando a sentir algumas particularidades dela. Seu motor 4 cilindros é muito liso e linear e em altas rotações mostra muita força. Para quem já conhece o autódromo sabe que na reta oposta se acelerar com vontade a moto empina muito fácil e como seria diferente com essa 1000 cc?
Assim que embicamos na reta e aceleramos com vontade a força desse motor aparece, conseguimos colocar até terceira marcha e já estamos a mais de 200km/h e precisamos parar, os freios da BMW são simplesmente fantásticos, acredito que não precisei usar mais que 40% dele para deixar a moto no jeito para fazer a curva 1. Nesse momento também, entram em cena duas assistências que a BMW possui: Break slide assist (uma extensão do ABS Pro) e Slide control.
Confesso que não quis arriscar a utilização, pois tem um risco e julgo que precisaria de mais tempo para me sentir confortável, sem falar que pelo manual recomenda a utilização com pneus slicks.
Algo que todo mundo me perguntou muito (pois acredito que em outras versões podia ser algo recorrente) era sobre o falso neutro que acontecia ao reduzir da terceira para a segunda marcha e em quase 600km que andei não tive sequer 1 ocorrência desse tipo, o câmbio foi muito preciso e usei o quick shifter (que auxilia a troca de marcha sem precisar acionar a embreagem) durante todo o tempo. O pedal de câmbio da S1000 permite que se o piloto quiser inverter o câmbio (muito usado nas pistas primeira para cima e o resto para baixo) é possível fazer na pedaleira original, coisa que acredito que a S1000 seja o único modelo que possibilita isso, nas outras motos, geralmente trocamos a pedaleira.
Com 4 baterias em cima da moto, parecia que ela já era minha a bastante tempo, me senti muito confortável e seguro, a bolha me deu muita proteção aerodinâmica e permitia que quando carenado ouvisse o som do escape Akrapovic “berrando” alto.
O circuito é “travadinho” e tem muitas transições, o que exige bastante do nosso físico. A BMW desde 2016 conta com sistema ABS Racing que permite que se necessário usemos o freio durante as curvas (com inclinação) sem que a moto levante o que dentro de uma pista pode gerar um acidente.
Acredito que uma eletrônica bem ajustada de motor e suspensão, combinada com as rodas de carbono (ultra leves) formam o conjunto perfeito para a curva perfeita.
Confiante de que não faria feio, pedi ao meu amigo e instrutor Cayo Lourenço, para dar algumas voltas comigo filmando para que vocês pudessem acompanhar essa maquina de todos os ângulos.
Fim do dia se aproximando e já era hora de dar tchau para os amigos pois ainda tinham 100km de estrada no retorno para casa. Assim que saí, tem uma nova estrada que possibilita que peguemos a Rodovia dos Bandeirantes essa estradinha vazia permitiu que eu testasse a performance das asas desse modelo capazes de gerar de 3 a 17 kg de downforce (que permite que a moto fique muito mais estável) de acordo com a velocidade, e elas realmente funcionam.
Retorno para casa tranquilo (tirando a adrenalina que ainda estava no corpo), acho muito legal ver nas ruas e estradas quando passamos, como essas máquinas despertam a atenção das pessoas, independente se são amantes ou não das duas rodas. Pode ser pela cor, pelo barulho, pelas nossas roupas, enfim não podia ser diferente nesse caso também.
A BMW acertou muito a mão, a moto ficou linda, repleta de detalhes e muitos mimos, uma moto que é muito versátil e atende a todos os tipos de passeios e pilotos, porém é muito importante que todos lembrem de usar o que a moto tem, fazendo a leitura do manual e as respectivas configurações.
Queria agradecer ao pessoal da BMW pela parceria e confiança e em breve teremos mais brinquedinhos para vocês.
Qual a medida do pneu traseiro?
R: 200/55 R17 da marca Metzeler RaceTec RR
A moto possui a função de Lap?
R: Sim
A ponteira Akrapovic é original?
R: Sim
A moto possui monoposto?
R: Sim, porém é opcional
O protetor de embreagem é de série?
R: Na versão M Carbon sim
O sistema de freio é de qual marca?
R: O sistema conta com tudo Brembo exceto a pinça dianteira que é da própria BMW
A abertura do painel tem alguma diferença por ser a versão M Carbon?
R: Não, mas bem que merecia
A versão M Carbon é numerada?
Não.
https://manuals.bmw-motorrad.com/manuals/BA-Extern/IN/BA-INTERNET-COM/PDF/S_0E21_RM_0520_01.pdf
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