Amazonas AME C1

A histórica 1600cc se transformou em uma Custom de 250cc com estilo chinês.

Por Bruno Rocco



Clique aqui e confira a entrevista com o senhor Antônio Luiz Vicente, proprietário de uma Amazonas 1600cc e restaurador de motos.  

Bruno Rocco

A Amazonas 1600cc foi criada nos anos 70 por um empresário chamado Guilherme Hannud Filho, um aficionado por motos que decidiu usar um motor Volkswagen, no caso o de 1600cc do fusca e peças nacionais para construir sua companheira de estradas.

O que Hannud não imaginava era a lenda que esta moto iria se tornar, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

A lendária Amazonas possui agora uma segunda versão: a Amazonas AME C1. Com uma proposta completamente diferente da antiga, a motocicleta possui linhas mais modernas e um design que lembra muito o da BMW R 1200C.

No pequeno teste que realizei no trânsito da cidade de São Paulo a moto mostrou ser bastante confortável, não apresentando muita vibração mesmo em rotações mais altas. Seus freios são excelentes, o único incômodo é o pedal do freio traseiro que além de grande é alto.

O assento permite com que o piloto se encaixe perfeitamente na moto. O conforto é complementado pelas pedaleiras do tipo plataforma, que se localizam em uma posição onde as pernas não ficam encolhidas, nem esticadas. Outro item que deixa a moto mais confortável é seu guidão.

Tanto as pedaleiras do tipo plataforma como o guidão são ótimos nas retas, porém prejudicam um pouco nas curvas. Não é necessário muita inclinação para as pedaleiras encostarem no chão, e o guidão não transmite muita estabilidade ao ser esterçado.

A Amazonas AME C1 mostrou ser bastante eficiente no trânsito. Apesar dos buracos, valetas e lombadas da cidade de São Paulo, sua suspensão dianteria telescópica e traseira mono amortecida absorvem bastante os impactos, não permitindo que batidas bruscas e secas ocorram.

Nos corredores a motocicleta não deixou a desejar. Desviar de trechos de lentidão e ultrapassagens podem ser feitas com certa facilidade.     

A motocicleta possui mostrador de marchas, faróis auxiliares, conta giros, luzes de freio no painel, hodômetro parcial e total, mas não possui marcador de gasolina, apenas a luz indicativa de reserva.

O tanque tem capacidade para armazenar 18 litros de combustível e na cidade a moto faz 25 km com um litro de gasolina.

O preço da Amazonas AME C1 é de 13.200 R$.

Além da matéria, fotos e vídeo feito com a Amazonas AME C1, fui conversar com o senhor Antônio Luiz Vicente, proprietário de uma Amazonas 1600cc e um exímio conhecedor e restaurador de motos. 
 
Confira acima as fotos de sua moto e a entrevista feita com esse proprietário de parte da história do motociclismo brasileiro. 
              
Ficha técnica da Amazonas AME C1:

Motor
Tipo: 4 tempos – OHC – 1 cilindro
Cilindrada: 250cc
Potência: 21,5 cv a 6.700rpm
Torque: 2,56 kgm / 5.400rpm
Refrigeração: Simples / ar

Câmbio
Tipo: Mecânica de 5 velocidades

Suspensão
Dianteira: Telescópica
Traseira: Mono amortecida

Sistema de freio
Dianteiro: Disco duplo
Traseiro: Simples tambor

Dimensões
Comprimento: 2200mm
Altura: 1200mm
Largura: 830mm
Peso: 185 Kg
Capacidade do tanque: 18L
Capacidade de carga: 150 Kg

Cores
Preta, dourada e vermelha

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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