Scooter S1000: Emissão Zero

Modelo ecologicamente correto da Motor-Z tem dois motores elétricos, um em cada roda.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Aumento da emissão de CO2 na atmosfera, diminuição da camada de ozônio, além do vilão do aquecimento global. Estes três temas nunca foram tão discutidos pela sociedade mundial.

A preservação do meio-ambiente é uma preocupação de todo o mundo. Hoje, há várias alternativas para diminuir a agressão à natureza como, por exemplo, ampliação das linhas do Metrô, uso do etanol como combustível e a utilização de veículos elétricos.

Um bom exemplo é o scooter S1000, da Motor-Z. O veículo traz como grande novidade a utilização de dois motores elétricos de 500 Watts, bateria removível e recarregável, indicador de carga no painel, rodas aro 12", porta-objetos e porta-luvas. Além de não polir, a S1000 é automática; é só acelerar.

Para quem está acostumado a pilotar motocicletas com motores a combustão, subir em um scooter elétrico é um pouco estranho. Não há “ronco” do motor, além da falta de torque e baixa velocidade final — cerca de 60 Km/h.

Temos que pensar para que finalidade este veículo foi construído? Para pequenos trajetos, claro! Como por exemplo rodar em condomínios, circular pelo bairro, ir à faculdade ou ao clube. Nestas circunstâncias, o S1000 cumpre bem seu papel.

O torque (traduzindo, a força) dos dois propulsores elétricos de 500 Watts é transferido diretamente para os eixos das rodas dianteira e traseira. Em terrenos planos ou em descidas, o scooter da Motor-Z até que roda bem, mas em uma subida é preciso um pouco de paciência.

Neste caso, o veículo elétrico não tem a mesma agilidade de um movido à gasolina. Os propulsores elétricos têm acionamento nas rodas e são alimentados por um conjunto de baterias de 48Volts. A autonomia é de 40 Km.

Ciclística e Design

Com relação a sua parte ciclística, nenhuma novidade: braço oscilante na dianteira e duplo amortecedor na parte traseira. Já os freios são a tambor em ambas as rodas. Em função de sua utilização e velocidade final, o conjunto de suspensão e freios está de acordo com as necessidades.

Para ajudar na absorção de impactos com o piso, o modelo conta com rodas de aro 12”. Um pouco maior que os outros modelos elétricos da Motor-Z, a S1000 tem 1,8m de comprimento e 1,3m de largura.

Feito na China, o S1000 tem o desenho inspirado nos scooters europeus, já que traz carenagem maior, que oferece conforto e proteção para o piloto. Na frente, o scooter tem duplo farol em formato “V”. O painel é completo e conta com velocímetro, indicador de carga da bateria, luzes-espia e controle de tração, no qual o piloto pode acionar quaisquer motores (traseiro ou dianteiro) ou os dois simultaneamente para as subidas íngremes ou simplesmente para obter maior velocidade.

Mas há outras vantagens de se pilotar um veículo elétrico: não são necessárias revisões periódicas, muito menos esticar a corrente, limpar o filtro de ar ou trocar o óleo.

Apesar de tanta facilidade, o S1000 demora de duas a oito horas para carregar. Porém, o veículo de duas rodas pode ser ligado em qualquer tomada 110/220 Volts. O gasto com energia elétrica é infinitamente menor se o veículo rodasse com gasolina. Além disso, a emissão de poluentes é zero. O meio ambiente agradece!

Ficha Técnica

Motor: Dois motores elétricos de Corrente Contínua
Potência máxima: 1000W (500W em cada eixo/motor)  
Torque máximo: 0,7 Kgf,m (cada motor) 520 rpm
Transmissão: Motor aplicado diretamente nas rodas diant/tras
Sistema de Partida: Sem assistência – Chaveamento Liga / Desliga
Suspensão dianteira:  Braço oscilante / duplo amortecedor (190mm)
Suspensão traseira: Duplo amortecimento (165mm)
Freio diant/tras: Tambor, de acionamento manual
Pneu diant/tras: 12” x 3.0”
Bateria: 48Vdcx24AH (Tipo Selada-Chumbo/Solução Ácida)
Autonomia: Até 40 Km
Carregador: 110 ou 220 Volts
Tempo para Recarga: 2 - 8 horas
Velocidade Máxima: 65 Km/h
Comprimento: 1800 mm
Largura: 700 mm
Altura: 1300 mm (c/ retrovisores)
Altura do assento: 800 mm
Peso: 83 Kg
Cores: Azul, amarela e preta
Preço: R$ 5.200,00

Fotos: Renato Duraes.

Fonte:
Agência Infomoto

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