For fun

Os modelos da Yamaha - TT-R 230, TT-R 125E e LE - já chegaram às concessionárias.

Por Bruno Rocco

Aldo Tizzani

Pura diversão. Assim podemos definir o que é pilotar os novos modelos off-road da Yamaha. Fabricadas no País e exportadas para Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Oceania, agora TT-R 230 e TT-R 125E e LE estão à disposição do público brasileiro, que quer um pouco de adrenalina correndo nas veias.

Estas legítimas “fora-de-estrada” foram inspiradas nas motos de competição da marca e oferecem muita diversão para pilotos novatos, de qualquer idade. A principal característica da linha TT-R é a sua facilidade de condução.

Leves e esguias, os três modelos da marca nipônica são boas opções para quem quer se aventurar por passeios em estradas de terra, por trilhas fechadas ou até para os mais arrojados que querem se enveredar pelo mundo das competições.

Apresentadas na 9ª edição do Salão Duas Rodas, a linha TTR conta com um assento longo que avança por sobre o tanque de combustível, pedaleiras mais largas, e suspensões compatíveis com sua proposta, além da comodidade da partida elétrica. 

Os preços variam entre: R$ 5.000,00 (TT-R 125 E) e R$ 9.940,00 (TTR-230).

TT-R 230
Ao virar a chave e acionar o “start”, o piloto vai gostar do som abafado que sai do escape. A partir daí é engatar primeira marcha para a aventura começar.

Com visual inspirado na linha YZ, a TT-R 230 é boa opção para quem já tem noções de pilotagem off-road. Sua principal concorrente é a Honda CRF 230F.

O motor desta moto apresenta uma arquitetura simples e já é um velho conhecido – equipava a aposentada XT 225. Ou seja, propulsor monocilíndrico, quatro tempos de 223 cc, OHC, refrigerado a ar e com duas válvulas no cabeçote.

Confiável, o motor tem 18,5 cv de potência máxima e gosta de trabalhar “cheio”, ideal para provas de enduro de velocidade.

Preciso, o câmbio de seis marchas é bastante eficiente, principalmente em trechos travados onde as trocas de marchas são constantes.

A TT-R 230, que pesa apenas 107 quilos (a seco), apresenta baixa altura do assento (870 mm), longo curso das suspensões e 295 mm de vão livre do solo.

Tais características fazem da TT-R 230 um modelo para quase todos os biótipos de piloto, proporcionando uma “tocada” até certo ponto mais agressiva.

Na parte ciclística, receita tradicional: suspensão dianteira tem curso de 240 mm, enquanto a traseira é dotada de um novo sistema de link, com 220 mm e balança de alumínio.

O freio a disco dianteiro (194 mm) se mostra bastante eficiente, independente do terreno e das condições de uso. Já o traseiro, a tambor, não é um primor, principalmente pilotando a TT-R na chuva.

O correto seria a adoção de um disco também na roda traseira, como na Yamaha Lander 250.
 
Ficha técnica
TT-R 230
Motor: Quatro tempos, OHC, refrigerado a ar, 2 válvulas
Cilindrada/potência/torque: 223 cc
Chassi: Semi-berço duplo
Freio: Disco de 194 mm (diant.) e tambor de 130 mm (trás.)
Suspensão: Garfo telescópico (diant.) e monoamortecida com link (tras.)
Comprimento: 2.065 mm
Altura do assento: 870 mm
Entre-eixos: 1.385 mm
Peso: 107 kg
Cor: Azul
Preço R$ 9.940,00

Para iniciantes
Com preços bastante atrativos, os dois modelos disponíveis da linha 125 - TT-R 125 E e TT-R 125 LE - apresentam um dos menores pesos da categoria (83 Kg) e um melhor posicionamento do centro de gravidade.

Resumindo, diversão garantida para pilotos de qualquer peso ou estatura. A família TT-R 125 tem ainda câmbio de cinco velocidades, partida elétrica e a pedal. Mas qual a diferença entre as duas versões?

A TTR 125 LE têm roda de 19 polegadas na dianteira e de 16 na traseira, que lhe confere uma melhor absorção dos impactos. Já a TT-R 125 E adotou rodas de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira, que lhe dá uma maior tração, principalmente se o piloto for mais pesado. 

Outro diferencial é que a suspensão traseira da TT-R 125 LE está equipada com braço de alumínio e monoamortecedor pressurizado a gás.

O motor de ambas as versões tem 124 cc, monocilíndrico, quatro tempos com comando no cabeçote. Na prática, o propulsor oferece boas acelerações e retomadas.

O quadro do tipo Diamante é leve e resistente a torções, porém flexível e confeccionado em tubos de aço com reforço estrutural. Resumindo: o conjunto quadro-motor, suspensão e rodas resultam em agilidade e muita diversão aos jovens pilotos.

Ficha Técnica
TTR 125 (E e LE)
Motor: Quatro tempos, OHC , refrigerado a ar, 2 válvulas
Cilindrada/potência/torque: 124 cc
Chassi: Diamond
Freio: Tambor de 110 mm/ Disco de 220 mm (diant.) e tambor de 110 mm (tras.)
Suspensão: Garfo telescópico (diant.) e braço oscilante em aço/braço oscilante em alumínio (tras.)
Comprimento: 1.885 mm
Peso: 83 kg
Altura do assento: 775 mm/805 mm
Entre-eixos: 1.250 mm/1.270 mm
Versões e cores: E e LE, Azul
Preço R$ 5.000,00/ R$ 7.100,00

Fonte:
Agência Infomoto

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