Pirelli anuncia novo pneu para 10° rodada do Mundial de Superbike

Rodada portuguesa, neste fim de semana, marca retorno da série para a fase final da competição

Por Gian Calabrese

Após quase dois meses desde a última rodada e recentemente dos testes realizados no mês de agosto em Portugal, o Mundial de Superbike retorna ao espetacular Autódromo Internacional de Algarve, para a 10° etapa do campeonato abrindo a fase final com as últimas quatro rodadas e com os títulos de todas as categorias em aberto.

Para esta rodada a Pirelli anunciou que lançará uma nova solução SCX que, comparada às soluções SCX vistas em ação até agora, utiliza uma estrutura reforçada criada para o exigente circuito português, mantendo um composto extremamente macio e de alto desempenho.

O Autódromo Internacional de Algarve, conhecido como Circuito de Portimão, foi desenhado pelo arquiteto Ricardo Pina e inaugurado em 2008. Com 4592 metros de comprimento e reta principal de 835 metros, seis curvas para esquerda e nove para direita, tem uma elevação de 57 metros, com a curva mais curta de 23 metros e a mais longa com 207 metros, é também conhecido como a montanha-russa portuguesa.

Apesar do asfalto desgastado, a pista continua sendo das que melhor realçam a capacidade do pneu de operar em condições extremamente diferentes, devido as várias subidas e descidas e às curvas com entradas cegas. O pneu traseiro tem de lidar com mudanças consideráveis ​​de temperatura e sofre com intensas tensões mecânicas e térmicas, enquanto o pneu dianteiro está sempre lidando com rápidas entradas em curvas lentas, o que força o piloto a frear bruscamente, às vezes em descida.

A parte mais desafiadora para os pneus é a última curva, com 350 metros de comprimento e 6,5 segundos para trabalhar, e devido ao amplo raio (cerca de 150 metros), a moto segue em constante aceleração e vai de 150 a 250 km/h a um ângulo de inclinação de cerca de 50°. O resultado é um aumento significativo da temperatura lateral do pneu afetado pela inclinação, principalmente no pneu traseiro, que deve suportar altas temperaturas, mantendo-se estável e permitindo que a moto acelere. Longas curvas portanto ângulos de inclinação prolongados geram picos significativos de temperatura. O enfraquecimento do composto devido ao calor, mesmo com um asfalto mais desgastado, causa níveis significativos de desgaste no ombro do pneu.

As curvas 5, 8, 11, 13 e 14 têm, pelo contrário, um raio muito curto e estreito (cerca de 30 metros), o que força a frear a uma velocidade extremamente baixa. No meio da curva, a moto precisa do pneu traseiro para oferecer uma forte aceleração longitudinal de até 1G em um ângulo de inclinação de aproximadamente 50°.

Para esta décima rodada, a empresa italiana levará um total de 3.482 pneus para atender a todas as classes e condições climáticas: World Supersport 300, 600 e Suberbike.

Na classe principal, a Superbike segue utilizando as medidas 125/70 na dianteira e 200/65 na roda traseira. Ao todo serão seis soluções ‘slick’ sendo duas dianteiras e quatro traseiras.

Para a frente, será oferecida a solução Standard SC1 em 125/70 de macio composto, ou a solução de desenvolvimento SC2 X1071 de composto médio.

Para roda traseira são duas opções de composto macio: o standard SC0 em 200/65 e o de desenvolvimento X1351, que foi muito apreciado pelos pilotos desde quando estreou em Jerez, sua nova construção garante uma excelente performance graças a grande área de contato.

Além das já conhecidas soluções para corrida, a verdadeira novidade consiste em uma nova solução SCX na especificação Y0781, que utiliza uma estrutura reforçada, mas com um composto extremamente macio, projetado para ser explorado durante as sessões de qualificação, em preparação para o uso do único pneu super macio para Superpole na especificação X0684 disponível para os pilotos.

Amanhã, dia 6 começam os treinos oficiais para a décima etapa.

Confira a classificação dos dez primeiros na Superbike:

1 – Jonathan Rea, Kawasaki - 433

2 – Álvaro Bautista, Ducati - 352

3 – Alex Lowes, Yamaha - 220

4 Michael van der Mark, Yamaha - 215

5 – Leon Haslam, Kawasaki - 202

6 - Toprak Razgatlioglu, Kawasaki - 191

7 - Chaz Davies, Ducati – 184

8 - Tom Sykes, BMW – 170

9 - Marco Melandri, Yamaha – 138

10 - Sandro Cortese, Yamaha - 138


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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