Team Brasil faz estreia espetacular no Mundial de Superbike
Fim de semana alucinante no World Superbike 2022, na Espanha.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione.
Brasil no pódio da motovelocidade na Espanha. Sete jovens pilotos deram início a temporada 2022 no World Superbike representando a equipe AD78 Team Brasil nas categorias Supersport300 e R3 bLU cRU European Cup.
Dois pilotos brasileiros subiram no pódio, ambos conquistando a 2ª colocação na estreia da Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022. Valentim na primeira corrida e Fontainha na segunda corrida.
Em uma prova disputada os adversários tiveram trabalho para segurar os brasileiros. Na primeira corrida do dia o destaque ficou para Enzo Valentim que surpreendeu ao liderar 7 das 9 voltas, o piloto conquistou a 2ª colocação com apenas 0,273seg de diferença para o vencedor.
Kevin Fontainha veio no vácuo do companheiro e cruzou a linha de chegada em 4º lugar. Eduardo Burr foi o 10º, à frente de Gustavo Manso que terminou em 13º. Depois de pagar uma volta longa como punição, Fábio Florian não completou a prova por conta de uma queda.
Na segunda prova, o espetáculo foi de Kevin Fontainha, que atacou e superou adversários brasileiros e europeus. A bordo da YZF-R3, o piloto brigou até a linha de chegada, quando cruzou a apenas 0,009seg do vencedor, faturando o 2º lugar. Valentim veio um pouco atrás, ficando em 6º lugar.
Gustavo Manso terminou em 10º, apesar da penalização por exceder os limites da pista, que custaram uma posição. Florian e Burr foram respectivamente 14º e 15º. Os resultados dentro da pista já deram frutos e ambos, Valentim e Fontainha foram selecionados para o programa de aperfeiçoamento no rancho de Valentino Rossi, o VR46 Riders Academy, na Itália.
Toques de carenagem, muitas ultrapassagens, volta mais rápida da prova e velocidades superando os 215km/h, assim foi a prova de Ton Kawakami e Humberto “Turquinho“ Maier na World SSP300.
Na prova do sábado, Kawakami terminou a primeira corrida do dia na 13ª posição, mesmo lugar onde havia largado. Maier, o Turquinho, não se intimidou frente aos adversários e garantiu o 10º tempo no grid de largada, e terminou em 18º lugar em sua primeira participação no campeonato.
A categoria que traz visibilidade e experiência aos pilotos que desejam chegar a classe principal é notadamente a mais concorrida, com muitas trocas de posições, tombos e indefinição até a linha de chegada.
Na segunda corrida no domingo, Ton Kawakami protagonizou belíssimas disputas, chegando a ficar na vice-liderança da prova e a marcar a volta mais rápida com milésimos de segundo de diferença para o então recorde do circuito de 2021 que era de seu irmão Meikon.
A batalha foi intensa ao longo das 12 voltas no circuito de Aragon e Ton, que havia largado da 13ª posição, cruzou a linha de chegada em 8º, somando os primeiros pontos da temporada. Humberto “Turquinho“ Maier largou na 10ª colocação e vinha disputando posições com o pelotão da frente, mas acabou caindo depois de ser tocado por outro piloto.
A participação da equipe brasileira no World Superbike 2022 na Espanha, rendeu um prêmio de Melhor Nação da rodada.
A próxima etapa do campeonato está marcada para o final de semana de 24 de abril, em Assen, na Holanda.
01- Alvaro Diaz
02- Marc Garcia
03- Lennox Lehmann
04- Inigo Iglesias
05- Bruno Ieraci
11- Ton Kawakami - AD78 Team Brasil by MS Racing
01- Devis Bergamini
02- Yeray Ruiz
03- Kevin Fontainha - AD78 Team Brasil bLU cRU
04- Enzo Valentim - AD78 Team Brasil bLU cRU
05- Wahyu Nugroho
11- Gustavo Manso - AD78 Team Brasil bLU cRU
13- Eduardo Burr - AD78 Team Brasil bLU cRU
15- Fábio Florian - AD78 Team Brasil bLU cRU
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário