Viñales ignorou recomendação da Brembo no GP da Estíria; veja queda
Maverick Viñales não utilizou novo material da Brembo para GP da Estíria; piloto da Yamaha foi criticado por não ter abandonado antes de acidente
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Maverick Viñales passou por mais um grande susto no último domingo, durante o GP da Estíria de MotoGP. Na 17ª volta da prova, o piloto ficou completamente sem freio no fim da reta dos boxes e se jogou da moto a mais de 200 km/h.
A Yamaha M1 do espanhol seguiu desgovernada até se chocar com a proteção de ar (airfence) e ficar completamente destruída. Após a corrida, Viñales descreveu o que aconteceu.
"Eu estava bem rápido, estava me sentindo muito bem nas primeiras voltas. Eu só esperava mais um pouco para aumentar o ritmo, mas aí comecei a perder pressão no freio dianteiro e saí do traçado pela primeira vez. Reduzi o ritmo em três voltas, depois voltei a acelerar mas os freios falharam novamente e Quartararo, Valentino e Petrucci me ultrapassaram", disse.
"Então os freios voltaram a funcionar e pude voltar a acelerar, recuperando terreno sobre Valentino e Fabio quando na chegada para a curva 1 os freios explodiram e foi impossível fazer algo", acrescentou.
Para o GP da Estíria, a Brembo ofereceu aos pilotos novas pastilhas e pinças após muitas reclamações de superaquecimento no GP da Áustria e recomendou que todos utilizassem os novos componentes. Viñales e Joan Mir foram os únicos que não seguiram a recomendação da Brembo, mas o piloto da Suzuki foi até o fim e terminou na quarta posição.
Alex Rins, companheiro de equipe de Mir, criticou Viñales por não ter abandonado a prova antes, já que sabia que os freios estavam falhando. “Se Maverick já sabia há algumas voltas que estava ficando sem freios e por isso levantou a mão, o normal seria ele recolher a moto para os boxes antes. Não entendi porque ele seguiu na corrida. Certamente discutiremos isso na próxima reunião da Comissão de Segurança", completou Rins.
Confira o vídeo com imagens do acidente de Viñales:
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário