Na última curva, Oliveira e Portugal vencem primeira na MotoGP

Corrida de número 900 da classe principal do Mundial de Motovelocidade teve emoção, acidente e Miguel Oliveira conquistando vitória histórica

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

A temporada 2020 da MotoGP viveu mais um momento histórico neste domingo (23). O GP da Estíria, corrida de número 900 da classe principal do Mundial de Motovelocidade coroou, um novo vencedor: Miguel Oliveira levou Portugal ao topo do pódio pela primeira vez na história da MotoGP. 

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A segunda corrida no Red Bull Ring, assim como a primeira, também foi interrompida com uma bandeira vermelha que veio após um acidente impressionante. Maverick Viñales ficou sem freios no final da reta dos boxes e foi obrigado a saltar da moto para não se chocar com a barreira de proteção. 

A corrida 

Pol Espargaró não largou bem e viu Miller assumir a liderança, com JoanMir em segundo e Nakagami em terceiro. Valentino Rossi largou bem, saindo do 14º lugar para oitavo. 

Na quinta volta, Mir superou Miller na última curva e subiu para a primeira posição, conseguindo até abrir uma pequena vantagem sobre o australiano, que passava a se preocupar mais com os ataques de Nakagami. Um pouco mais atrás, Rins tentava superar Pol Espargaró. 

Na décima volta, Viñales passou a ter algum tipo de problema e começou a perder posições, saindo do top-10 e aparecendo em 13º até que na 17ª volta o espanhol sofreu um grande susto: na freada para a curva 1, sem freios, Viñales precisou se jogar da moto que, desgovernada, foi direto na proteção de ar (airfence). Com o dano na proteção de ar, a direção de prova acionou a bandeira vermelha para que a substituição por uma nova fosse feita. 

Nova largada 

Na segunda largada, Mir pulou bem e partiu na frente, mas perdeu a liderança para Miller na reta oposta. Quem largou mal foi Nakagami, que despencou do segundo para o sétimo lugar. 

Para a disputa das primeiras posições, o que fazia a diferença era o estado dos pneus. Na interrupção da prova, os pilotos podem trocar de pneus se tiverem compostos disponíveis. Esse foi o caso de Miller, que colocou dois pneus macios novos, enquanto Mir teve de manter o médio na dianteira desde a primeira largada. 

A oito voltas do fim, Mir foi superado por Pol Espargaró. Na volta seguinte, Miguel Oliveira deixou o espanhol da Suzuki para trás. Faltando seis voltas para o fim, Pol Espargaró deixou Miller para trás para assumir a ponta. Quem vinha aos poucos se aproximando do pódio era Dovizioso, em quarto. 


Foto: MotoGP/Divulgação

Na volta final, Miller tentou de tudo para manter o domínio da Ducati no Red Bull Ring e dividiu a última curva com Pol Espargaró, superando o espanhol. O que a dupla não esperava era a chegada de Oliveira, que se aproveitou da disputa à frente para contornar melhor a curva final e vencer pela primeira vez na MotoGP, levando Portugal ao topo do pódio pela primeira vez na classe principal do Mundial de Motovelocidade e promovendo a estreia da Tech3 no topo também. 

Miller foi o segundo e Pol Espargaró completou o pódio. Mir foi o quarto, Dovizioso o quinto e Alex Rins o sexto. Nakagami, Brad Binder, Rossi e Iker Lecuona completaram, nesta ordem, o top-10 do GP da Estíria. 

No campeonato, Fabio Quartararo – que terminou apenas em 13º - ainda é o líder, com 70 pontos, três a mais do que Dovizioso, o segundo. Miller é o terceiro, com 56 pontos.

As classes de acesso foram dominadas pela Sky Racing Team VR46, equipe que tem Rossi como dono. Na Moto3, Celestino Vietti venceu, enquanto na Moto2 a vitória ficou com Marco Bezzecchi.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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