MotoGP: Vitória espetacular de Marquez na Austrália

Piloto espanhol da equipe Repsol Honda surpreende os rivais com pilotagem agressiva na seletiva pista de Phillip Island

Por Aladim Lopes Gonçalves

O GP da Austrália foi marcado por emoções muito fortes e uma corrida imprópria para cardíacos no último domingo (18/10) com a 16ª etapa do MotoGP, com Marc Márquez (Repsol Honda Team) estreando no pódio na pista de Phillip Island, com uma vitória em grande estilo, seguido de Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) e Andrea Iannone (Ducati Team).

Atrás deles, o líder do campeonato Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP), Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) e o estreante Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar MotoGP) a completarem a lista dos seis primeiros, enquanto Cal Crutchlow (LCR Honda), os irmãos Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3) e Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar MotoGP) e Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3) foram os restantes nomes do Top 10.

Quando as luzes para a largada se apagaram foi Iannone quem se impôs, com Lorenzo, Márquez, Pedrosa e Crutchlow a seguirem atrás, mas pouco depois surgiu a primeira de muitas ultrapassagens, com Lorenzo a superar o italiano da Ducati enquanto Rossi era sexto. 

Momentos mais tarde, já com Iannone de novo na frente do pelotão, o protagonismo era momentaneamente de uma gaivota, que se chocou na carenagem da GP15 de Iannone. O italiano acabou por perder a liderança pouco tempo depois para Lorenzo enquanto a Ducati ficava com danos que só puderam ser vistas em detalhe no Parque Fechado. Enquanto isso, Viñales fazia a então volta mais rápida para se aproximar do grupo da frente.

Com a luta entre Lorenzo e Iannone prosseguindo de forma incessante na frente da corrida, Rossi continuava a recuperação para superar Crutchlow e Pedrosa para chegar ao quarto posto, atrás de Iannone, Lorenzo e Márquez.

Pouco depois Iannone acabou sendo superado por Rossi e Crutchlow, com o líder do Campeonato a passar a rodar na terceira posição e na roda de Márquez enquanto Lorenzo tentava, a todo custo, ganhar alguma vantagem, mas isso não aconteceu, com Rossi ganhando mais uma posição e ficando mais próximo de Lorenzo.

O ataque do número 46 acabou por levar Lorenzo a fugir e garantir uma margem de um segundo, com Rossi, Iannone, Márquez, Pedrosa, que nesta jornada esteve abaixo do ritmo apresentado nas duas etapas anteriores, Crutchlow e até mesmo Viñales ficaram lutando entre si pela melhor posição.

Passadas 11 das 27 voltas da prova, Lorenzo seguia na frente com vantagem de sete décimos de segundo sobre Márquez, Rossi e Iannone, que tinham então conseguido escassa margem sobre Pedrosa, Crutchlow e Viñales. Nicky Hayden (Aspar MotoGP Team), que já anunciou sua despedida da MotoGP rumo ao Mundial Superbike após o final da temporada, acabava por abandonar, ao mesmo tempo em que Márquez aproveitava para tentar fugir e ir em busca da roda de Lorenzo.

Passado o meio da corrida Márquez estava já só a três décimos de Lorenzo e Iannone tinha deixado Rossi para quarto.

Faltando dez voltas para o final, Márquez resolveu apertar o ritmo na caça de Lorenzo para ascender a primeira, isto enquanto o homem da Yamaha via no painel de boxes que Rossi era quarto.

Os quatro primeiros ainda voltaram a forma um só grupo, com Iannone tentando passar Lorenzo. Aliás, o piloto da Yamaha mostrou sua força e voltou à liderança da corrida com algumas trocas com Márquez para voltar a escapar enquanto Rossi batia Iannone para subir de novo a terceiro. Contudo, o compatriota voltou a superar The Doctor graças à potência da Ducati. Ainda assim, Rossi não se entregava.

A três voltas do final do GP da Austrália, a liderança estava ainda nas mãos de Lorenzo com meio segundo de vantagem sobre Márquez, que também se via envolvido em uma luta fortíssima com Iannone e Rossi.

De maneira surpreendente, na última, volta Márquez passou Lorenzo para registrar sua 50ª vitória da carreira, superando Lorenzo, seguindo de Iannone acabava por se impôr a Rossi, que assim foi quarto e ficou fora do pódio pela segunda vez nesta temporada.

Em relação à categoria Open, a vitória ficou para o piloto da casa Jack Miller (LCR Honda), que terminou na 15ª posição e somou um ponto.

Em termos de Campeonato, Rossi segue na frente com 296 pontos, mais 11 que Lorenzo e com Márquez em terceiro, com 223. O desfecho da corrida representou também a conquista do título de Campeã do Mundo de Construtores pela Yamaha.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade MotoGP está programada para acontecer no dia 25 de outubro na pista de Sepang International Circuit, com a realização do GP da Malásia.

RESULTADOS

1

25

93

Marc MARQUEZ

SPA

Repsol Honda Team

Honda

40'33.849

2

20

99

Jorge LORENZO

SPA

Movistar Yamaha MotoGP

Yamaha

+0.249

3

16

29

Andrea IANNONE

ITA

Ducati Team

Ducati

+0.930

4

13

46

Valentino ROSSI

ITA

Movistar Yamaha MotoGP

Yamaha

+1.058

5

11

26

Dani PEDROSA

SPA

Repsol Honda Team

Honda

+5.062

6

10

25

Maverick VIÑALES

SPA

Team SUZUKI ECSTAR

Suzuki

+6.800

7

9

35

Cal CRUTCHLOW

GBR

LCR Honda

Honda

+9.375

8

8

44

Pol ESPARGARO

SPA

Monster Yamaha Tech 3

Yamaha

+18.401

9

7

41

Aleix ESPARGARO

SPA

Team SUZUKI ECSTAR

Suzuki

+20.039

10

6

38

Bradley SMITH

GBR

Monster Yamaha Tech 3

Yamaha

+20.657

11

5

45

Scott REDDING

GBR

EG 0,0 Marc VDS

Honda

+21.846

12

4

9

Danilo PETRUCCI

ITA

Octo Pramac Racing

Ducati

+22.840

13

3

4

Andrea DOVIZIOSO

ITA

Ducati Team

Ducati

+29.168

14

2

19

Alvaro BAUTISTA

SPA

Aprilia Racing Team Gresini

Aprilia

+37.244

15

1

43

Jack MILLER

AUS

LCR Honda

Honda

+40.192

CLASSIFICAÇÃO

1

Valentino ROSSI

Yamaha

ITA

296

2

Jorge LORENZO

Yamaha

SPA

285

3

Marc MARQUEZ

Honda

SPA

222

4

Andrea IANNONE

Ducati

ITA

188

5

Dani PEDROSA

Honda

SPA

165

6

Bradley SMITH

Yamaha

GBR

158

7

Andrea DOVIZIOSO

Ducati

ITA

153

8

Cal CRUTCHLOW

Honda

GBR

107

9

Danilo PETRUCCI

Ducati

ITA

97

10

Pol ESPARGARO

Yamaha

SPA

96

11

Aleix ESPARGARO

Suzuki

SPA

88

12

Maverick VIÑALES

Suzuki

SPA

84

13

Scott REDDING

Honda

GBR

78

14

Yonny HERNANDEZ

Ducati

COL

49

15

Hector BARBERA

Ducati

SPA

30


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br