MotoGP: Márquez ultrapassa Quartararo no fim e vence em Misano

Piloto da Honda volta a vencer na temporada 2019 e se aproxima cada vez mais do sexto título na classe principal do Mundial de Motovelocidade

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

Neste domingo (15), depois de perder duas corridas seguidas na última curva, Marc Márquez voltou a vencer na MotoGP e foi na última volta. O adversário da vez foi o novato Fabio Quartararo, que liderou a maior parte da prova mas não resistiu ao ataque final do líder do campeonato e virtual campeão da temporada 2019. 

Márquez teve de tentar duas vezes na última volta para superar o francês e conquistar a sétima vitória do ano, ampliando ainda mais a liderança na tabela de pontos e se aproximando cada vez mais do sexto título na classe principal do Mundial de Motovelocidade. 

A corrida 

Viñales manteve a liderança, seguido por Quartararo e Morbidelli, que logo perdeu a terceira posição para Márquez. Pol Espargaró não largou bem e caiu para quinto, enquanto Valentino Rossi se manteve em sétimo. 

Na terceira volta, Quartararo se aproveitou de um pequeno erro de Viñales para assumir a liderança, com Márquez seguindo a dupla de perto.  O trio já sustentava boa vantagem sobre Morbidelli, que seguia em quarto. Uma volta depois, o espanhol da Yamaha foi superado pelo líder do campeonato, que não queria ver Quartararo disparando na frente. 


Foto: MotoGP/Divulgação

Enquanto isso, Pol Espargaró seguia em quinto, com Alex Rins e Rossi pressionando, mas sem conseguir a ultrapassagem. Depois de superarem Viñales, Quartararo e Márquez estabeleceram um ritmo muito superior ao dos demais e a corrida já parecia resumida aos dois a 21 voltas do final. 

Com um erro de Rins na primeira curva, Rossi subiu para sexto e uma volta depois ultrapassou Pol Espargaró para subir para quinto. Na frente, Márquez vinha cada vez mais perto de Quartararo e já não havia mais diferença entre os dois. O francês não era o único piloto da Petronas SRT a sofrer pressão, já que Rossi estava cada vez mais perto do pupilo Morbidelli. 

A 13 voltas do fim, nem Márquez e nem Rossi haviam conseguido superar a dupla da Petronas SRT. Uma volta depois, Rins – vencedor do GP da Grã-Bretanha, prova anterior - foi ao chão na curva 4 e abandonou. 

Na volta seguinte, Rossi precisou de duas tentativas para ultrapassar Morbidelli e subir para a quarta posição. Na frente, sem superar Quartararo, Márquez seguia pressionando sem dar sossego para o novato. 

O líder do campeonato parecia apenas esperar o momento ideal para executar a manobra de ultrapassagem, o que aconteceu na abertura da última volta. O que o espanhol não esperava era o troco de Quartararo ainda no primeiro setor de Misano.  

No final da reta oposta, Márquez colocou por dentro e conseguiu a manobra que definiu a vitória - não sem antes um quase choque entre os dois no cotovelo, no trecho final da pista. Depois de duas derrotas na última curva, então, Márquez voltou a vencer na MotoGP, enquanto Quartararo viu escapar a primeira vitória na última volta. 


Foto: MotoGP/Divulgação

Viñales, por sua vez, não conseguiu se reaproximar de fato dos líderes e terminou em terceiro, com Rossi em quarto e Morbidelli em quinto. Andrea Dovizioso teve uma corrida discreta e foi o sexto, seguido por Pol Espargaró, Joan Mir, Jack Miller e Danilo Petrucci, que fechou o top-10. 

Com o resultado, Márquez foi a 275 pontos, contra 182 de Dovizioso. Petrucci é o terceiro, Rins o quarto e Viñales o quinto, com Rossi em sexto. Na Moto2, Augusto Fernandez venceu e na Moto3 o triunfo foi de Tatsuki Suzuki - o brasileiro Meikon Kawakami, que participou da prova como convidado, abandonou a seis voltas do fim. 

A MotoE teve rodada dupla em Misano e Matteo Ferrari venceu as duas corridas. Eric Granado caiu e finalizou em 13º a primeira prova, terminando a segunda corrida em sexto lugar. 

O Mundial de Motovelocidade retoma as atividades no próximo final de semana, com o GP de Aragón. 

Confira o resultado final do GP de San Marino de MotoGP: 

Pos. Ponto Num. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 25 93 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 42'25.163
2 20 20 Fabio QUARTARARO Petronas Yamaha SRT Yamaha 0.903
3 16 12 Maverick VIÑALES Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 1.636
4 13 46 Valentino ROSSI Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 12.660
5 11 21 Franco MORBIDELLI Petronas Yamaha SRT Yamaha 12.774
6 10 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 13.744
7 9 44 Pol ESPARGARO Red Bull KTM Factory Racing KTM 20.050
8 8 36 Joan MIR Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 22.512
9 7 43 Jack MILLER Pramac Racing Ducati 26.554
10 6 9 Danilo PETRUCCI Ducati Team Ducati 31.456
11 5 5 Johann ZARCO Red Bull KTM Factory Racing KTM 32.388
12 4 41 Aleix ESPARGARO Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 34.477
13 3 53 Tito RABAT Reale Avintia Racing Ducati 35.325
14 2 99 Jorge LORENZO Repsol Honda Team Honda 47.247
15 1 55 Hafizh SYAHRIN Red Bull KTM Tech 3 KTM +1'02.280
16   88 Miguel OLIVEIRA Red Bull KTM Tech 3 KTM +1'07.831
17   17 Karel ABRAHAM Reale Avintia Racing Ducati +1'24.666
18   30 Takaaki NAKAGAMI LCR Honda IDEMITSU Honda 1 volta
Não completou            
    35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda CASTROL Honda 5 voltas
    51 Michele PIRRO Ducati Team Ducati 6 voltas
    42 Alex RINS Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 12 voltas
    63 Francesco BAGNAIA Pramac Racing Ducati 16 voltas

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br