MotoGP: Rins ultrapassa Márquez na última curva e vence por 0s013
Piloto da Honda perde segunda prova seguida na curva final, corrida foi marcada pelo forte acidente de Andrea Dovizioso na largada
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Mais um final de semana de MotoGP, mais uma corrida de tirar o fôlego no final. Neste domingo (25), Marc Márquez ampliou a liderança no campeonato, mas foi derrotado na última curva pela segunda corrida seguida.
De forma espetacular, Alex Rins superou o piloto da Honda na curva que antecede a linha de chegada em Silverstone e venceu o GP da Grã-Bretanha, 12ª etapa da temporada 2019 da MotoGP. Rins e Márquez andaram juntos durante toda a prova e, no fim, o piloto da Suzuki fez valer a melhor estabilidade e velocidade de curva da GSX-RR para vencer pela segunda vez no ano.
O campeonato, no entanto, sai de Silverstone de forma bastante favorável para Márquez, que conquistou mais 20 pontos e viu Andrea Dovizioso abandonar a prova ainda na primeira volta, quando um erro de Fabio Quartararo deixou o piloto da Ducati sem ter para onde ir. Maverick Viñales completou o pódio.
Na largada, Márquez manteve a liderança, seguido por Rossi e Rins pulou para terceiro. Mais atrás, o campeonato de Andrea Dovizioso se complicava ainda mais após o acidente com Fabio Quartararo – o italiano foi retirado de maca da pista, mas se recompôs minutos depois.
A 19 voltas do fim, Rins superou Rossi e assumiu a segunda posição. O italiano, que pressionou Márquez no início, parecia não ter o mesmo ritmo dos dois primeiros e já começava a ver Maverick Viñales se aproximando na briga pelo terceiro posto.
Com Rossi cada vez mais distante, a luta pela primeira posição parecia se resumir a Márquez e Rins. A Suzuki era mais forte nas freadas e nas curvas, mas nas retas o motor da Honda permitia ao líder do campeonato se defender da aproximação do compatriota.
Faltando 14 giros para o final, Viñales superou Rossi e assumiu a terceira posição. Esperava-se que o companheiro do italiano fosse abrir vantagem, mas o veterano seguia de perto o espanhol.
Duas voltas depois, Rins ultrapassou Márquez na saída da curva 1, mas levou o troco no final da reta Hangar. Enquanto isso, Viñales começava a se aproximar aos poucos da dupla da frente e a se distanciar de Rossi.
Jack Miller, que largara em terceiro, finalmente superou Cal Crutchlow para subir para sexto após perder quatro posições com uma largada ruim. A oito voltas do fim, no entanto, o britânico deu o troco no australiano.
Em boa parte da prova, Rins apenas escoltou Márquez, mas a cinco voltas do fim o piloto da Suzuki parecia exercer mais pressão sobre o piloto da Honda, apesar do susto a quatro voltas do final na entrada da reta dos boxes da Fórmula 1.
Na penúltima volta, Rins passou por dentro na entrada da reta Internacional, com Márquez dando o troco no fim da reta. O piloto da Suzuki ainda tentou uma manobra arrojada na linha de chegada, por fora, mas não obteve sucesso.
E foi na linha de chegada que Rins deu o golpe de mestre: se na volta anterior o piloto da Suzuki tentou por fora, na última volta o espanhol driblou Márquez e utilizou a maior velocidade de curva da GSX-RR para passar o piloto da Honda por dentro e vencer pela segunda vez na temporada de forma espetacular – a diferença na linha de chegada foi de apenas 0s013.
Viñales completou o pódio, com Rossi em quarto e Morbidelli em quinto. Crutchlow terminou a corrida em casa em sexto, Danilo Petrucci foi o sétimo, Miller o oitavo, Pol Espargaró o nono e Andrea Iannone completou o Top-10 em Silverstone.
Com os resultados do GP da Grã-Bretanha, Márquez foi aos 250 pontos, colocando 78 sobre Dovizioso, que estacionou nos 172. Vitorioso em Silverstone, Rins subiu para o terceiro lugar na tabela, com 149. Petrucci caiu para o quarto lugar, seguido por Viñales e Rossi.
A próxima etapa da temporada 2019 da MotoGP é o GP de San Marino, que acontece no dia 15 de setembro.
Confira o resultado final do GP da Grã-Bretanha de MotoGP:
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 40'12.799 |
2 | 20 | 93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 0.013 |
3 | 16 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 0.620 |
4 | 13 | 46 | Valentino ROSSI | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 11.439 |
5 | 11 | 21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 13.109 |
6 | 10 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda CASTROL | Honda | 19.169 |
7 | 9 | 9 | Danilo PETRUCCI | Ducati Team | Ducati | 19.682 |
8 | 8 | 43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 20.318 |
9 | 7 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 21.079 |
10 | 6 | 29 | Andrea IANNONE | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 25.144 |
11 | 5 | 63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 40.317 |
12 | 4 | 50 | Sylvain GUINTOLI | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 45.478 |
13 | 3 | 55 | Hafizh SYAHRIN | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 54.783 |
14 | 2 | 99 | Jorge LORENZO | Repsol Honda Team | Honda | 56.651 |
15 | 1 | 17 | Karel ABRAHAM | Reale Avintia Racing | Ducati | +1'29.282 |
16 | 53 | Tito RABAT | Reale Avintia Racing | Ducati | +1'31.716 | |
17 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | +1'40.420 | |
Não completaram | ||||||
41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1 volta | ||
88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 12 voltas | ||
5 | Johann ZARCO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 12 voltas | ||
20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 0 voltas | ||
4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 0 voltas |
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