MotoGP cancela GP do Japão na temporada 2020

Prova em Motegi se junta aos GPs do Catar, Alemanha, Holanda, Finlândia, Grã-Bretanha e Austrália no rol de provas canceladas neste ano

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

A temporada 2020 da MotoGP fica cada vez mais restrita à Europa. Nesta segunda-feira (1), a categoria anunciou que o GP do Japão, originalmente marcado para acontecer entre os dias 16 e 18 de outubro, foi cancelado.

Com isso, a MotoGP chega a sete etapas canceladas neste ano. A prova em Motegi se junta aos GPs do Catar, Alemanha, Holanda, Finlândia e aos dois cancelamentos anunciados na última sexta-feira: os GPs da Grã-Bretanha e Austrália

O melhor em motos esportivas para você!

O Japão é um mercado importante para a categoria e para a indústria de motos, já que é a casa de Honda, Yamaha e Suzuki, todas com equipes oficiais no campeonato. Será o primeiro ano desde 1986 que a categoria não terá uma prova em solo japonês - a corrida, além de Motegi, já foi disputada no circuito de Suzuka.


Foto: MotoGP/Divulgação

“A Mobilityland vinha se preparando para a etapa japonesa da MotoGP neste ano, mas a situação no Japão e na Europa ainda é instável e uma extensão da proibição de viagens internacionais é esperada. Conversamos com a Dorna e concordamos que não há outra escolha a não ser cancelar o GP do Japão. Entendemos o quanto isso é decepcionante para os fãs e todos os envolvidos e agradecemos pela compreensão", disse Kaoru Tanaka, presidente da Mobilityland Corporation, organizadora da prova

“É com pesar que anunciamos o cancelamento do GP do Japão em Motegi, o que significa que não teremos uma prova japonesa no calendário pela primeira vez desde 1986. A família da MotoGP tem trabalhado duro para recomeçar a temporada e realizar o máximo de etapas possível e da maneira mais segura. Por isso, a FIM e a Dorna, junto com a IRTA e a MSMA, decidiram que a MotoGP seguirá na Europa até o meio de novembro", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.

"Sendo assim, os eventos fora da Europa, se possível, vão acontecer da segunda metade de novembro em diante - tarde demais para que o GP do Japão fosse realizado. Por isso, foi decidido, em conjunto com a Mobilityland, que o GP do Japão não poderia acontecer em 2020. Agradeço à Mobilityland pelo apoio e, em nome da Dorna, gostaria de agradecer a todos os fãs pela compreensão e pela paciência enquanto esperamos que a situação melhore. Estamos ansiosos para voltar a Motegi no próximo ano", completou Ezpeleta.

A temporada 2020 da MotoGP deve recomeçar na segunda metade de julho, com duas provas consecutivas no circuito de Jerez, na Espanha.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br