GPs da Grã-Bretanha e da Austrália são cancelados
Temporada 2020 será a primeira da história sem uma etapa britânica; Mundial de Superbike adia GPs da Holanda e da Grã-Bretanha
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Foto: MotoGP/Divulgação
Nesta sexta-feira (29), a FIM, em conjunto com a Dorna e a IRTA, anunciou o cancelamento dos GPs da Grã-Bretanha e da Austrália na temporada 2020 da MotoGP.
A prova em Silverstone estava marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 de agosto, enquanto as ações em Phillip Island estavam agendadas para o período entre 23 e 25 de outubro. Será a primeira vez na história do Mundial de Motovelocidade em que não será realizada uma prova britânica. Já o circuito de Phillip Island tem sido a casa da MotoGP desde 1997 e foi o primeiro local a receber o GP da Austrália, em 1989.
Segundo a Dorna, não foi possível encontrar uma solução logística para encaixar as duas provas no que será o calendário da temporada 2020, que deve começar mesmo em julho, com dois finais de semana consecutivos no circuito de Jerez.
"É com pesar que anunciamos o cancelamento dessas tradicionais etapas. Não encontrarmos um caminho em termos de logística devido aos problemas operacionais que a pandemia trouxe e nos forçou a revisar o calendário. Silverstone e Phillip Island são sempre duas das corridas mais emocionantes da temporada, com as duas pistas proporcionando algumas das disputas mais acirradas em nosso campeonato" disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.
"Em nome da Dorna, quero agradecer aos fãs pela compreensão e pela paciência enquanto esperamos por dias melhores. Esperamos voltar a Silverstone e Phillip Island nao que vem para disputas incríveis", acrescentou o dirigente.
Se na MotoGP o GP da Grã-Bretanha está oficialmente cancelado, no Mundial de Superbike isso ainda não é realidade. A rodada em Donington Park, que seria a segunda da temporada 2020, ainda não tem data para acontecer, assim como a rodada de Assen.
A disputa no circuito holandês, originalmente a terceira de 2020, já havia sido reagendada para o fim de agosto, mas agora também não tem data definida para acontecer.
O cenário, porém, é de otimismo no comunicado oficial. Nele, há a previsão de recomeço da temporada em Jerez, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, logo após a MotoGP passar pelo circuito.
Uma semana depois, entre 7 e 9 de agosto, o Mundial de Superbike deve ir ao Algarve para a rodada dupla de Portugal. A princípio, tanto a rodada espanhola quanto a portuguesa devem ser realizadas sem público, respeitando as orientações dos governos locais em relação à pandemia do novo coronavírus.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário