Lorenzo: "Márquez mudou a mentalidade de todos"

O tricampeão mundial de MotoGP fala sobre seus possíveis rivais para a temporada de 2016

Por Alexandre Ciszewski

Mais de um mês após o final do Mundial de MotoGP 2015, Jorge Lorenzo está finalizando suas aparições promocionais referentes à temporada na qual garantiu mais um título para o currículo. A mais recente aconteceu em Madrid, na Espanha, onde Lorenzo promoveu uma nova expansão para um jogo de videogame popular.

Lorenzo evitou falar sobre o fim controverso da temporada de 2015, especialmente quando questionado sobre sua opinião sobre a retirada da apelação de Rossi frente ao Tribunal Arbitral do Esporte. "Desculpe, eu não vou continuar a alimentar a polêmica sobre a temporada. Eu só estou ansioso e feliz para falar sobre 2016". Ainda assim, ele deixa a porta aberta sobre as relações com seu companheiro de equipe voltando ao normal nas próximas semanas: "Eu não tive tempo de falar com ele, eu imagino que no futuro vamos ter tempo e oportunidades para isso."

O maiorquino, em seguida, voltou sua atenção para os rivais para a temporada de 2016, começando com o compatriota e bicampeão do Mundial de MotoGP, Marc Márquez: "Quando Marc entrou para a categoria em 2013 significou um verdadeiro impulso para o resto dos pilotos, não só pela forma como ele era rápido, mas por uma atitude verdadeiramente ambiciosa que o levou a tentar ganhar todas as corridas. Ele nunca se contenta com o segundo lugar, mesmo em circuitos que ele não gosta. Antes de sua chegada, Stoner, Pedrosa ou eu mesmo, tentávamos ganhar corridas que sabíamos que éramos mais fortes, e nas outras nos contentávamos com o segundo ou terceiro lugar. A chegada de Márquez nos obrigou a fazer o mesmo que ele, lutar pela vitória o tempo todo. Nesse sentido, ele conseguiu mudar a mentalidade de todos."

Em sua excelente temporada de 2015 com a equipe Movistar Yamaha, depois de dois anos de ser incapaz de superar Márquez na disputa pelo título, Lorenzo revela como foi complicado passar por essa siatuação."A temporada 2014 foi muito difícil, especialmente no início do ano, porque eu não estava em uma boa condição física, e novamente acreditar que você pode ganhar o título não foi fácil. Mas a fé, determinação e disciplina são alguns dos meus pontos fortes e é nisso que eu tenho me apoiado desde sempre, no momentos de dificuldade"

"Na próxima temporada muitas coisas mudam", acrescentou. "Os novos produtos eletrônicos são menos sofisticados do que no ano passado. Ainda é preciso conhecer os equipamentos novos e ser capaz de ajustá-los, o que será fundamental. O pneu será muito diferente este ano e irá influenciar o desempenho dos pilotos. No final, eu acho que os mais rápidos, com mais talento e experiência, permanecerão no topo em 2016. Pode ser que mais pilotos entrem na disputa, a Suzuki veio forte no final e pode estar mais perto do pelotão da frente."

Lorenzo também deu sua opinião sobre as recentes notícias de Casey Stoner voltar para a MotoGP com a Ducati,como um piloto de testes e talvez participando de algumas corridas mais uma vez. "Sem dúvida ele vai ser incentivado a correr em algumas corridas. Eu acho que é a sua intenção. Ele vai querer correr em Phillip Island ou algumas outras pistas, com certeza vamos vê-lo lutando com a gente, pela vitória. Eu vi muito poucos pilotos, se houver, com o talento natural de Casey para ser rápido de imediato com qualquer moto e em todas as condições meteorológicas. Seria uma grande notícia para todos se Casey decidisse voltar a competir novamente. MotoGP é muito difícil, muitos pilotos estão lutando pela vitória, mas ter Casey de volta seria incrível. Esperemos que ele decida voltar a correr", concluiu.

Fotos: Divulgação/MotoGP


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br