Ducati Corse anuncia equipe oficial no eSport de MotoGP
Marca italiana contrata Andrea Saveri, campeão mundial de MotoGP virtual
Por Gian Calabrese
Por Gian Calabrese
Nesta terça (7), a Ducati Corse (divisão de competições da marca) confirmou a contratação do "gamer" bolonhês Andrea Saveri, mais conhecido como AndrewZh, no inédito time da marca italiana que oficialmente competirá no eSports MotoGP em 2020.
Andrea tem 19 anos de idade, conquistou a terceira colocação em 2018, e ficou mais conhecido quando finalmente confirmou o título mundial de MotoGP virtual em 2019, o que lhe rendeu um contrato para o time oficial Ducati em 2020.
Para quem não conhece os eSports (termo mais usado atualmente no mundo) ou Esportes Eletrônicos, são competições disputadas através de games eletrônicos em que os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial e principalmente online, através de diversas plataformas de stream online ou TV.
Em tempos de coronavírus, vimos há duas semanas a inédita e espetacular disputa entre os pilotos da real MotoGP, quando Alex Márquez e irmão do atual campeão Marc Márquez, venceu a primeira e histórica prova virtual entre os atuais pilotos do grid.
De volta ao mundo eSport, que inclusive conta com Confederação Brasileira, o brasileiro Lucas Mereje também foi um dos destaques em 2019, participando da etapa final em Valência ficando em décimo lugar.
A contratação
Para tal, AndrewZh confirmou ontem (segunda-feira, 6) sua classificação no desafio final para a disputa do campeonato mundial 2020 depois de terminar em oitavo na classificação "ProDraft", e fará parte de um grupo de 11 jogadores que competirão pelo título eSports de MotoGP nesta temporada.
Curiosamente AndrewZh competiu com uma Desmosedici GP em 2019, mesmo que naquele momento ele ainda não fosse um piloto oficial da Ducati. venceu a bordo de uma Ducati, além de ser um entusiasta de motocicletas, mora a alguns quilômetros de Borgo Panigale e sua família sempre foi "ducatista".
Segundo a nota da fábrica, este ano, o objetivo da Ducati e AndrewZh é manter o título mundial conquistado na última temporada. Nas duas corridas realizadas, ele conseguiu dominar a pressão exercida por seus rivais, conquistando a vitória final com dois pontos no segundo classificado. Além de acompanhar todas as batalhas nas telas, os fãs poderão conhecer mais AndrewZh durante a temporada em alguns eventos promocionais organizados pela Ducati.
Paolo Ciabatti, (diretor esportivo da Ducati Corse):
"O eSport é uma plataforma de entretenimento que cresceu rapidamente nos últimos anos: inovação, progresso e tecnologia fazem parte do DNA da Ducati, e é por isso que decidimos nos comprometer nesta nova aventura. Já estávamos discutindo para oficializar esse relacionamento antes de se tornar campeão do mundo para poder vesti-lo com as cores oficiais da Ducati Corse em 2020. Andrea não é apenas um piloto extraordinário de eSport, mas também um verdadeiro Ducatista. Ele vem de Bolonha, mora a alguns quilômetros de Borgo Panigale, possui uma Monster da Ducati e isso é para nós um valor agregado. Desejamos-lhe boa sorte e mal podemos esperar pelo início do novo campeonato ".
Andrea Saveri:
"Quando o Campeonato Mundial de eSport começou eu nem imaginava alcançar um objetivo semelhante. Ser piloto da Ducati e usar as cores da equipe de Borgo Panigale é um sonho que se torna realidade. Especialmente para um jovem de Bolonha como eu, que é um grande entusiasta de motocicletas desde pequeno e sabe o que significa ser um ducatista, embora seja um momento difícil para o mundo, fomos capazes de competir e superar a classificação, não foi fácil ganhar acesso ao desafio final, pois este ano o nível está muito alto. Será uma temporada especial, na qual espero poder retribuir toda a confiança que a Ducati depositou em mim, obtendo bons resultados ".
Ainda não sabemos qual será o destino do calendário final de 2020, pois atualmente é afetado pelo surto de Covid-19. O Campeonato Mundial de eSport de 2020 terá quatro batalhas frente a frente entre os jogadores, cada uma composta por duas corridas.
No ano passado, a Yamaha foi a primeira a anunciar uma equipe oficial no eSport MotoGP com o também italiano Lorenzo Deretti. As três corridas do Campeonato Mundial de eSport 2019 foram exibidas por 15 emissoras de TV em cinco continentes para uma audiência global de 64 milhões de telespectadores. Estão previstas quatro etapas para temporada 2020 que começa no dia 29 de maio com prova no traçado de Mugello.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário