Um passeio de Harley-Davidson pelo sul da Espanha

No final de janeiro, o MOTO.com.br visitou a região da Andaluzia a convite da fabricante e conta como foi; confira

Por Gabriel Carvalho

Em um passado não muito distante, o mundo vivia um momento completamente diferente do atual. Ainda que o novo coronavírus já fosse uma realidade na China, o resto do mundo vivia apenas acompanhando de longe o que acontecia por lá e as pessoas se locomoviam naturalmente. 

Foi nesse contexto que o MOTO.com.br, a convite da Harley-Davidson do Brasil, viajou para a Espanha para participar do evento “Triple S”, que ofereceu aos jornalistas convidados, por exemplo, a oportunidade de ter um breve contato com a LiveWire, a primeira moto elétrica da fabricante. 

No final de janeiro, então, embarcamos em uma viagem com destino à região de Antequera, no sul da Espanha. O primeiro voo, o mais longo, tinha como destino o aeroporto de Madri. Pouco mais de nove horas depois de decolar de Guarulhos pousávamos no Adolfo Suárez, um dos maiores aeroportos da Europa e o maior da Espanha. 

A H-D ideal para a sua viagem!

De lá, uma escala rápida de pouco mais de uma hora em um avião menor rumo a Málaga, no litoral sul do país. Ao desembarcar em Málaga, um novo dia já nos esperava – são quatro horas à frente do horário de Brasília. Um pequeno ônibus nos levou de Málaga até Antequera e já foi possível notar como as rodovias espanholas são bem sinalizadas e com bom asfalto, sem grandes irregularidades. 

No primeiro dia em Antequera não tivemos atividades oficiais na programação, então fomos conhecer a pequena cidade, localizada na província de Málaga. Em uma boa caminhada é possível andar pelas pequenas ruas e admirar a bela arquitetura local.  


Foto: Gabriel Carvalho/MOTO.com.br

Quando surgiu a vontade de comer algo, encontramos um estabelecimento para apreciar um rápido - mas muito bom, não se enganem - sanduíche de pão com jamón, o famoso presunto espanhol. 

Em nossa andança sem destino exatamente definido, chegamos ao ponto mais alto da cidade e à Alcazaba de Antequera. O local, originalmente, era um forte construído para que a cidade se defendesse de invasores. Sem tal função, o local agora é um ponto de visita e proporciona uma bela vista de praticamente toda a cidade. Para acessar o local, o visitante paga € 6, aproximadamente R$ 34 em conversão direta. Feito o passeio, retornamos para o hotel, pois o dia seguinte traria muitas atividades. 


Foto: Harley-Davidson do Brasil

Softails (parte 1) e Hill Climb 

Em uma manhã gelada, porém com sol, voltamos a ter contato com a novidade apresentada ano passado pela fabricante na família Softail, a Low Rider S – o que contamos aqui – além da Fat Bob 114 e da Street Bob.  

Dessas, a Street Bob foi descontinuada no Brasil, apesar de oferecer uma boa experiência de pilotagem – a posição é confortável e o motor Milwaukee-Eight 107 oferece desempenho suficiente para a estrada. 

Nosso caminho incluiu as pequenas estradas do sul da Espanha que conectam as cidades menores e os vilarejos da região. As paisagens são belas e valem a visita, mas é necessário cautela nas estradas, que são estreitas e de mão dupla.  

São raros os trechos em que o asfalto não está em bom estado, porém a sequência de curvas pode pegar o motociclista de surpresa e não há para onde escapar em muitos trechos, então ainda que as motos pilotadas possuam freios ABS e ofereçam recursos para um passeio seguro, todo cuidado é essencial para um passeio tranquilo. 

Os guias nos levaram até um terreno aberto com uma atração: o Hill Climb. A fabricante preparou algumas Street 750 – a família Street não é vendida no Brasil – trocando suspensões, colocando pneus mais apropriados para uso na terra e acrescentando acessórios para transformá-las em scramblers prontas para andar na terra. 

O Hill Climb consistia em um pequeno trecho de terra em subida, com uma curva à esquerda no final para descida em baixa velocidade e retorno à posição inicial. Parecia algo não tão complexo, mas este que vos escreve confessa que, devido à pouca experiência no off-road, abdicou da experiência e preferiu apenas acompanhar os colegas e pilotos se aventurando na subida – alguns com mais destreza, outros com menos. O mais importante, no fim, era a diversão. De qualquer forma, as Street 750 preparadas chamaram a atenção e poderiam até virar motos de produção, feitas às devidas adaptações. 

No retorno para o hotel, utilizamos as rodovias principais e confirmamos as primeiras impressões que tivemos na chegada à Espanha: estradas com bom asfalto e bem sinalizadas. Como no Brasil, a velocidade máxima permitida nas rodovias espanholas é de 120 km/h. Em algumas delas há cobrança de pedágio, mas nos trechos pelos quais passamos não havia praças de pedágio. Ao chegar à nossa base na Espanha, era a hora de jantar e descansar, pois mais um dia de programacão cheia nos aguardava. 


Foto: Harley-Davidson do Brasil

Softails (parte 2) e LiveWire  

Um novo dia, mesmo clima: sol pela manhã, com baixas temperaturas. Um breve café da manhã e nos equipamos para dar prosseguimento à programação do dia, que envolvia mais passeios pelas estradas da região.  

No dia, pilotamos dois modelos da família Softail: a Heritage Classic, que ganhou o motor Milwaukee-Eight 114 como novidade para 2020, e a Sport Glide. Duas motocicletas que possuem malas laterais, acessórios que as aproximam um pouco da família Touring. A Heritage Classic 114 tem como destaque o desempenho do Milwaukee-Eight 114, a posição de pilotagem e o grande para-brisa, que faz toda a diferença na estrada. 

Já a Sport Glide é, na avaliação do autor deste texto, o modelo mais versátil da família Softail. O Milwaukee-Eight 107 entrega desempenho mais do que suficiente para viagens e o motociclista pode mudar o visual da moto, retirando a carenagem frontal e as malas laterais, dando à Sport Glide um visual cruiser que permite a utilização do modelo na cidade sem grandes dificuldades. 

Subimos a serra e enfrentamos forte neblina, incluindo um trecho de visibilidade bastante comprometida. Se você coloca nos planos uma viagem para o sul da Espanha e pretende rodar de moto pelas estradas da região, não se esqueça de utilizar um capacete com com pinlock na viseira para garantir a melhor visibilidade possível em qualquer condição. 


Foto: Gabriel Carvalho/MOTO.com.br

O passeio com os dois modelos incluiu uma parada no reservatório de Iznajar, localizado na região de Córdoba. Ao retornar para o hotel, a LiveWire nos aguardava. Após rodar com a LiveWire - essa história a gente conta aqui - a última atração da viagem foi um desfile com diversas customizadas, todas criadas em cima de modelos da família Sportster.  

O cansaço gerado por um mal estar na noite anterior fez com que este repórter optasse por não pilotar, mas não foi um impedimento para apreciar algumas belas customizações - a favorita do autor deste texto era a que exibia uma pintura inspirada nas motos da extinta classe 500cc do Mundial de Motovelocidade, máquinas com motores dois tempos pilotadas por nomes como Eddie Lawson, Wayne Gardner e Michael Doohan. 

Completava-se, então, a trinca de ‘S’ que dava nome ao evento organizado pela Harley-Davidson. Softail, Sportster e Scrambler (Street), além do contato com a LiveWire como bônus. 

No último dia, com programação livre, aproveitamos o pouco tempo que tivemos antes de iniciar a jornada de retorno ao Brasil para caminhar um pouco mais por Antequera e observar mais um pouco a arquitetura local e a tranquilidade que reina na pequena cidade. Já no aeroporto, antes de embarcar, foi possível notar algumas pessoas usando máscaras já naquele momento, mas ainda não havíamos nos dado conta da realidade que viveríamos pouco tempo depois.

Assim que as restrições de viagem forem retiradas, Antequera certamente vale a visita. Se fosse possível escolher uma moto e montar um roteiro de passeios pela região, a Sport Glide seria a eleita deste repórter para a aventura. Que em breve, portanto, possamos planejar viagens como esta e viver experiências como a que vivemos na passagem pelo sul da Espanha. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br