Yamaha MT-07 passa por facelift e ganha em conforto

Assento maior, suspensões renovadas e novo visual são as novidades da naked média

Por Gabriel Carvalho

Em 2017, a Yamaha MT-07 foi a naked acima de 500cc mais vendida do Brasil. Com 1.406 unidades emplacadas, o modelo superou as concorrentes Honda CB 650F e Yamaha XJ6 com seus quatro cilindros. Para voltar a liderar o segmento, a bicilíndrica MT-07 passou por um face-lift e ganhou assento mais confortável e suspensões renovadas no modelo 2019, que chegou às lojas em outubro com freios ABS de série e preço sugerido de R$ 33.790.

As mudanças no design deixaram a MT-07 mais “encorpada”. O farol maior, lembra o da MT-09, e o tanque ganhou carenagens laterais com entradas de ar maiores. A lanterna traseira também mudou e os piscas dianteiros estão agora fixados ao lado do radiador. É preciso atenção para notar que se trata de um novo modelo. 

Mais conforto
Mas é na hora de montar na moto que se nota uma das principais mudanças. O novo assento, mais amplo, agora, estende-se à frente nas laterais do tanque. Com isso oferece mais conforto ao piloto. Em uma viagem de cerca de 300 km, o banco não cansou como o da geração anterior. A única questão, nesse caso, é a total ausência de proteção aerodinâmica. Tanto que a Yamaha comercializa um pequeno parabrisa como acessório para quem pretende viajar com a naked. 

Outra mudança bem-vinda e facilmente notada é o acerto das suspensões. O garfo telescópico ganhou novas molas internas e um novo óleo, de acordo com Henrique Silve, instrutor técnico da Yamaha. Na traseira, o monoamortecedor ganhou ajuste no retorno, além da regulagem da pré-carga da mola.

Nas sinuosas estradas do interior paulista, o trem dianteiro mostrou-se mais firme, aumentando a confiança para inclinar nas curvas. O amortecedor traseiro também tem menos oscilação nas retomadas. Um ajuste fino que aumentou a diversão de pilotar a naked em uma serra. 

Motor torcudo
Embora não tenha sofrido mudanças, o bicilíndrico de 689 cm³ e refrigeração líquida ainda é um dos destaques da MT-07. O desempenho continua igual e isso não é necessariamente uma má notícia. A configuração do virabrequim crossplane com intervalos de ignição de 270° garante bom torque desde os baixos giros até atingir o máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. 

Tanto torque que exige poucas mudanças no câmbio de seis velocidades até mesmo na cidade, onde é possível circular em quarta marcha a 50 km/h sem problemas. Com pouca vibração, mais conforto e baixo consumo de combustível. Em trecho urbano, a média foi de 23,7 km/litro. 

A potência máxima de 74,8 cv a 9.000 giros pode não ser maior do que as concorrentes, mas se mostrou suficiente para atingir velocidades acima do permitido ou rodar a 140 km/h sem esticar muito o motor. Já em ritmo mais rápido o consumo aumentou para 21,4 km/litro. Em média, o tanque de 14 litros tem autonomia para 300 km.

Naked versátil e divertida
A nova geração da MT-07 pode não ser assim tão nova. Afinal, o modelo não ganhou controles eletrônicos e manteve apenas o freio ABS de série. Mas os ajustes finos nas suspensões e o assento mais confortável foram melhorias bem-vindas para quem, eventualmente, pega a estrada. 

Melhorias que ampliaram a versatilidade da MT-07, já que a naked é excelente no dia-a-dia. Com apenas 183 kg em ordem de marcha, assento baixo (80,5 cm) e motor torcudo, ela é ágil na cidade onde se comporta como uma moto de menor porte.

Com aumento de cerca de 5% no preço, a nova MT-07, vendida a R$ 33.790, tem tudo para voltar a brigar pela liderança do segmento. A naked média chega para desafiar a Honda CB 650F que tem quatro cilindros e preço sugerido de R$ 34.900, outros modelos bicilíndricos de menor capacidade e potência, como a Kawasaki Z 650 (R$ 29.990) e a Suzuki SV 650 (R$ 27.911), também são rivais da Yamaha. 

Ficha técnica
Yamaha MT-07 ABS
Motor: Dois cilindros paralelos, DOHC, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 689 cm³
Diâmetro x curso: 80 x 68,6 mm
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência máxima: 74,8 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 6,9 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Tubular em aço do tipo Diamante
Suspensão dianteira: Garfo telescópico convencional com 130 mm de curso 
Suspensão traseira: Balança monoamortecida com 130 mm de curso e ajuste no retorno e na pré-carga da mola
Freio dianteiro: Disco duplo de 282 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo (ABS)
Freio traseiro: Disco simples de 245 mm de diâmetro com pinça simples (ABS)
Pneus: 120/70-ZR17 (diant.)/ 180/55-ZR17 (tras.)
Comprimento: 2.085 mm
Largura: 745 mm
Altura: 1.090 mm
Distância entre-eixos: 1.400 mm
Distância do solo: 140 mm
Altura do assento: 805 mm
Peso em ordem de marcha: 183 kg 
Tanque de combustível: 14 litros
Cores: Racing Blue (azul metálico), Matt Gray Fluo (cinza fosco), Matt Black (preto fosco)
Preço sugerido: R$ 33.790


Fonte:
Agência Infomoto

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