XVS MIDNIGHT STAR: Viajando e avaliando

Descemos com a nova Custom da Yamaha até Maresias (SP). Confira como ela se comportou!

Por André Jordão

André Jordão

Recebemos a XVS 950 MIDNIGHT STAR às vésperas de um feriado e, já que veio nesta data, a vontade de viajar, que já era grande, ficou enorme. Claro que de moto tudo seria mais divertido, ainda mais com esta nova motocicleta da YAMAHA, que carrega consigo a necessidade de pegar uma estrada.

Resolvi então percorrer uma Serra, com destino ao Litoral Norte, mais precisamente Maresias (SP). Como a peguei em São Paulo e fui direto para o Litoral, não tive a oportunidade de dar umas voltas pela metrópole, mas o pouco que andei foi suficiente para ter a certeza de que esta moto nasceu para rodar em vias pavimentadas, pois por aqui eu  virei um “carro”.

Na descida

Desci no fim da madrugada para pegar o dia nascendo no caminho e não me arrependi. Com 17 litros no tanque, a MIDNIGHT me deixou tranquilo quanto à  autonomia e, de tanque cheio, comecei a acelerar. Os 53,6 cv a 6.000 rpm passam uma segurança incrível e,  ao girar o punho do acelerador, você realiza uma ultrapassagem ou foge de um perigo em frações de segundos. O motor é um tradicional “V2”, inclinados a 60°, com comandos simples no cabeçote (OHC) e quatro válvulas, tudo refrigerado a ar.

O belo asfalto da Rodovia dos Imigrantes permitiu um certo abuso da velocidade — lembrando que foi na reta e só para fins avaliativos — e,  com um torque máximo de 7,83 Kgf.m a 3.000 rpm, as 950 cilindradas aparecem, fazendo este modelo atingir de 0 a 100km/h em menos de 6s. Entretanto,  ela não passará dos 170km/h, justificando o estilo CUSTOM.

Design com Autonomia

Parado à beira-mar, era hora para olhar direito todo o visual da mais nova estradeira da marca dos diapasões. O painel fica sobre o tanque e nele há velocímetro e luzes espia integradas, além de uma pequena tela de LCD, com regulagem de brilho, que traz um hodômetro total, dois parciais, fuel trip e relógio. Nota-se, também, um ar mais esportivo denunciado pelas rodas de liga-leve, o farol pintado na cor da moto e a única saída de escape. Ela não tem marcador de combustível, o que faz muita falta, porém possui um fuel trip que conta os quilômetros rodados na reserva.

Fazendo uma média do consumo, a MIDNIGHT rodou 21km/l no total da viagem. Na estrada e basicamente na reta, ela chegou a fazer 23.5km/l. Entretanto, em trechos sinuosos — a volta foi pela Anchieta — e na cidade, esse número baixou para 18.5km/l. A CUSTOM da YAMAHA chegou a rodar 369 km sem parar no posto.

Conforto e Ciclística

Este modelo tem banco largo, pedaleira avançada e uma posição de pilotagem relaxada, bem ao estilo CUSTOM. A MIDNIGHT pesa 261 kg, mas oferece uma excelente posição para pilotar na estrada e demonstra muita facilidade nas mudanças de direção, apesar de carregar aquele problema das estradeiras: as curvas. Voltando pela Anchieta,  para colocá-la em um ambiente mais hostil, a pedaleira é constantemente raspada no chão e,  se tiver com garupa então, nem pense em deitar, pode ser perigoso!

Um ponto positivo na MIDNIGHT é a ciclística estável. Sua distância entre-eixos é grande, 1.685 mm, e ela tem suspensões firmes, garfo telescópico na dianteira e balança monoamortecida atrás. No traçado, este conjunto somado aos pneus 130/70 x 18 M/C 63H, na dianteira,  e 170/70B x 16 M/C 75H, na traseira, passa muita segurança e estabilidade. Pesam ainda a favor da MIDNGHT STAR seus freios, pois têm discos na dianteira e na traseira, que funcionam muito bem. Como há muito peso atrás nas motos CUSTOM,  o conjunto de freios foi muito bem acertado.

Uma motocicleta imponente. É desta forma que aparece a nova XVS 950 MIDNIGHT STAR, da Yamaha. Ao ver todos se impressionam, chegam até a ter medo, mas para quem está no comando é um grande brinquedo que te leva, com tranquilidade e segurança, para qualquer destino escolhido.  

FICHA TÉCNICA:
MOTOR:
OHC, dois cilindros em “V”, a 60º refrigerado a ar
POTÊNCIA MÁXIMA: 53,6 cv a 6.000 rpm
TORQUE MÁXIMO: 7,83 Kgf.m a 3.000 rpm
DIÂMETRO X CURSO: 85 mm x 83 mm
CAPACIDADE CÚBICA: 942 cm³
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO: Injeção Eletrônica de Combustível
TAXA DE COMPRESSÃO: 9.0:1
SISTEMA DE PARTIDA: Elétrica
CÂMBIO: Cinco velocidades
TRANSMISSÃO FINAL:  Correia dentada
CAPACIDADE DO TANQUE: 17 litros
CHASSI: Berço duplo de aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfo Telescópico, com 41 mm de diâmetro e 135 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA: Monoamortecedor com 110 mm de curso
FREIO DIANTEIRO: Disco simples de 320 mm
FREIO TRASEIRO: Disco simples de 298 mm
PNEU DIANTEIRO: 130/70 x 18 M/C 63H
PNEU TRASEIRO: 170/70B x 16 M/C 75H
DIMENSÕES (C X L X A): 2435 mmX1.000 mmX1.080 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS: 1685 mm
ALTURA DO ASSENTO: 675 mm
ALTURA DO SOLO: 145 mm
PESO SECO: 261 Kg 
CORES: Preta e Vermelha com gráficos estilizados
PREÇO: R$ 34.600,00 (preta) e R$ 34.900,00 (vermelha)


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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