XT 660Z Ténéré: Enfim, uma família feliz

Novo modelo da Yamaha contempla as necessidades do motociclista de uma moto trail com uma pegada touring

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

O terceiro elemento da família trail mais desejada pelos amantes do mundo Off Road, a XT 660Z Ténéré foi lançada com pompa e circunstância pela marca japonesa Yamaha na edição 2011 do Salão Duas Rodas. Com tamanha expectativa criada no mercado as vendas começaram em seguida, com a moto sendo oferecida pelo preço sugerido de R$ 30.500, um patamar acima do valor praticado na linha XT 660R.

Segundo o fabricante, a proposta da 660 Ténéré não é ser apenas uma moto trail, mas também ser uma opção interessante para os viajantes e estradeiros sobre duas rodas. Pelas suas qualidades em termos de performance e robustez, o modelo intermediário da família também pode seguir a pegada touring da XT 1200Z Super Ténéré.

Para oferecer mais suavidade e conforto na pilotagem, a Yamaha XT 660Z Ténéré providenciou alguns ajustes que evidenciaram essas qualidades. O guidão do novo modelo é mais largo que o da antiga XT (2 cm maior), além disso, a moto tem um banco maior, mais alto e com mais espuma e conta com pára-brisa, equipamento bastante útil para evitar o desgastante vento frontal.

No contexto geral, ao montar na XT 660Z Ténéré o piloto fica em uma posição mais elevada e também mais relaxada, aspecto que favorece as puxadas mais longas nas viagens e jornadas nos finais de semana. Um verdadeiro convite para pegar a estrada, seja ela de terra ou asfalto.

- Confira o vídeo de apresentação da XT 660Z Ténéré, produzido pela Yamaha Europa em 2008

A nova XT 660Z Ténéré utiliza o mesmo motor da XT 660R, um monocilíndrico que possui como características a construção leve e as dimensões compactas. Equipado com injeção eletrônica de combustível e sistema de arrefecimento líquido, o propulsor desenvolve 48 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 5,95 kgfm a 5.500 rpm.

As qualidades do motor realmente surpreendem por oferecer respostas extremamente rápidas do acelerador, desde as rotações mais baixas, exigindo uma espécie de controle fino nas aceleradas no semáforo e nas partidas da garagem. Dá para dizer sem medo que sobra força nas retomadas de velocidade e também na finalização tangencial de curvas. As manobras de ultrapassagens são realizadas com extrema facilidade e sem cobrar qualquer esforço da moto.

Se há um ponto desfavorável em toda essa performance, considerando uma moto de média cilindrada, é o ronco do motor, que fica bem evidente. Mas parece que essa é uma característica desse projeto de motor, portanto, não há muito que fazer.

Além do motor um tanto ruidoso, a XT 660Z Ténéré também se destaca por outro aspecto interessante. Com seu porte avantajado, a moto tem 186 quilos “bem pesados”, 19 kg a mais que XT 660R. Apesar de assustar, o peso adicional não interfere significativamente na pilotagem e no desempenho.

O tanque de combustível tem capacidade para 23 litros, mesmo tamanho da irmã maior Super Ténéré (contra o modesto 15 litros da XT 660R), mais uma vez ressaltando sua vocação de moto estradeira.

O sistema de freios da XT 660Z Ténéré oferecem boas respostas, tanto em situações no asfalto quanto na terra. O conjunto é formado por dois discos de 298 mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão na dianteira e disco simples de 245 mm na traseira. O sistema antitravamento ABS não está disponível para o modelo.

Por causa da linhagem tradicional no mundo Off Road e seu envolvimento antigo com os motociclistas, caso semelhante ao do Fusca e seus fãs no mundo inteiro, as motos Yamaha da linha Ténéré desfrutam de grande credibilidade no mercado das duas rodas.

Rodar com a XT 660Z Ténéré, onde quer que seja, pela cidade e pela estrada, requer várias paradas e explicações para outros motociciclistas que querem saber informações da moto. Em vários casos, houve confusão com a XT 1200Z Super Ténéré, mesmo a 660 Ténéré sendo um pouco menor, por não trazer a informação da cilindrada do motor no tanque.

Até mesmo durante a lavagem, na volta de uma experimentação na terra, na oficina Johnie Wash, em São Paulo (SP), que sempre tem filas de grandes motos para o serviço de limpeza, a grande vedete do dia foi a XT 660Z Ténéré. É como dizem alguns, tradição no negócio é fundamental.

Assim como a irmã maior, XT 1200Z Super Ténéré, a XT 660Z Ténéré é oferecida no mercado nacional apenas na cor azul, a tonalidade tradicional do modelo, apesar de no exterior a cor branca estar fazendo bastante sucesso. Produzida na fábrica da marca japonesa em Manaus (AM), a XT 660Z Ténéré custa R$ 30.500 (preço sugerido).

Fotos: Aladim Lopes Gonçalves e Divulgação

Serviço
 
Cotação de Seguro (*)
R$ 4.808,19 (à vista)
R$ 3.934,58 (franquia)
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).

Agradecimento
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
Fone: (11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Ficha Técnica
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas e refrigeração líquida,
Cilindrada 660cc
Diâmetro x curso 100 x 84 mm
Taxa de compressão 10.0:1
Potência máxima 48 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 5,95 kgf.m a 5.500 rpm
Sistema de combustível Injeção de eletrônica
Tipo de embreagem multidisco banhado a óleo
Sistema de ignição Elétrica
Sistema de transmissão Permanentemente engrenada, 5 velocidades
Transmissão final Corrente
Chassis Tipo Diamante, em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 210 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor, ajustável para pré-carga e retorno e 200 mm de curso
Freio dianteiro Discos duplos de acionamento hidráulico e de 298 mm de diâmetro
Freio traseiro Disco simples de 245 mm
Pneu dianteiro 90/90R 21M/C 54S
Pneu traseiro 130/80R17M/C 65S
Comprimento total 2.246 mm
Largura total 865 mm
Altura total 1.477 mm
Altura do assento Ajustável 896 mm
Distância entre eixos 1.500 mm
Distância mínima do solo 260 mm
Peso total (a seco) 186 kg
Capacidade do tanque de comb. 23 litros
Quantidade de óleo 2,9 litros
Cor Azul
Preço R$ 30.500


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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