VTX 1800: Poderosa big custom

Modelo é equipado com o maior motor de dois cilindros em ''V'' fabricado pela Honda.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Dominado pelos modelos Harley-Davidson, o mercado de motos custom de alta cilindrada ganhou um concorrente de peso. O primeiro lote da Honda VTX 1800C desembarcou no Brasil no início de 2006 esbanjando estilo e exclusividade.

A VTX 2008 tem preço sugerido de R$ 57.239,00 (US$ 33.138), para a versão vermelha, com flames (labaredas) em preto. Como principal característica, essa big custom está equipada com o maior motor de dois cilindros em “V” fabricado pela Honda — são exatos 1.795cm³.

Além disso, conta com sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), transmissão por eixo-cardã, suspensão dianteira "upside-down" (invertida), rodas de liga leve, banco tipo sela e muitos cromados.

Claro que a parte estética é um grande diferencial da moto, porém quando o motociclista sobe na Honda VTX , o que impressiona mesmo são a força e o vigor do motor "V-Twin".

O "V2", OHC (comando simples no cabeçote), gera 96,5 cv de potência e tem muita força em baixos e médios regimes de rotação. O torque de 15,9 kgf.m está disponível já em 3.000 rpm.
 
Outro destaque é a injeção eletrônica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que assegura menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção em função da bomba de combustível externa ao tanque.

Na prática, a moto roda com muita desenvoltura nas estradas, seu habitat natural. O consumo gira em torno de 18 Km/l e o tanque em forma de gota com capacidade para 18 litros oferece uma autonomia de cerca de 300 Km, viajando a uma velocidade de cruzeiro de 100 Km/h. Porém, nas estradas muito sinuosas, a cruiser da Honda sofre um pouco, principalmente por seus 2,5 metros de comprimento e 321 quilos.

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A VTX 1800C tem câmbio de seis velocidades e transmissão final por eixo-cardã, e, em virtude da grande entrega de torque e potência, as relações de marcha — seis velocidades — são bem longas, ideais para quem gosta de por o “pé na estrada”.

Segundo a Honda, o funcionamento do propulsor tem defasagem de 130 graus entre a ignição do primeiro para o segundo pistão, eliminando grande parte das vibrações primárias, alterando o som final do escapamento — o barulho do escape não é tão grave. Realmente, a vibração é bem menor se comparada a outros modelos custom.

Ciclística

Com um comportamento bastante equilibrado, a VTX 1800C está equipada com o que há de mais moderno em termos de suspensão e freios. Destaque para o sistema CBS (Dual Combined Brake System). Na prática, é só pisar no pedal que a força de frenagem é transmitida para a dianteira e traseira simultaneamente. Para quem não se lembra, o CBS era usado na já “aposentada” CBR 1100 XX Super Blackbird, sport touring da marca japonesa. 

Na dianteira, disco duplo flutuante de 296 mm e cáliper de três pistões. Muito eficiente, o freio traseiro tem disco simples de 316 mm, com cáliper de duplo pistão. Detalhe: os freios são de grife Nissin. Para maior segurança, a VTX 1800 está equipada com rodas de liga leve, calçadas por pneus radiais da Dunlop: 130/70R-18” (dianteira) e 180/70R-16” (traseira).
 
A big custom da Honda também é bastante equilibrada, isso em função do bem calibrado conjunto de suspensão. Ambas as suspensões copiam com bastante perfeição as irregularidades do piso. Na dianteira, garfo telescópico invertido "upside-down", com curso de 130 mm. Já a traseira tem duplo amortecimento (com capas cromadas), com curso de 100 mm e cinco posições de ajuste, regulagem que ajuda em muito que vai rodar com garupa e bagagem.
 
Ergonomia e conforto

A posição de pilotagem, o guidão aberto, o banco tipo sela e o baixo centro de gravidade proporcionam ao piloto a sensação de muito conforto. A altura de 700 mm do assento amplo facilita a condução e oferece conforto em longos trechos de estrada. É como se você estivesse pilotando sentado num confortável sofá. O modelo tem um bom ângulo de esterço, por isso, facilita manobras em baixas velocidades.
 
A Honda poderia pensar em melhorar as funções do painel de instrumento, muito simples para uma moto que custa mais de R$ 57 mil. Só é possível verificar a velocidade e hodômetro parcial e total. O painel poderia oferecer mais um hodômetro parcial, relógio e fuel-trip, para acompanhar o consumo de gasolina. Além disso, os comandos são espartanos e as linhas de freio poderiam ser de malha de aço, em vez de borracha.

Acessórios

A VTX 1800 pode receber ainda uma infinidade de acessórios. Em vez de pedaleiras, poderia estar equipada com plataformas retráteis, como a maioria das Harleys. Além disso, na VTX pode-se instalar pára-brisa, faróis auxiliares, sissy-bar (encosto para a garupa), alforjes entre outros itens que vão deixar a moto mais confortável para se viajar.

A Honda Acess oferece uma linha completa para o motociclista personalizar sua VTX 1800. Informações, acesse www.hondaaccess.com.br. Há também várias opções de acessórios no aftermarket.

Ficha Técnica

Motor:
OHC (Over Head Camshaft), comando no cabeçote, seis válvulas e duas velas de ignição por cilindro e arrefecimento líquido
Capacidade: 1.795cm3
Potência: 96,5 cv a 5.000 rpm
Torque: 15,9 kgf.m a 3.000 rpm
Injeção: Eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection)
Transmissão: Eixo-cardã 
Câmbio: Seis marchas
Partida : Elétrica
Rodas e pneus dianteiros: 130/70R-18”
Rodas e pneus traseiros: 180/70R-16”
Suspensão dianteira: Upside-down, com 130 mm de curso
Suspensão traseira: Bichoque, multi-ajustável, com 100 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo flutuante de 296 mm com cáliper de três pistões
Freio traseiro: Disco simples de 316 mm, com cáliper de duplo pistão
Preço: R$ 57.239,00 (vermelha, com flames pretos). Base no Estado de São Paulo, sem despesas com frete, óleo e seguro.
 
Fotos: Caio Mattos e Renato Durães.

Fonte:
Agência Infomoto

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