Vídeo Teste Dafra Roadwin 250R: Conforto e esportividade

Pequena esportiva da Dafra mostrou suas características, uma moto de fácil pilotagem com ótima ciclística

Por Paulo Souza

Paulo Souza

A Dafra possui em seu line up a pequena esportiva Roadwin 250R, uma moto bastante atraente com sua carenagem integral que esconde o seu motor de 250 cilindradas. É fruto da parceria entre a montadora brasileira e a sul-coreana Daelim, que já esteve presente no país por alguns anos.

Testamos o modelo para conferir sua proposta e agilidade, principalmente no perímetro urbano. Rodando na cidade a moto se mostrou bastante confortável, com uma posição agradável, semelhante às motos street, porém com carenagem integral, que é perfeitamente encaixada no modelo evitando vibrações.



O seu motor é um monocilíndrico refrigerado a água, que gera 24 cv de potência máxima a 9 000 rpm e torque de 1,8 mkgf a 7 000 rpm. Para o dia a dia mostrou-se bastante competente, principalmente em pequenos percursos, quando não é exigido altas velocidades. O seu câmbio é bastante macio e preciso, muito positivo para as constantes trocas de marchas no perímetro urbano.

Na estrada a moto permanece com a mesma proposta, uma street carenada, bastante confortável. No entanto, o seu motor só responde com sua potência máxima quando os giros estão elevados, o que a faz vibrar em nível considerado, característica das motos monocilíndricas.  Rodando cerca de 30 minutos a uma velocidade cruzeiro de 120 km/h, você não sentirá aquele pequeno formigamento no pé, em velocidades superores pode incomodar um pouco.

A ciclística da Roadwin 250 R é excelente, tanto no uso urbano, quanto para uma tocada mais esportiva. A moto é muito fácil de ser pilotada e o seu conjunto de suspensões, telescópica de128mm na dianteira e de braço oscilante monoamortecido de 26 mm na traseira são bem acertadas, passando segurança durante a curvas e absorvendo bem as irregularidades do asfalto.

Alguns detalhes da Roadwin deixaram a desejar. Poderiam vir com modificações no próximo ano para deixar o modelo ainda mais completo. A falta do botão de engine stop atrapalha bastante. Na hora de parar a moto é necessário desligar na chave, o que a torna menos prática nesse quesito. Também senti falta de um sensor de cavalete lateral, se você esquecer o pezinho acionado e engatar a primeira marcha, ela continua e vai embora. Nos outros modelos da categoria todas as motos possuem este sensor.

O painel deste modelo possui conta-giros analógico e marcador de velocidade digital, que também lhe permite visualizar, apesar do pequeno tamanho, a temperatura do motor, as horas e os hodômetros total e parcial.

É preciso tomar cuidado ao pressionar o botão de partida, pois mesmo a moto estando engatada ela irá acionar partida, o que a faz dar um tranco, semelhante ao que acontece com os carros, quando ligado com a marcha engatada. A moto pode vir a tombar facilmente se isto acontecer.

O modelo possui um sistema de freios composto por dois discos frontais e mais um traseiro, que me surpreendeu. São precisos e eficientes, tornando uma pilotagem prazerosa e segura.

Apesar de possuir um banco confortável, principalmente para o piloto, as alças traseiras foram projetadas muito próximas, o que diminuiu o ângulo do acento do garupa e consequentemente, ficam raspando nas pernas causando desconforto.

Durante nossa avaliação a Dafra Roadwin 250R mostrou que se encaixa perfeitamente para quem deseja uma pequena esportiva para o uso urbano, pois mais parece uma street. É bastante confortável e possui o menor preço dos modelos de sua categoria, a partir de R$ 12.490. Uma opção divertida para quem quer se diferenciar com uma 250 cilindradas.

O jornalista usou nos testes capacete Norisk,calça, jaqueta e luvas Race Tech.


Ficha Técnica

Motor: Monocilíndrico, 4 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 247 cm³
Potência: 24 cv 9.000 rpm
Torque: 1,92 kgf.m a 7.000 rpm
Câmbio: 5 velocidades
Alimentação: Injeção eletrônica KEFICO
Quadro: Berço duplo em aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico convencional
Suspensão traseira: Balança monoamortecida
Comprimento: 2.025 mm
Largura: 778 mm
Altura: 1.180 mm
Distância entre eixos: 1.390 mm
Altura do banco: 780 mm
Tanque de combustível: 15 litros
Peso (em ordem de marcha): 173 kg
Freio dianteiro: Duplo disco de 290 mm de diâmetro com pinças de dois pistões
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm, com pinça de dois pistões
Pneu dianteiro: 110/70 – 17
Pneu traseiro: 130/70 – 17
Cores: Branca e Vermelha
Preço Sugerido: R$ 12.490

Fotos: Post Varejos


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br