Aceleramos na pista com as motos da Triumph no Brasil

Marca inglesa traz seis modelos com preços entre R$ 29,9 mil (Bonneville) e R$ 69,9 mil (Rocket III Roadster)

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

A centenária fabricante britânica Triumph chegou ao Brasil promovendo uma verdadeira invasão inglesa com o lançamento de seis modelos bem representativos de sua linha de motocicletas. A primeira concessionária da marca no país, a Triple Triumph (www.tripletriumph.com.br), em São Paulo (SP), abre as portas no dia 10 de novembro, oferecendo ao mercado brasileiro os modelos nacionais Bonneville T100 (R$ 29.900), Speed Triple (R$ 42.900), Tiger 800XC (R$ 39.900) e os importados Thunderbird Storm (R$ 49.900), Tiger Explorer (R$ 62.900) e Rocket III Roadster (R$ 69.900).

Com o objetivo de vender até quatro mil motos por ano no Brasil, sendo que para 2013 o número esperado é de duas mil unidades, a subsidiária brasileira avisa que gradativamente novos modelos e versões serão introduzidas no mercado nacional. Para maio de 2013 já estão anunciadas a esportiva Daytona e a naked Street Triple, ambos com produção na fábrica da Triumph, em Manaus (AM).

Todos os modelos, com exceção apenas da Bonneville T100, vêm de série equipados com freios ABS. O único item opcional da linha Triumph no Brasil é o sistema de aquecimento de manoplas e assento. A garantia de fábrica para os modelos da marca inglesa no país é de 2 anos, sem limite de quilometragem.

“A Triumph aposta muito no potencial do Brasil para as motocicletas premium. Em um prazo de três anos esperamos posicionar o país entre os cinco maiores mercados do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha”, destaca Marcelo Silva, gerente geral da subsidiária brasileira.

As próximas concessionárias, em Porto Alegre, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, serão inauguradas no primeiro trimestre de 2013. A meta da Triumph é abrir oito revendas até o final de 2013 e chegar a uma rede com 12 distribuidores até o final de 2014.

O MOTO.com.br participou do lançamento oficial das motocicletas Triumph nessa terça-feira, 6/11, na pista da Fazenda Capuava, na região de Campinas (SP), com apresentação técnica dos modelos e informações sobre a estratégia comercial da marca inglesa no país, além, é claro, de andar com todas essas máquinas no circuito.

Acompanhe as primeiras impressões das motos Triumph na pista:

Bonneville T100
Com visual típico das motos dos anos 60, a moto retrô da Triumph se destaca pelo visual clássico com mecânica moderna. Até o sistema de injeção eletrônica no compartimento dos bicos de alimentação com uma carcaça que reproduz o conjunto do carburador. O propulsor dois cilindros desenvolve potência de 67 cavalos e torque de 6,8 kgf.m. Para dar a partida é só virar a chave do farol e escutar o ronco grave do motor de 865cc. Na pista a moto clássica da Triumph inglesa é divertida de acelerar, com boas retomadas e freios eficientes. Além do visual nostálgico, o guidão curto deve facilitar a vida dos motociclistas no trânsito das grandes cidades.

Speed Triple
Com visual agressivo destacado pelo conjunto óptico com faróis duplos, a Speed Triple parece desafiar o motociclista para domar sua rebeldia. Apesar do apelo visual rebelde essa naked inglesa impressiona mesmo pelo controle dócil na pista. A moto praticamente desliza no circuito de Capuava, fazendo curvas com precisão e esbanjado vitalidade nas retas. Boa parte desses atributos são resultados do acerto preciso de seu conjunto estrutural e do potente motor com construção de três cilindros (um dos grandes segredos da preparação mecânica da marca inglesa) de 1.050cc desenvolve a potência de 133 cv e torque de 11,1 kgf.m. O sistema de freios surpreende pela eficiência e segurança. O painel da moto, além de moderno, traz informações sobre os intervalos de manutenção.

Tiger 800 XC
Com uma proposta Off Road, em função da suspensão de curso longo e rodas raiadas de 21 polegas na frente e 17 na traseira, essa moto encara a pista sem se fazer de rogada, esbanjando conforto e uma estabilidade surpreendente. O chassi de aço garante boa rigidez torcional e o motor três cilindros de 799cc é extremamente equilibrado, gerando potência de 94 cv e torque de 7,9 kgf.m. Em função dessas e outras qualidades eletrônicas a Tiger 800 XC foi o modelo que apresentou um melhor comportamento no circuito, permitindo a realização de curvas e manobras com grande desempenho e alto nível de segurança. As acelerações também agradaram bastante, assim como o sistema de frenagem, com bom equilíbrio e respostas imediatas.

Thunderbird Storm
A cruiser britânica tem como destaque o visual grandioso, motor poderoso e um guidão reto posicionado acima do conjunto óptico. No melhor estilo custom, as informações da moto aparecem sobre o tanque de combustível. Na pista, o motor T-16 dois cilindros da Thunderbird, que desenvolve 97 cv e torque de 15,6 kgf.m, impressiona pelo ronco forte e aceleradas vigorosas. A suspensão é confortável e os freios também merecem elogios.

Tiger Explorer
A big trail da Triumph tem potencial de sobra para mudar os rumos desse segmento de motos no país. O modelo inglês tem visual elegante e moderno. O painel de instrumentos é completo e ainda traz a comodidade na estrada do piloto automático. O sistema de transmissão por eixo cardã é garantia de maior robustez e menos manutenção. O motor três cilindros de 1.215cc produz potência de 137 cavalos e torque de 12,1 kgf.m. Especificações condizentes com sua proposta aventureira. Durante o teste de pista, o modelo se destacou por oferecer uma pilotagem prazerosa, com o piloto numa posição extremamente confortável. Os sistemas eletrônicos como ABS, acelerador eletrônico, controle de tração, entre outros, garantem um alto nível de controle da moto. Boa de fazer curvas e de acelerar nas retas, a Tiger Explorer tem disposição para longas jornadas. O tanque não é do maior da categoria, mas comporta até 20 litros.

Rocket III Roadster
Assim como seu nome diz, essa big cruiser é um verdadeiro foguete. A moto segue a receita da Triumph com motor três cilindros de 2.294cc, capaz de produzir 146 cv e torque de 22,1 kgf.m. Se a potência do propulsor não chega a impressionar, saiba que o torque é realmente brutal, equivalente ao de dois carros populares. As acelerações na pista são tão descomunais que é preciso dosar bem o acelerador para o corpo do piloto não ser empurrado. Apesar do seu porte mais avantajado é uma moto gostosa de pilotar tanto nas curvas, quanto nas retas, que é o seu ponto forte. O sistema de freios se mostrou bem dimensionado para sua proposta.

TABELA DE PREÇOS
Bonneville T100: R$ 29.900
Speed Triple: R$ 42.900
Tiger 800 XC: R$ 39.900
Thunderbird Storm: R$ 49.900
Tiger Explorer: R$ 62.900
Rocket III: R$ 69.900

O jornalista usou nos testes capacete MT, jaqueta, calça, luvas Joe Rocket e botas TCX

Fotos: Paulo Souza


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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