Triumph Daytona 675: Falando inglês fluente
Com três cilindros e alto desempenho, a Triumph Daytona 675 faz bonito até parada.
Por André Jordão
Por André Jordão
Lucas Rizzollo
É difícil não olhar para esta moto, ainda mais se a pintura for vermelha como na moto testada. Na dianteira os faróis mais parecem os olhos de uma fera. As bengalas dianteiras douradas e escapamento com saída por baixo do banco mostram que está moto nasceu nas pistas. Ela poderia estar facilmente em uma galeria de arte. Mas essa moto foi feita para acelerar. Ao ligar o motor e começar a andar surge a primeira surpresa; o ronco é diferente do esperado e mais parece um assobio. Porém o mais impressionante de tudo é a reposta do motor, rápida e forte em quase todos os regimes de rotação. Afinal o que essa moto tem de diferente das demais esportivas da categoria de 600 cc?
Desde que foi lançada pela Triumph 675 Daytona ganhou diversos comparativos e corridas da categoria SuperSport. Apesar de um cilindro a menos que a concorrência, sim ela é uma tricilíndrica, o motor tem 75 cc a mais de capacidade, daí o nome 675. Suas maiores rivais atualmente são a Honda CBR 600RR, Kawasaki ZX-6R, Yamaha YZF-R6 e Suzuki GSX-R600; sendo que as duas últimas não são vendidas no Brasil.
Desempenho surpreendente
Normalmente as superesportivas de 600 cc são mais “calmas” em baixas rotações, precisando atingir altos giros para entregar toda a sua potência. Porém na hora de acelerar essa inglesa fiquei surpreso com a resposta do motor mesmo em baixas rotações. O principal trunfo desta moto é realmente a arquitetura de seu motor com três cilindros. Segundo a Triumph essa configuração tem o melhor dos dois mundos; o rápido aumento de rotações de um motor bilicíndrico e a “explosão” em altas rotações de um tetracilindrico.
A potência de 126 cv e o torque de 7,54 kgf.m realmente impressionam frente qualquer 600 do mercado. Outro trunfo do motor com três cilindros é seu tamanho reduzido em comparação às tetracilíndricas. Além de seu peso menor, permite que a moto seja mais estreita e fácil de domar. Basta alguns minutos para começar a abusar do acelerador e aproveitar o melhor que esta moto oferecer.
Equipada
Para quem gosta de pilotar em circuito ou mesmo participar de um track day tem na Daytona 675 uma moto para fazer bonito nas pistas. Os freios são potentes precisos, na dianteira os discos tem 308 mm de diâmetro (na Yamaha YZF-R1 são de 310 mm). Se isso na bastasse as linhas tem cobertura com malha de aço (o chamado aeroquip). A suspensão, com tubos de 41 mm na dianteira, tem todo o tipo de regulagem e garantem ótima estabilidade.
Abaixado na bolha é possível ver o completo painel que tem shift-light e até mesmo marcador de velocidade máxima atingida. Outro item que impressiona são os pneus dessa moto: Pirelli Supercorsa SP. Eles são pra lá de esportivos e permitem inclinar a moto até onde o juízo permitir. Até mesmo a posição de pilotagem é radical, com o piloto praticamente sobre o eixo dianteiro. Contudo essa posição “racing” chega a casar em viagens mais longas.
A cilindrada
Muitos motociclistas partem logo para as esportivas de 1000 cc como primeira moto grande. Pilotar uma SuperBike realmente é uma experiência única porém o piloto precisa estar muito bem preparado para domar essas feras. Mas com uma 600 cc ou mesmo uma 675 cc você consegue a mesma diversão por um preço mais acessível e em uma moto mais fácil de pilotar. Você pode não gostar do som do escapamento ou mesmo achar que um cilindro a menos pode fazer falta. Contudo essa moto tem muito a oferecer. E só me resta uma dúvida: Ela é uma moto de rua com pegada racing ou uma moto racing que também pode andar na rua?
Promoção
A Triumph Daytona 675 está com o preço promocional de R$ 36.900 (o preço anterior era R$ 42.900). Suas concorrentes no mercado nacional são a Honda CBR 600RR ,tem preço sugerido de R$ 47.000 e a Kawasaki ZX-6R que custa $ 48.880.
Ficha Técnica:
Motor: 3 cilindros em linha, 12 válvulas DOHC com refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 675 cm³
Potência máxima: 126 cv a 12.600 rpm
Torque máximo: 7,54 kgf.m a 11.750 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto com sistema de indução de ar
Capacidade do tanque: 17,4 litros
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Corrente
Suspensão dianteira: Invertida (upside down) de 41 mm com ajustes de pré carga, compressão e retorno
Suspensão traseira: Balança com amortecedor à gás e ajustes de pré carga, compressão e
retorno
Freio dianteiro: Disco duplo flutuante de 308 mm com pinças radiais de 4 pistões
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm com pinça de 1 pistão
Rodas e pneus: Rodas de alumínio forjado 120/70 ZR 17 (D) e 180/55 ZR 17 (T)
Chassi: Tubular em alumínio
Dimensões (C x L x A): 2.010 mm x 710 mm x 1.105 mm
Altura do assento: 830 mm
Altura mínima do solo: N.D
Entre-eixos: 1.415mm
Peso seco: 162 kg (a seco)
Cores: Preto, Amarelo, Vermelho e Grafite
Preço público sugerido: R$ 36.900 (Preço promocional, posto São Paulo, sem frete e seguro)
FOTOS: Gustavo Epifanio
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