Triumph Bonneville T100: A moto clássica inglesa
A Bonneville T100 chama atenção por onde passa com um estilo único, mas será que ela é boa para pegar estrada e no dia-a-dia?
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Esse mês a vaga na garagem do MOTO.com.br foi ocupada pela belissíma Bonneville T100 da Triumph. Essa imponente moto é inspirada na icônica Bonneville de 1959, o DNA típico de moto clássica inglesa recebeu recursos, acabamento aprimorado e tecnologia de motos atuais para se tornar uma clássica moderna de respeito.
Escolhi a Triumph Bonneville T100, como acompanhante em uma viagem até Socorro para visitar o futuro Centro Cultural Movimento. A antiga estação de trem da cidade está sendo reformada para receber a história do motociclismo nacional, um grande projeto do nosso parceiro Carlãozinho do MotoStory.
Coloquei o equipamento de gravação na mochila, prendi o tripé no banco e saí de São Paulo com destino a Socorro.
A primeiro momento a Triumph Bonneville T100 chama atenção de todos! O design que une o clássico e o moderno é acertado, ainda mais com os detalhes incluem os aros das rodas, os acabamentos do motor, espelhos retrovisores, o aro do farol, os indicadores, e belos silenciadores estilo ‘peashooter’ com acabamento Matt Black, que lhe proporcionam uma presença e um visual dark realmente diferenciados.
Além disso, pode notar o cuidado nos mínimos detalhes como o design do motor que imita filetes típicos da refrigeração a ar (a T100 possui refrigeração líquida) e uma peça que lembra o carburador, mas na realidade a Triumph T100 é equipada com injeção eletrônica multiponto sequencial.
Apesar de chamar a atenção dos mais curiosos, você até faz amizades no farol, a Triumph T100 não é muito visada pelos ladrões. O que remete a uma certa “tranquilidade” para rodar em grandes centros urbanos, como São Paulo. Óbvio, que precisamos acrescentar várias aspas nessa tranquilidade.
A Bonneville T100, é equipada com um motor de 8 válvulas, SOHC de 900 cc que entrega 55 cv de potência a 5.900 rpm. Mas, o grande diferencial está no torque de 80 Nm que você já sente a partir de 3.230 rpm.
Na cidade, fiquei surpreso com dois aspectos da motocicleta. Primeiro, foi a embreagem mega leve que conta com assistência de torque e em segundo lugar, com a ciclística da motocicleta. Ela é uma moto fácil de guiar, possibilitando pegar corredor, desviar de buracos com segurança e andar tranquilamente curtindo a moto e o ronco do seu motor.
Para pegar estrada, a T100 conta com acelerador eletrônico que proporciona respostas rápidas e o controle de tração que garante maior segurança na pilotagem. Além disso, a moto da Triumph possui uma posição de pilotagem acertada, pois não cansa e o banco se mostrou macio, o que garantiu conforto em toda a viagem até Socorro em um total de 300 km (ida e volta).
Apenas senti falta da sexta marcha, mesmo a quinta sendo longa, acho que uma sexta marcha cairia bem. Mantendo uma velocidade de cruzeiro de 100 - 110km/h, o consumo ficou na casa dos 23km/l, para um motor de 900 cc , está ótimo!
Qual a primeira coisa que um motociclista faz ao chegar em uma nova cidade? Tirar uma foto no portal, não é? Check.
Após essa pequena parada, me encontrei com Carlãozinho e o Márcio Viana, que foi com uma Yamaha Tracer 900 GT até lá.
O novo Centro Cultural Movimento, é um projeto antigo do Carlãozinho para divulgar a história do motociclismo nacional. No novo centro cultural, vamos ter centro de exposições, loja, café e muita história. Anotem aí, que esse vai ser um ótimo passeio de moto para fazer no final de semana. A inauguração está prevista ainda para 2021.
Também almoçamos no shopping das malhas, excelente local para comprar blusas, jaquetas e camisetas com preço especial.
Aproveitando que estava com uma moto clássica, fomos conhecer o Cine Orlandi, um dos únicos cinemas de rua do Brasil. Instalado em uma edificação charmosa desde 1942, funciona normalmente até hoje e conta até com sala em 3D. Vou voltar para assistir um filme.
O painel que mescla analógico e digital, conta com o velocímetro e o conta-giros em analógicos e dois visores digitais que você pode observar o hodômetro, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia, controle de tração (que pode ser desligado), indicador de manutenção e relógio. Para acessar todas essas informações, a T100 conta com um botão no punho esquerdo.
Parar a T100 é fácil, pois a motocicleta conta com disco único flutuante de 310 mm na dianteira e disco único de 255 mm, pinça flutuante Nissin de 2 pistões na traseira com ABS nas duas rodas.
A suspensão absorve bem as irregularidades do piso, apesar de ser uma clássica, passei por rua de paralelepípedo com tranquilidade, graças a sua suspensão dianteira com Garfo Kayaba 41 mm e curso de 120 mm, enquanto na traseira conta com “Twin Shock” Kayaba com ajuste de pré-carga e curso de 120 mm.
A Triumph Bonneville T100 parte de R$ 51.490,00, um preço salgado e apesar do bom acabamento, apenas a lanterna traseira é em LED, por esse preço, a Triumph já poderia trazer um conjunto Full LED.
Além do mais, a Triumph disponibiliza uma linha com 150 acessórios premium para você personalizar a T100 do seu jeito. Tornando cada Triumph Bonneville única.
A pilotagem é cativante e torna a experiência de guiar a Triumph Bonneville T100 extremamente prazerosa.
O estilo clássico, bom acabamento, motor forte e com um ronco grave, essa moto clássica moderna inglesa conquista todos os pilotos, desde os mais jovens até os mais experientes.
A Triumph Bonneville T100 foi ótima na cidade e na estrada, isto é, para viagens solo e sem garupa. Acho que uma Bonneville T120, seria uma melhor opção para quem anda acompanhado na moto, pois conta com um motor de 1200cc.
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