Teste: Yamaha Tracer une esportividade e conforto para viajar
Com 115 cavalos, a nova crossover oferece três modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS por R$ 45.990
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Com linhas modernas e porte encorpado, a nova Yamaha MT-09 Tracer une duas características marcantes: a esportividade do motor tricilíndrico de 115 cv de potência com a ciclística inspirada nas bigtrail. O resultado desta “mistura” é uma crossover de comportamento apimentado com conforto e uma forte vocação para o turismo. O bom pacote tecnológico com três modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS completam o conjunto. O modelo chega ainda com um preço competitivo para a categoria R$ 45.990.
Impactante, o design da Yamaha Tracer segue o padrão estético das motos superesportivas da Yamaha, traduzido pela carenagem frontal facetada com dois faróis. O grande tanque de combustível de 18 litros oferece um bom encaixe para as pernas do piloto, que vai acomodado em um largo e confortável banco com espuma de boa densidade e com regulagem de altura, e protegido pelo para brisa.
Ao subir na moto, o grande painel de instrumentos, totalmente digital, chama a atenção. Além do velocímetro, conta giros e marcador de combustível, traz um computador de bordo completo que informa a marcha engatada, hodômetros (total e parcial), temperatura, consumo instantâneo e relógio – é possível navegar pelas informações por meio de um botão que fica na parte superior do punho esquerdo. Há ainda uma prática tomada 12 Volts que pode ser utilizada para carregar o GPS ou o smartphone.
Motor elástico
Com motor de três cilindros e virabrequim crossplane, no qual as bielas estão posicionadas a 120 graus, a Yamaha conseguiu reunir o melhor dos dois mundos na Tracer. Muito torque em baixos e médios regimes e potência de sobra em altos giros. O tricilíndrico com 846 cm³ produz 115 cv a 10.000 rpm e torque de 8,92 Kgf.m a 8.500 rpm. O motor conta ainda com duplo comando (DOHC), quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica. O bom rendimento da moto também se dá pela boa relação peso/potência: 0,54 cv/kg.
Para otimizar o desempenho do motor, a nova Tracer conta com a tecnologia D-MODE (Drive Mode), que permite ao motociclista escolher entre três modos de pilotagem: STD (standard), A e B. O modo “STD” pode ser utilizado praticamente em qualquer situação, já que a entrega de torque acontece de forma mais linear, sem susto. Foi o escolhido na maior parte do tempo. O modo “B” deixa ainda a moto mais conservadora. A resposta do acelerador e a entrega de potência é mais suave.
Porém, a opção “A” oferece respostas instantâneas e até certo ponto ríspidas. A moto se transforme em uma esportiva de sangue quente, principalmente entre 7.000 e 10.000 rpm, que é a faixa para alcançar sua potência máxima. Em mais de 400 quilômetros rodados, o consumo médio da Tracer foi de 22 Km/l, o que lhe confere uma autonomia de cerca de 400 quilômetros com um tanque de gasolina.
Para controlar seu caráter esportivo, a MT-09 Tracer está equipada com controle de tração como item de série, que transmite mais segurança, já que ajuda a garantir que o pneu não perca contato com o solo, e consequentemente, garantindo aderência todo o tempo.
Ciclística acertada
Com boa dose de progressividade e transmitindo segurança, a Tracer usa na dianteira suspensão invertida (upside-down), com tubos de 41 mm de diâmetro e 137 mm de curso. Além de dois discos flutuantes de 298 mm e duas pinças radiais de quatro pistões opostos. Na traseira, sistema Monocross com link, com curso de 130 mm e único disco de 245 mm e uma pinça simples. Aliás, o amortecedor, com posicionamento mais horizontal, conta com regulagem na pré-carga da mola e no retorno hidráulico. Para completar, essa Yamaha usa rodas aro 17 polegadas, calçadas com pneus de uso esportivo, o que lhe confere uma pegada mais estradeira e menos aventureira.
Com bom desempenho, a Tracer oferece agilidade, principalmente nas mudanças de direção, o que facilita muito na condução urbana. Destaque para o sistema de freios, superdimensionado para a crossover da Yamaha: mordidas precisas e com a segurança dos freios ABS.
Mistura convidativa
No quesito ergonomia, a Tracer mostra o quanto é diferente. Nela, o piloto encontra uma postura mais confortável, com a coluna mais ereta, como nas trails. Vale lembrar que a altura do assento pode ser ajustada entre 845 e 860 mm. O mesmo vale para o guidão de alumínio, que permite duas posições: mais recuado ou mais à frente, de acordo com a estatura e preferência do condutor. O conforto da garupa também recebeu atenção e traz um assento mais espesso e alças mais altas e acessíveis.
A união entre a esportividade do motor tricilíndrico com a ciclística e a postura confortável das bigtrails faz da Tracer uma moto versátil. Uma mistura que convida a pegar a estrada com garupa para rodar muitos e muitos quilômetros.
Veja o vídeo:
Vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br
Ficha Técnica
Yamaha MT09-Tracer
Motor Três cilindros, 12 válvulas, DOHC e refrigeração líquida
Diâmetro X Curso 78 × 59.1 mm
Taxa de Compressão 11,5:1
Capacidade 846 cm³
Potência Máxima 115 cv a 10.000 rpm
Torque Máximo 8,92 kgf.m a 8.500 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica
Partida Elétrica
Câmbio 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico invertido, com tubos de 41mm e 137 mm de curso
Traseira Balança Monocross, com Link e 130mm de curso
Freios
Dianteiro Disco duplo flutuante de 298 mm e duas pinças radiais de quatro pistões opostos, com ABS
Traseiro Disco de 245 mm e uma pinça simples, com ABS
Rodas Liga leve – 17 polegadas
Pneus
Pneu Dianteiro 120/70 ZR17 (58W)
Pneu Traseiro 180/55 ZR17 (73W)
Quadro Diamond
Comprimento 2.160 mm
Altura do Assento 845/860 mm
Distância Mínima do Solo 135 mm
Distância entre-eixos 1.440 mm
Tanque de Combustível 18 l (2,6 l)
Peso (em ordem de marcha) 210 kg
Cores: Vermelha e cinza
Preço R$ 45.990
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