Teste: Primeiras impressões Dafra Horizon 250
Avaliamos o lançamento da Dafra, que promete brigar com a concorrência na categoria custom de baixa cilindrada
Por Paulo Souza
Por Paulo Souza
Paulo Souza
A Dafra apresentou no início do mês a Horizon 250, uma pequena custom que chega ainda este mês nas concessionárias de todo o Brasil com preço sugerido de R$ 13.690. O Moto.com.br esteve presente no lançamento do modelo e tivemos a oportunidade de andar e sentir as primeiras impressões desta moto, confiram!
Desempenho
A Horizon 250 chega com o mesmo propulsor da Roadwin 250R, que também é feita em parceria com a sul-coreana Daelim. Um monocilíndrico de 250,2 cm³, capaz de gerar 23,1 cv a 8.000 rpm e torque de 2,21 kgfm a 7.000 rpm. No entanto, algumas modificações foram feitas no motor para se adaptar ao estilo custom. Ela ganhou mais torque em baixas rotações e perdeu um pouco de potência.
Andando com a moto estas modificações ficaram nítidas. Já na saída você percebe a melhor distribuição do torque do motor, e se forçar a primeira marcha, ela atinge a velocidade perto dos 60 km/h, isso por que não há limitador de giros. A velocidade final chegou aos 140 km/h, (velocidades de painel). Segundo a montadora a velocidade real máxima fica na casa dos 125 km/h.
O conjunto no geral pareceu bom, a moto possui uma boa posição de pilotagem e é bastante confortável. As pedaleiras estão um nível mais elevado e não raspa no chão com facilidade. Por ser monocilíndrica a moto possui vibrações sim, porém, somente é sentida em altos giros, para quem deseja um modelo para passeio, ou mesmo para o dia a dia não terá incomodo algum.
Estilo/Qualidade
O visual da Horizon 250 agrada bastante, seu design possui linhas atuais e também conta com bastantes itens cromados, seguindo a tradição das custons. No modelo testado a moto estava equipada com os três acessórios homologados pela Dafra, o Sissy Bar vendido por R$ 299, a bolha frontal, também por R$ 299 e o protetor de pernas (apoio para os pés) comercializado por R$ 380.
Seu estilo custom recebeu diversos itens atuais, como injeção eletrônica e refrigeração líquida, e também manteve a tradição em alguns aspectos, como por exemplo, painel analógico arredondado. O diferencial para este painel fica por conta do marcador de combustível, indicador de luz de neutro e alerta da reserva, que ficam localizados no tanque da moto.
Assim como a Roadwin 250R, primeira moto da Dafra em parceria com a Daelim, a Horizon 250 possui qualidades para brigar por espaço no mercado brasileiro. No geral é uma boa opção para quem gosta do estilo, reúne todas as características modernas e a primeira impressão foi positiva. Resta discutir se o preço sugerido de R$ 13.690 está valendo a pena!
Mercado
Atualmente o mercado de motocicletas custom de baixa cilindrada está muito pequeno no Brasil, na faixa de 250cc somente a Kasinski possui um modelo disponível. Justamente pensando nestes consumidores, a Dafra aposta na Horizon para ganhar uma parte desses motociclistas.
Visando atender o consumidor que busca um modelo para o dia a dia, mas que também utiliza a moto para lazer aos finais de semana, a Horizon 250 chega para suprir a carência no estilo custom de baixa cilindrada e se torna mais uma opção no mercado.
Confira o vídeo de apresentação da Horizon 250
Ficha Técnica
Motor monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, refrigerado a água
Cilindrada 250,2 cm³
Disposição do Cilindro Vertical
Potência Máxima 23,1 cv / 8.000 RPM
Torque máximo 21,7 Nm / 7.000 RPM
Sistema de alimentação Injeção eletrônica
Diâmetro x curso 73 X 59,8 mm
Taxa de compressão 11,3 : 1
Transmissão 5 velocidades
Altura 1.140 mm
Largura 790 mm
Comprimento 2.245 mm
Distância entre eixos 1.500 mm
Altura mínima do solo 145 mm
Altura do banco 725 mm
Peso seco 163,4 Kg
Peso máximo admissível 150 kg
Chassi Berço duplo
Suspensão dianteira Garfo Telescópico
Suspensão traseira Bi amortecida
Freio dianteiro Disco duplo
Freio traseiro Disco
Rodas Liga leve
Pneu dianteiro 18 M/C 47S
Pneu traseiro 130/90-15 M/C 66S
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque de combustível 17,5 litros | Reserva: 5,5 litros
Capacidade do óleo do motor (após drenagem) 1,3 litro
Ignição Transistor (ECU)
Cores Preta e Preta/Pérola
Fotos: Renato Durães
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