Teste: Honda CBR 500R encara primeiro desafio na pista
Novo modelo esportivo da marca japonesa no Brasil tem inspiração nos modelos de competição
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
A Honda do Brasil realizou uma apresentação mais a caráter da sua nova esportiva média CBR 500R, na nova pista paulista Velo Cittá, que fica na região de Mogi Mirim. O modelo é o segundo elemento da renovada família CB 500, que já conta com a naked CB 500F e deve ser completada em breve com a chegada da crossover CB 500X.
Para quem ansiava por um up grade das esportivas compactas, com motorização na faixa de 250cc e 300cc, a CBR 500R é uma opção interessante, sendo oferecida nas concessionárias da marca japonesa nas cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD), com preços de R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versão ABS).
Vale ressaltar que a CBR 500R não segue a receita de preparação de uma superesportiva, mas sua proposta e fôlego para acelerar podem proporcionar boas sensações na sua pilotagem. A disposição do modelo para as pistas também foi confirmada pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) que homologou a moto para a disputa da Copa Honda CBR 500R.
Os testes na pista com a CBR 500R foram coordenados pela equipe Honda com o apoio de seus pilotos de motovelocidade, Maico Teixeira, atual campeão do Superbike Series Brasil, e José Luiz Teixeira "Cachorrão", que atenderam e orientaram os jornalistas a extrair um melhor rendimento das máquinas no circuito.
A carenagem da CBR 500R lhe concede um porte semelhante aos modelos de maior cilindrada. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas de 55W, que oferece boa visibilidade em diferentes condições. A capacidade do tanque de combustível é para até 15,7 litros.
Os semi-guidões proporcionam uma pilotagem próxima a dos modelos de pista e enfatizam a emoção e estilo esporte. A altura do assento é de 785 mm e suas medidas são as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x (L) 740 mm x (A) 1.145 mm, distância entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O peso seco do modelo é de 181 kg (183 kg na versão ABS).
Versatilidade, maneabilidade e performance, com condução agradável e prazerosa são algumas das marcas da CBR 500R. O modelo compartilha sua base com os outros modelos da família, como o chassi em aço, do tipo Diamond.
O motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm³ - DOHC, com duplo comando de válvulas, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido, proporciona uma potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgfm a 7.000 rpm. Especificações que condizem com sua proposta esportiva.
Os pistões são forjados em liga de alumínio, com diâmetro de 67 mm, curso de 66,8 mm e construção diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600RR. A rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente.
As respostas rápidas ao comando do acelerador são garantidas pelo sistema de alimentação eletrônico PGM-FI, que envia ao motor o volume ideal de combustível para cada faixa de rotação, melhorando a eficiência e criando um melhor equilíbrio entre máxima potência e baixo consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa.
O câmbio de seis velocidades tem engates justes e precisos, apresentando um bom comportamento nas situações de altas e baixas rotações. Com trocas mais cedo o motor ruge mais e mostra sua força. O sistema de embreagem é do tipo multi-disco.
A suspensão é formada por garfo telescópio na dianteira, com curso de 120 mm. Na traseira, conta com sistema Pro-Link (monochoque), com curso de 119 mm, proporcionando nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.
O painel de instrumentos é digital com informações claras do velocímetro, conta-giros, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicador de diagnóstico do funcionamento do motor.
As rodas em alumínio da CBR 500R foram projetadas para oferecer beleza, leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta segue o estilo esportivo. Obanco de dois níveis oferece conforto e ergonomia, com o piloto mais integrado à motocicleta.
O conjunto de freios da CBR 500R é dotado de disco de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão, na frente, e disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples, na traseira. O modelo também chega com versão equipada com freios ABS (antitravamento).
- Confira o vídeo de apresentação da Honda CBR 500R
O jornalista utilizou no teste capacete MT, jaqueta e calça Joe Rocket e luvas Race Tech
Fotos: Caio Mattos/Divulgação
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